Home ›› Decoração e reforma

28 de junho de 2012 às 11:19 - Fonte: O Globo  - Publicado por:   - 6 Comentários

Num espaço grande é (relativamente) fácil organizar as coisas, mas, num ambiente pequeno, tudo fica mais difícil, não é? E se é impossível aumentar as medidas de sua casa, a saída é aproveitar cada centímetro que se tem, da forma mais funcional possível. Esse é o conceito básico da função de personal organizer, que Vera Corradi exerce há 15 anos. Também designer de interiores, ela oferece algumas dicas para quem quer ver os ambientes da casa mais arrumados.

(Foto: O Globo)

“É importante deixar os cômodos bonitos e funcionais. Não adianta nada ser agradável aos olhos, mas não ser prático”, explica ela. Para organizar uma casa, o importante é colocar os itens em categorias, identificá-los corretamente (em alguns casos, usando etiquetas) e descartar o que não está em uso ou não serve mais.

Confira, a seguir, algumas dicas da personal organizer para otimizar o espaço da sua casa:

COZINHA – Cada tipo de utensílio deve ter um lugar determinado. Se possível, a ideia é separar os utensílios por categorias: panelas, louças, cristais e eletrodomésticos. Para criar espaços, pode-se utilizar acessórios como aramados, embalagens organizadoras, meias-prateleiras, organizadores de xícaras, divisores de talheres e divisores para cadeiras. O que não é usado deve ser doado. Louças que só são usadas esporadicamente devem ser postas em embalagens organizadoras.

ARMÁRIO DE ROUPAS – As roupas devem ser separadas por cor, tamanho, tipo de peça e estação. A forma correta de dobrar as peças, uma a uma, permite que o espaço existente seja triplicado, além de evitar que as peças fiquem amassadas. As roupas de festa, por exemplo, podem ser guardadas numa caixa, pois serão procuradas esporadicamente. Sacos a vácuo também são soluções, especialmente para peças que não são utilizadas com muita frequência.

ESTANTES – Os livros, por exemplo, devem ser organizados por tema e por autor, nunca por tamanho. É natural que existam, na estante, livros mais “altos” e outros mais “baixos”. Não é necessário catalogá-los. Já os CDs podem ser organizados por tipo de música, artistas, gênero e, por fim, ordem alfabética.

BANHEIRO – Para o banheiro, uma dica: as toalhas de banho não devem ser passadas: elas ficam “endurecidas”, e o calor do ferro deixa nelas pontinhas de bolor. Existem embalagens organizadoras para elas.

QUARTO DE CRIANÇA – Os livros de criança, por exemplo, não devem ser colocados encaixados, como os de adulto, mas posicionados na prateleira em pé e de frente, porque as crianças escolhem pela capa, não pela lombada. Além disso, a prateleira deve ser da altura da criança, para que ela não precise subir em escadas para pegar livros, o que poderia provocar acidentes.

 

Serviço: Em julho (nos dias 26, 27 e 28), Vera ministrará o mesmo curso, das 9h às 18h, também no Atlântico, Rio de Janeiro. Mais informações pelo site: www.organizesuavida.com.br.

 

LEIA MAIS:

 

Closets bem feitos podem valorizar até 5% os imóveis na hora da venda

Confira 10 dicas para cuidar do seu jardim durante o inverno

Dê um toque pessoal à iluminação da sua casa

 

 

6 respostas para “Personal organizer dá dicas de como manter a casa arrumada”

  1. Evelyn disse:

    boa noite, Vera
    gostaria de saber o preço da consultoria para organizar a casa, é por cômodo? tamanho de armários?
    grata pela atenção.

  2. wilmar rocha disse:

    Ola boa noite,poderia dizer qual o custo da consultoria para conjugado, obrigado e aguardo contato…

  3. Rute disse:

    Querida prof. estou maravilhada com tudo que vi em SP na tua aula, como tbém nesta mulherada organizando.
    Um bj no coração
    Rute

  4. Inês do cantos Borba disse:

    achei ótima as dicas,procuro estar sempre com a casa organizada,meu apt é pequeno e estou tentando fazer o melhor possível.

  5. maria ibiapina cavaleiro de macedo disse:

    Dicas muito úteis.Gostaria de obter informações sobre cursos.datas e valores.horário local etc

  6. Caroline Pereira disse:

    Olá Maria. O ZAP Imóveis não promove cursos de decoração/ organização, mas publica diariamente notícias sobre esses e outros assuntos. Basta acessar o link http://revista.zap.com.br/imoveis/

Deixe seu comentário

  • Posts mais comentados

    Uma das mansões do Condomínio Porto Caieiras (Foto: Porto Bracuhy Imóveis)
    casa3
    O Shih Tzu se adapta bem a apartamentos e são ótimas companhias para as crianças
    cozinha vintage 1
    Prateleira para caneca (Foto: Divulgação/Veronica Kraemer)
    Kate Middleton dispensou a pompa e o luxo dos quartos de bebês reais tradicionais para dar ares lúdicos ao quarto do pequeno George (Foto: Reprodução- Hello Magazine)

    DÚVIDAS

    Entre em contato
    De Segunda a Sexta
    das 8h às 18h
    Perguntas frequentes (FAQ)
    UMA EMPRESA DO grupoglobo.globo.com
    Copyright 2015 ZAP
    Todos os direitos reservados