Home ›› Decoração e reforma

Conheça a cor de 2013 para o mundo da decoração

23 de outubro de 2012 às 10:57 - Fonte: Revista do ZAP  - Publicado por: Redação 

Todos os anos, a fabricante de tintas Coral, empresa do grupo AzkoNobel, apresenta o estudo chamado Colour Futures, que anuncia qual será a cor que invadirá o segmento de decoração no ano seguinte. A pesquisa apontou que a tonalidade de 2013 será o “Violeta Inspirado”, um tom de índigo que pertence à família dos roxos.

Divulgação / Coral

O “Violeta Inspirado” combina com tons brilhantes com o mesmo nível de saturação, assim como com cores cítricas ou tons neutros mais quentes, além de roxos, azuis e verdes. “O ‘Violeta Inspirado’ é capaz de agradar aos mais diferentes gostos, pois tanto remete aos uniformes índigos que passam a ideia de segurança e autoridade, mas também mistura a sensação de onírico, de relaxamento, além de ser um tom elegante e até surpreendente, quando aplicado para repaginar ambientes”, afirma Heleen van Gent, Diretora do Centro de Estética Global da Coral, localizado na Holanda.

Temas
O Colour Futures apresenta também o conceito que será dominante no ano. Em 2012, o estado de espírito que predominou foi “Possibilidades”. Para o ano que vem, o estudo chegou ao tema “Conexões”. Dentro desse conceito, outras cinco tendências foram criadas, cada qual traduzida em uma paleta de cores diferente. São elas:

Paixão Coletiva
Baseia-se fortemente em como as pessoas se unem em torno de um propósito comum nos tempos modernos, inspiradas no comportamento espontâneo e energético dos pássaros, que mudam de direção, se dispersam e se reagrupam quase como um organismo único. Diante deste interessante cenário, a paleta de cores neste tema precipita-se de uma nuvem de cor para outra, com distintos grupos de tons fluindo em conjunto. O grupo formado por cores fluorescentes e pastéis expressa energia, criatividade, alegria e sempre algum propósito. O visual é arrojado e mostra o uso de “justaposição” de cores, mas também pode ser mais sutil, quando se agregam tonalidades vivas a nuances brancas e cinzas quentes e aconchegantes.

Divulgação / Coral


Desconectando
Este tema reforça a necessidade das pessoas se desconectarem de vez em quando para poderem se recompor do mundo exterior. Para algumas pessoas, trata-se da busca pelo silêncio. Para outras, trata-se de um tipo de permissão para ficar, simplesmente, um tempo sem fazer nada. A paleta é silenciosa, com cores que podem ser associadas a paisagens de neve, neblina e noites estreladas. Os tons delicados e esfumaçados se transformam em contrastes sofisticados, misturando opacidade e brilho. É aqui que tons harmônicos, como a cor de vinho e os pretos, que possuem um leve toque de azul, criam um espaço repousante e tranquilo.

Divulgação / Coral


A Arte da Compreensão
A vontade dos seres humanos de decodificar o mundo é o foco da Arte da Compreensão. A antiga fascinação por desmontar objetos para entender seu funcionamento interno teve um renascimento com o surgimento da internet: diversos blogs de arte mostram objetos na sua forma desconstruída, apresentando até os menores parafusos para criar sensações de clareza e agradarem os olhos do público. A paleta mostra cores ensolaradas e também com gosto de infância. Cerejas com chocolate, biscoitos de amêndoa, céus azuis e “raspadinha” de groselha fazem parte deste tema. Estes tons, combinados com neutros descontraídos, com verde azulado profundo ou até mesmo com marrom, produzem um resultado muito estiloso.

Divulgação / Coral


Feito em Casa
A busca por manter as coisas simples e claras. A fascinação atual com a produção caseira, iniciada quando as pessoas desejam entender o que está por trás da estrutura e descobrir o que dá suporte à vida como conhecimento e poder permeiam o tema Feito em Casa. Este contexto significa certa renúncia a alguma parte do controle das vidas, onde, em alguns casos, muitas pessoas estão buscando retomá-lo, ainda que pouco a pouco. Com isso, as cores dessa paleta são inspiradas nos pigmentos da natureza. São cores saturadas, porém simples e, no entanto, ricas e autênticas. Há vermelhos provenientes da beterraba e das frutas do bosque. Tons como o laranja queimado, os verdes vivos como alfafa e o azul índigo do brim.

Divulgação / Coral


Conforto Visual
Aqui, a busca das pessoas pelo conforto visual na arte e na natureza é o principal retrato. O que se deve manter na mente é que tanto arte quanto natureza são especiais, pois trazem à tona o melhor do ser humano. Os tons frágeis das pinturas impressionistas ganham novo frescor quando combinados com branco puro, com detalhes na cor de violeta intenso. Entram nessa família também os tons de malva e de rosas florais, com matizes dourados e bronzes, bem como tons naturais de linho e juta. A paleta é complementada por violetas mais escuros, que proporcionam uma sensação agradável e calorosa, num resultado suave e feminino.

Divulgação / Coral

Leia mais:
>> Cor de 2012 é a “Chá Dançante”
>> Quais os significados das cores?
>> Saque o pincel para mudar a cor da casa

Tags:

Deixe seu comentário

Posts mais comentados

Procure saber o que deve ser feito antes de mudar o visual da sua residência (Fotos: Thinkstock)
cozinha vintage 1
feng-shui-no-quarto
Para envelopar a geladeira leva, em média, três horas e o serviço é feito no local (Foto: ThinkStock)
Apesar do alto custo, o benefício da energia solar é muito bom
Piso laminado é um dos mais procurado em lojas de construção

DÚVIDAS

Entre em contato
De Segunda a Sexta
das 8h às 18h
Perguntas frequentes (FAQ)
UMA EMPRESA DO grupoglobo.globo.com
Copyright 2015 ZAP
Todos os direitos reservados