Home ›› Mercado imobiliário

Analisar o crescimento da vizinhança, o comércio, transporte público são fatores para se avaliar antes da compra

7 de julho de 2015 às 8:05 - Fonte: Revista do ZAP  - Publicado por: Redação  - 21 Comentários

O baixo custo de manutenção, a maior valorização com o passar dos anos e a estabilidade tem feito com que o lote se torne uma das principais formas de investimento, seja para moradia ou como uma alternativa de renda.

compra-de-lote-e-compra-de-terreno

Lotes são atualmente uma boa formas de investimento (Fotos: Thinkstock)

+ Saiba como as mudanças da Caixa afetaram o financiamento imobiliário nos demais bancos

+ Conheça dicas para organizar a casa antes da reforma

Porém a decisão de compra deve ser amparada por cuidados básicos para evitar problemas futuros. Confira as dicas da loteadora Gran Viver e faça um bom negócio.

Principais cuidados na hora de fazer compra de lote:

1° – O primeiro passo é verificar o histórico da empresa responsável pelo loteamento, pedir referências sobre os loteamentos lançados anteriormente e visitá-los.

2° – Escolher um bom empreendimento também significa verificar quais serviços essenciais estarão instalados, quem irá administrá-los e se o loteamento é fechado ou aberto.

compra-de-lote-segura

Visitas são necessárias para conhecer a infraestrutura do loteamento

3° – Visitar o local onde se deseja adquirir um lote é fundamental para conhecer a infraestrutura das ruas, iluminação, segurança e verificar a demarcação dos lotes.

4° – Confira no Registro de Imóveis o registro do loteamento, as licenças e a aprovação do projeto. É recomendável também verificar informações junto aos órgãos ambientais e prestadores de serviços públicos de água e luz. Sobre a obra, deve-se buscar a Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO), que confere um “Selo de Regularidade de Aprovação” às obras regulares.

5° – Consulte o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) para verificar sobre a idoneidade da empresa corretora.

compra de lote com seguranca

Duvide dos lores anunciados com preços baixíssimos

6° – Loteamentos irregulares não se preocupam muito com o futuro de seus recebimentos. Por isso, antes de concluir o negócio, deve-se verificar quem financia o parcelamento e qual documentação é exigida.

7° – Para efetuar o pagamento, o consumidor deve dar a entrada ou sinal com cheque nominal à empresa, além de exigir um recibo de sinal e um contrato que descreva de forma detalhada o empreendimento.

8° – É necessário olhar com atenção a documentação do lote. Caso o lote seja irregular a documentação irá denunciar se ele está instalado próximo a áreas de mananciais ou de proteção ambiental.

9° – Duvide dos preços baixíssimos, isso pode significar que o terreno está sendo colocado em nome de uma associação de moradores e uma quota irregular vendida.

10° – Uma das principais prioridades é verificar a matrícula individual do lote, que garante ao proprietário que aquilo não é fruto de uma ocupação irregular. Essa conferência pode evitar 95% dos problemas que podem ser descobertos com a compra de terrenos.

 

+ Confira o guia completo da reforma e decoração de uma casa

+ Saiba quais reformas precisam de autorização da prefeitura

+ Confira dicas para não errar na pintura das paredes da casa

+ Faça você mesmo o efeito quadrado na sua parede

+ Inspire-se para decorar os vãos e cantos da sua casa

 

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

21 Responses to “Conheça dez cuidados para fazer compra de lote com segurança”

  1. carolina maria vilas boas disse:

    adorei o comentario;muito obrigado.

  2. Ester Izidoro disse:

    Estou procurando alguma coisa pequena so para eu e meu filho nada alen de 800 reais.

  3. Ronaldo Vicente disse:

    Os cuidados elencados são muito importantes, vale também ressaltar que a sencibilidade para não se deixar influenciar pelo vendedor que geralmente não apresenta todos os aspectos negativos do local em questão. Fiquem atentos com negócios da China, eles são raros e precisam de muita frieza para sua real avaliação.

    Boa sorte!

    Ronaldo (21) 9638-8586.

  4. Wilibaldo Rangel de Sá disse:

    Poderia me informar qual o risco jurídico de se comprar um lote de um condomínio residencial, cuja área total do terreno está em nome de uma Associação de Moradores deste local, já constituida com CNPJ?
    Aguardo,

    Wilibaldo Rangel de Sá
    (21) 9966-1237

  5. JOÃO CARLOS ARAUJO disse:

    ESTOU EM BUSCA DA COMPRA DE UM IMOVEL COM FINANCIAMENTO DA CEF
    MAS ACHO SEMPRE MUITA BUROCRACIA, VEJO FALAR EM PRESTAÇÕES BEM
    BAIXA, COMO SERIA POR EXEMPLO UM FINANCIAMENTO DE NO VALOR DE
    60.000,00 COMO SERIA ESTA PRESTAÇÃO, VISTO QUE VEJO ANUNCIOS
    COM VALOR DE FINCIAMENTO DE UM VALOR MAIOR QUE ESSE COM PROMES
    SA DE PRESTAÇÃO BEM BAIXA, DEVO DESCONFIAR OU EU QUE NÃO ESTOU
    SABENDO ONDE RECORRER.

  6. Jose Eudes Duarte disse:

    As dicas são boas, e com certeza servira de mt ajuda. Mas a melhor compra será sempre feita por um corretor de imóveis com registro atualizado no CRECI-Cons. Regional de Corretores de imóveis.; pedir também as certidões do imóvel e do vendedor (es), lembrar tb das esposas, ver se algum dono é menor de idade, Checar a escritura e os registros no cartório de imóveis pertinente, por fim faça a escritura do imóvel em seu nome e registre para ter valor e evitar que seja vendido a outro. Só assim vc terá feito uma compra segura.

  7. Vera Lucia Lauria Dutra disse:

    Adorei.Tenho lotes assim no meu terreno em Vargem Grande do Sul.Boas dicas!
    Vera Lucia

  8. Noemia Morgerote disse:

    Gostaria, de saber onde tem em São Paulo um loteamento legalizado?

  9. japa disse:

    pf,estou a procura de loteamento aberto,no estado de SP,se alguem souber pf me avise

  10. RICARDO disse:

    Boa tarde a todos!
    adguiri um lote na região dos lagos, Araruama,loteamento de nome Verde dos Lagos.
    Minha pergunta é:
    Está em questão um empasse entre a ampla (responsavel pela distribuição de energia na região) e a imobiliaria, ambos se recusam a custear a implantação de energia no loteamento, no contrato de compra e venda tem uma clausula que fala que é de responsabilidade dos compradores pedirem junto da Ampla a colocação de energia. Por fim com essa briga estamos sem energia no loteamento, alguem sabe qual seria a solução para esse caso, e de quem é a responsabilidade pela colocação da energia, já que para conseguir fazer um loteamento junto a prefeitura se exige a implantação de necessidades básicas para o projeto ser aprovado, seria a energia uma necessidade? água? De quem é a responsabilidade?

  11. jose adriano bessa disse:

    ola gostei muito das informaçoes mais tenho uma duvida:é normal ter sempre um reajuste anual em um terreno que ja esta financiado?
    agradesço desde já.

  12. jose marques disse:

    para japa me fala que tamanho de terreno vc procura eu tenho um em suzano 1160m2

  13. Rennata disse:

    Comprei um lote, em um terreno, realizei pagamento e recebi a escritura, porém descobri que o lote adquirido era outro, diferente do que me mostraram, o qual não tenho interesse. Comandado proceder agora?

  14. joao paulo disse:

    Gostari de saber concegue se rgistrar umaescritura em um um nome. Se o terreno estiver co alguma irregularidade

  15. WELLINGTON disse:

    ESTOU QUERENDO COMPRAR UM TERRENO NA REGIÃO DOS LAGOS NO LOTEAMENTO MORADA LINDA1 PORÉM VOU COMPRAR DE UM RAPAZ QUE JÁ TEM A QUITAÇÃO DO TERRENO E ELE COMPROU O LOTE DA IMOBILIÁRIA MELGIL,ELE NÃO TIROU A ESCRITURA E NEM FEZ O REGISTRO,MAS ELE TEM TODOS OS DOCUMENTOS DA IMOBILIÁRIA E A MESMA COBRA UM VALOR DE R$ 800,00 PARA TRANSFERIR OS DOCUMENTO DELE PARA O MEU NOME,A IMOBILIARIA ME DISSE QUE POSSO TIRAR A ESCRITURA DEFINITIVA E FAZER O RGI,QUAIS DOCUMENTOS DEVO EXIGIR A IMOBILIÁRIA? COMO DEVO PROCEDER ANTES DE COMPRAR ESSE LOTE?

  16. Zap Imóveis disse:

    Oi, Wellington. Como vai?
    Suas dúvidas podem ser tiradas na publicação abaixo sobre compra e venda de imóveis.
    Confira!

    http://revista.zapimoveis.com.br/advogada-esclarece-duvidas-de-leitores-sobre-mercado-imobiliario/

  17. malori.cardoso@hotmail.com disse:

    Obrigado pelas dicas,chegou em boa hora

  18. Valdineia Ribeiro disse:

    Olá, boa matéria. Gostaria muito de orientações sobre como identificar a regularidade do lote. Oferece essa informação no cartório?

  19. Márcia alexandre aguiar disse:

    Vendi um lote à prazo,estou com dificuldade de encontrar um recibo pra entregar ao comprador após o pagamento,se for possível gostaria de receber um modelo adequado via email,ficarei muito grata pela ajuda!

  20. Claudio disse:

    Olá Dr. comprei um terreno na praia e o mesmo tem um tipo de árvore chamada caixeta, esta árvore está entre as árvores protegida, portanto enfrento dificuldades para construir no local.
    O vendedor não me informou sobre esta situação, só me falou que o terreno tinha escritura definitiva.
    Me sinto lesado com a situação pois paguei 13.500 de entrada + 60 parcelas de 530 e divida na prefeitura do IPTU de 23.000.
    gostaria de saber se tem como cancelar esse negocio.

    Desde já agradeço pela atenção.

  21. Revista disse:

    Olá, Claudio! O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante.
    Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

Deixe seu comentário

Posts mais comentados

Procure saber o que deve ser feito antes de mudar o visual da sua residência (Fotos: Thinkstock)
casa3
O Shih Tzu se adapta bem a apartamentos e são ótimas companhias para as crianças
horta4
feng-shui-no-quarto
Piso laminado é um dos mais procurado em lojas de construção

DÚVIDAS

Entre em contato
De Segunda a Sexta
das 8h às 18h
Perguntas frequentes (FAQ)
UMA EMPRESA DO grupoglobo.globo.com
Copyright 2016 ZAP
Todos os direitos reservados