Home ›› Decoração e reforma

Engenheiro explica o que distingue um do outro

27 de agosto de 2015 às 8:19 - Fonte: Revista do Zap  - Publicado por: Redação 

A diferença técnica entre ducha e chuveiro está na forma de aquecimento da água, enquanto que a distinção, no conhecimento popular, está na vazão da água. Segundo o engenheiro civil José Roberto Scarpetta Alves, a ducha, na verdade, não esquenta a água. O líquido vem quente de outro lugar – aquecedor a gás, por exemplo – e a ducha apenas “espalha” a água. Como não precisa empregar energia no aquecimento, a ducha tem capacidade de aspergir mais quantidade de água, ou seja, tem maior vazão.

chuveiro_1

A diferença técnica entre ducha e chuveiro está na forma de aquecimento da água (Foto: Shutterstock)

 

+ Pastilhas na decoração: Veja 5 dicas de como usar

+ Faça você mesmo a decoração do lavabo. Assista ao vídeo

 

“Há alguns anos, uma marca tradicional começou a chamar de ‘ducha’ um chuveiro elétrico que tinha um jato mais forte do que o da empresa concorrente, e até hoje se associa a palavra ‘ducha’ a um equipamento com mais vazão de água”, esclarece o profissional. Tecnicamente, no entanto, chuveiro é aquele que tem um mecanismo próprio de aquecer a água – como uma resistência elétrica, por exemplo. Por causa da energia que gasta no aquecimento, sua capacidade de aspersão é menor.

Banheiro

Há chuveiros em diferentes opções de cor, inclusive com detalhes cromados (Foto: Shutterstock)

Quem fizer questão de dar o nome certo ao que tem no banheiro ainda tem duas outras formas de identificar. A ducha não tem fios e fica grudada à parte, usando um determinado ângulo de inclinação para chegar a quem está tomando o banho. Já o chuveiro tem fios e um cano que o afasta da parede.

As opções do mercado

No mercado, as marcas mais conhecidas oferecem mais de 20 opções de chuveiro cada uma. As principais diferenças estão na potência e no espalhador (vazão). A presença do pressurizador como parte do chuveiro também abre o leque de possibilidades, e a chamada resistência blindada amplia ainda mais a gama oferecida.

A quantidade de temperaturas disponíveis começa em três – desligado, verão/morno e inverno/quente – e pode chegar a um número grande, uma vez que os chuveiros com controle eletrônico permitem ajuste gradual da temperatura da água. Nesses modelos, é comum a haste prolongadora, que põe o ajuste literalmente ao alcance de todos, pois não é preciso mais os famosos “pulinhos” para mudar a chave no corpo da ducha.

chuveiro

As duchas não têm fios e são fixadas com um ângulo de inclinação específico  (Foto: Shutterstock)

Outro detalhe é que as marcas oferecem os chuveiros em diferentes opções de cor, inclusive com detalhes cromados, de modo que o equipamento possa combinar com o estilo do banheiro.

As opções mais simples costumam ter três opções de temperatura, mas há marcas que oferecem modelos com quatro temperaturas. Com jato mais forte (mais vazão), existem alternativas com corpo (espalhador) mais largo. Os modelos também oferecem versões com pressurizador.

Com diferentes opções de temperatura, incluindo modelos com controle eletrônico, existem no mercado chuveiros com jato direcionável.

 

+ Azulejos: trocar, aplicar novos sobre antigos ou pintar?

+ Chuveiros inusitados podem mudar a cara do seu banheiro. Veja 14 ideias

+ Pastilhas em tons claros conferem cor e diversão a banheiro 

+ Saiba quais os pisos ideais para sua garagem

+ Apps de paletas de cores ajudam na escolha da decoração

+ Apartamentos pequenos exigem truques de decoração

+ Veja os 10 erros mais comuns em reformas hidráulicas e saiba como evitá-los

+ Veja dicas de como organizar banheiros pequenos

+ Confira 18 dicas de decoração de varandas

+ Veja 12 dicas para ter uma cama mais aconchegante

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Deixe seu comentário

Posts mais comentados

Procure saber o que deve ser feito antes de mudar o visual da sua residência (Fotos: Thinkstock)
cozinha vintage 1
feng-shui-no-quarto
Para envelopar a geladeira leva, em média, três horas e o serviço é feito no local (Foto: ThinkStock)
Apesar do alto custo, o benefício da energia solar é muito bom
Piso laminado é um dos mais procurado em lojas de construção

DÚVIDAS

Entre em contato
De Segunda a Sexta
das 8h às 18h
Perguntas frequentes (FAQ)
UMA EMPRESA DO grupoglobo.globo.com
Copyright 2015 ZAP
Todos os direitos reservados