26/08/2015

Saiba como envernizar madeiras de móveis e pisos

A escolha do produto adequado é o primeiro passo

Fonte: Revista do ZAP

Veja como aplicar o produto em sua casa e melhore a aparência de móveis e pisos

A indústria de verniz busca diferenciais que tornam seus produtos mais resistentes e mais próximos das cores de madeiras, como a cerejeira, jacarandá, mogno, imbuia, canela e cedro. A umidade da de algumas regiões não é ideal para o manejo desse acabamento, mas a aplicação dos produtos é importante para o cuidado com os móveis e pisos de madeira.

piso-madeira
Para ambientes internos são recomendadas de 3 a 4 demãos de verniz (Foto: Shutterstock)

 

+ Aprenda a conservar seus móveis de madeira com dicas simples

+ Veja como tirar riscos de móveis de madeira

Segundo o coordenador de produtos William Hamam, a escolha do produto adequado é o primeiro passo para envernizar a madeira. “O verniz marítimo é o mais cristalino, de acabamento brilhante e que por ser incolor não altera a tonalidade da madeira. Tem ótima resistência e pode ser utilizado na repintura sobre verniz.

Já o verniz duplo filtro solar, é bem mais resistente por ter em sua fórmula o aditivo absorvedor de raios ultravioleta que agem como filtro solar, protegendo e embelezando a madeira por mais tempo. Mas é bom ficar atento, pois o aditivo provoca alteração da tonalidade da madeira”, explica.

aplicar-verniz
Entre uma demão e outra é necessário lixar com lixa 220 para melhor acabamento (Foto: Shutterstock)

Como aplicar o verniz

As ferramentas necessárias para aplicação do verniz são: rolo de espuma, pincel de cerdas macias ou pistola de aplicação, bandeja ou caçamba, aguarrás, lixa para madeira 150 e 220, fita crepe e plástico, jornal ou lona para proteger áreas que não serão pintadas.

Quando a madeira é nova, é preciso lixar, remover o pó com pano umedecido em aguarrás, aguardar a secagem e aplicar uma demão do verniz diluído em aguarrás a 100% (1:1). Aguardar o intervalo de oito horas para outra demão; lixar com uma lixa 220 para remover as farpas da madeira e deixar o acabamento mais liso. Prosseguir para a próxima demão diluindo o produto como especificado na embalagem e aguardar o intervalo entre demãos para novamente lixar com lixa 220.

 

Para ambientes internos são recomendadas três a quatro demãos de verniz (Foto: Shutterstock)
Para ambientes internos são recomendadas três a quatro demãos de verniz (Foto: Shutterstock)

Já para pintar novamente sobre verniz, deve-se lixar com lixa 150, remover partes soltas e o pó, e depois prosseguir para as demãos do produto, respeitando o intervalo de 8 horas entre demãos e as proporções de diluição. Entre uma demão e outra de verniz deve-se lixar com lixa 220 para conseguir melhor acabamento.

Para ambientes internos são recomendadas de 3 a 4 demãos de verniz. Ambientes externos exigem de 4 a 5 demãos. Lembrando que entre uma demão e outra é necessário lixar com lixa 220 para melhor acabamento. O tempo de secagem ao toque é de 4 horas e entre demãos, de 8 horas.

+ Projetos baratos de casas de madeira

+ Pastilhas na decoração: Veja 5 dicas de como usar

+ Confira 18 dicas de decoração de varandas

+ Saiba como eliminar ácaros do quarto

+ Confira 15 dicas práticas para organizar a lavanderia

+ Veja 13 dicas para usar a pasta de dente na limpeza

+ Mofo e bolor: Como prevenir estes problemas em casa?

+ Azulejos: trocar, aplicar novos sobre antigos ou pintar?

+ Apartamentos pequenos exigem truques de decoração

+ Confira 15 dicas práticas para organizar a lavanderia

+ Conheça 10 truques que facilitam a limpeza da casa

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

  • ANTONIO CARLOS COSTA

    Sensacional. belas dicas. gostaria de estar recebendo novas dicas de decoração.Antonio Carlos

  • Aurea Soares

    Gostaria de receber mais informacoes de decoracao.

  • Regina Celia Trajano Diniz

    Boa Noiteadorei todos os top . muito obrigada

  • Helio Dias Junior

    Fantástica as dicas parabéns.

  • Wagner

    Vou construir preciso de informações básicas de custos desde o projeto,materiais,execução e acabamentos finais.Dicas de urbanização pois o lote tem 20×50 – 1000 metros quadrados totalmente plano. Obrigado

  • Anônimo

    Muito bom a dica

  • Fatima Nadege

    Otimas dicas ! Gostei muito!

  • Leda Santos

    Boa tarde ! gostaria de receber dicas de decoração.Obrigado!

  • Carmen Trigo

    quero receber mais novidades

  • Guilherme

    Achei as dicas muito boas e objetivas.

  • Ana Carvalho

    Queria envernizar cadeiras e mesa, o que necessario.

  • Revista

    Olá, Ana! As ferramentas necessárias para aplicação do verniz são: rolo de espuma, pincel de cerdas macias ou pistola de aplicação, bandeja ou caçamba, aguarrás, lixa para madeira 150 e 220, fita crepe e plástico, jornal ou lona para proteger áreas que não serão pintadas. Depois conta pra gente se deu certo =)

  • Valdir

    Olá boa noite,gostaria de saber o seguinte:quando a madeira esta muito tempo pegando sol e chuva,ela fica sem cor e seca,o que fazer antes de envernizar?grato

  • Revista

    Olá, Valdir! Tudo bom? Para ter um projeto mais adequado e personalizado, o ideal é ter a ajuda de um profissional! Continue acompanhando as novidades aqui na revista. 😉

  • Vitor carvalho

    Boa noite,o meu muito obrigado pelas vossa dica,foi bastante útil.

  • Revista

    Olá, Vitor! Obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa