15/10/2015

Veja ideias de como decorar o corredor de casa

Veja dicas para deixar o espaço de circulação mais iluminado, bonito e funcional

Fonte: Revista do ZAP

O corredor de casa ou apartamento muitas vezes fica de fora dos planos de reforma ou decoração. A área geralmente é ignorada, mas pode se tornar mais um espaço útil e criativo da casa.  A Revista do ZAP selecionou dicas da arquiteta Tania Bertolucci do que pode ser feito – com e sem quebradeira – para transformar a área.

 

Decoração de corredor
Pintura de parede com tom específico para a iluminação do ambiente é uma das formas de decorar o corredor (Fotos: Shutterstock)

+ Aprenda a combinar cores para fazer uma decoração moderna

+ Apps de paletas de cores ajudam na escolha da decoração

+ Veja 13 dicas para mudar a cara do azulejo da sua casa

Uma das sugestões mais simples para alterar o corredor é a pintura. Para espaços muito compridos, a arquiteta sugere o uso de uma cor escura ou vibrante na parede do fundo.

A tinta pode ser substituída, ainda, por papel de parede colorido, ou um quadro com diferentes tonalidades. “A ideia é “aproximar” a parede do fundo, “puxá-la” para perto destacando um ponto de interesse”, explica Tania.

No caso da escolha de um quadro, ela acrescenta que o ideal é usar luz focalizada para ele. Usar cores contrastantes nas portas também dá a impressão de que o comprimento da área é menor.

Se o problema do corredor é ser escuro, a indicação é o uso de cores claras e luminosas, como creme, amarelo e laranja. Outra dica é uso de linhas verticais – em painéis ou na pintura.

Gesso no corredor
Uso de gesso ilumina o ambiente. Estes corredores ficaram mais amplos com a combinação de gesso e o cimento queimado das paredes

Gesso

Onde há forro, a arquiteta sugere fazer cortes no gesso. Assim, ilumina-se a área e se consegue quebrar a monotonia das paredes, já que a luz que vem do entalhe no teto do corredor forma uma espécie de claraboia, “que nos remete à luz do dia”. Além disso, o recorte no forro ajuda a diminuir a sensação de comprimento excessivo da peça.

+ Veja ideias para decorar escadas

Vidros

Alternativa que também amplia a luminosidade do corredor são os vidros e os tijolos de vidro. Transparentes, ambas as peças ajudam a compartilhar a luz dos ambientes contíguos. Mas é preciso cuidado, alerta Tania, pois ao mesmo tempo esta opção pode diminuir a privacidade do cômodo que está do outro lado da parede. A dica é colocar o tijolo de vidro a uma altura maior do chão, de modo que não permita ao passante observar o que ocorre no quarto.

A utilização de vidros permite ser ainda mais criativo na decoração, uma vez que o material é passível de ser montado como vitral, ou receber jateado artístico, entre outras possibilidades. Também pode servir para a confecção de prateleiras, caso a alternativa escolhida seja mobiliar o corredor, ou de painéis de fotos, caso a área vá ser decorada em estilo galeria.

Corredor decorado
Corredores podem ter móveis, desde que não ocupem grande parte da circulação

Móveis

Corredores comportam, de maneira genérica, dois tipos de móveis: os que ocupam uma parte do espaço de circulação e os que usam a área da parede para serem colocados. No primeiro caso, pode-se colocar uma estante, para livros e objetos, um balcão decorativo ou mesmo um armário.

Se o tamanho da passagem for o padrão, de um metro de largura, Tania sugere o uso de prateleiras com no máximo 30 centímetros de largura, que reduzem a área de circulação para 70 centímetros sem prejudicá-la. Se, ao contrário, o espaço for maior que o normal, pode-se optar por uma bancada para o computador, uma máquina de costura ou mesmo um cabideiro.

Armários no corredor
Este corredor recebeu armários de ponta a ponta, aproveitando totalmente o espaço

Vazados

Outra sugestão é retirar parte da parede e colocar ali um armário, aproveitando a espessura da parede para não tomar muito espaço da passagem. O armário é funcional e também decorativo.

O armário também pode ter vazados, onde se coloquem objetos de arte, ou simplesmente se deixe aberto, formando um tipo de janela para o cômodo ao lado. Os vazados, aliás, mesmo sem um móvel, são uma boa opção para integrar os ambientes, compartilhar a luz e diminuir a aparência comprida e maciça do corredor.

O cuidado com os vazados é o mesmo que o necessário com os vidros: a privacidade do espaço contíguo. Os ambientes menos íntimos – como sala de estar ou copa – são ideais para usar essa técnica.

A mesma sugestão da retirada de parte da parede serve para toda ela: unir um cômodo, transformando-o numa espécie de continuidade do corredor, criando uma circulação inserida no ambiente, é outra opção. Para quem não quer ser tão radical, mas ainda assim está preparado para quebrar paredes, a arquiteta sugere, ainda, que se remova um canto do corredor, com um corte na diagonal, e amplie a circulação do outro cômodo.

+ Veja como usar estampas em diferentes cômodos da casa

+ Saiba como aproveitar restos de tecidos na decoração

+ Saiba como escolher o melhor sofá-cama para sua casa

+ Decoração de apartamento pequeno: veja como solucionar a falta de espaço

+ Letreiro neon traz atmosfera da vida noturna para dentro de casa

+ Quartos femininos com estilo: Veja qual é o seu

+ Uso de móveis corretos faz kitnet parecer maior. Saiba mais

+ Decoração de apartamento pequeno: veja como solucionar a falta de espaço

+ Condomínios alugam imóveis para moradores receberem hóspedes

+ Ladrilho hidráulico pode ser usado em todos os ambientes. Veja os cuidados

+ Entenda como é feita a construção de casas com concreto inflado

  • Roseane

    muitas ideias são úteis que desconhecemos adorei materia anti mofo

  • Anônimo

    As informações são ótimas e as fotos refletem um sonho irreal para a maioria. Faz falta apresentarem opções que se adequem aos apartamentos-padrão, não tão modernos e exclusivos quanto os apresentados. Apartamentos nos quais o corredor é de fato estreito e comprido e sem iluminação, entre-cortado por portas, com 3 metros ou mais de comprimento, por no máximo um metro de largura, onde não há nichos bacanas, não cabem armários, estantes , prateleiras, bancadas e muito menos poltronas. A dica que mais se aplica aos apartamentos pré-existentes, é o trabalho de gesso no teto, para embutir spots ou fitas de led, e criar a sensação de luminosidade.

  • Revista

    Olá! Obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  • Maria da gloria paulol

    Ola o meu sonho era contruir minha casa só que eu e meu marido ja somos de idade e não intendemos muito a planta quando a casa ficou pronta foi que vimos que tinha ficado um corredo co mais de quinze metro de comprimento tem a salas e o corredor onde tem os três dormitorio cada vez que olho o corredor tenho vontade de chora a casa ficou bonita, mais o corredor!!!! Sem comentari que fasso pra minimizar tem um metro de largura e mais de quize de comprimento, pode mim ajudar

  • Revista

    Olá, Maria! Tudo bom? Para ter um projeto mais adequado e personalizado, o ideal é ter a ajuda de um profissional! Continue acompanhando as novidades aqui na revista. 😉