Home ›› Decoração e reforma

2 de maio de 2013 às 9:10 - Fonte: ZAP Imóveis - Publicado por: - 34 Comentários

Atualmente, boa parte dos brasileiros vive em apartamentos. Mas, isso não significa que, por conta do espaço compacto, as pessoas deixaram de conviver com as plantas e flores.

Os paisagistas Alexandre Braga e Maier Gilbert da Maier&Ale Paisagismo dão dicas de como adaptar as espécies verdes a varanda.

Pleomeli, léia-rubra e palmeira fênix são as espécies mais indicadas (Fotos: Divulgação)

Em primeiro lugar, os profissionais ressaltam que para a escolha das plantas deve-se levar em conta que elas sejam resistentes ao vento, com folhas mais grossas, pois devido à altura, plantas colocadas em varandas são suceptíveis à forte ação do vento.

Também é necessário prestar atenção na ensolação do local, se predomina meia sombra, sombra completa ou bate sol. Ao contrário de jardins, onde as plantas são plantadas diretamente na terra, as plantas de varandas são colocadas em vasos e por isso deve-se atentar para que suas raízes não sejam maiores que a capacidade do vaso, pois caso isto ocorra, a planta é sufocada.

Um tamanho ideal de vaso seria com a boca de 50cm de diâmetro e além da terra, recomenda-se cobrir com pedras brancas palha e cinza para irrigação, além de casca de árvore.

Maier e Alexandre também aconselham a fazer uma composição de tamanhos de vasos para dar volume a formar massa verde na área e dar um bom toque ornamental.

Existem algumas plantas que são peças-chave na composição de um terraço, pois suportam bem suas intempéries. São elas: pleomeli, léia-rubra, palmeira fênix, beocarnia, dracena arbórea, beaucarnea, clúsia e cyca revoluta.

As plantas devem ser resistentes ao vento

Ultimamente existe a tendência de cultivar em casa pequenas hortas de ervas aromáticas, mas os paisagistas advertem que ervas não suportam bem a ação do vento e não são adequadas para o cultivo em apartamentos.

Para garantir que as plantas sigam saudáveis e tenham longevidade os paisagistas dizem que não se pode esquecer das regas, adubagem e ao combate às pragas que deve ser realizado de forma manual.

Se o terraço tiver um tamanho um pouco maior, havendo espaço, pode ser colocado um banco, namoradeira ou mesinha, que garante que a área externa possa ser mais disfrutada pelos habitantes da casa e suas visitas.

34 respostas para “Plantas na varanda exigem cuidados com o vento; veja dicas”

  1. Rose Marie Medeiros disse:

    Gosto muito de plantas e, como moro em apartamento, não tenho muita intimidade com elas. Mas, sempre que vejo um cantinho verde fico encantada. Então, aproveito a oportunidade para parabenizar por essa reportagem. Ela traz excelentes dicas para quem é leigo no assunto, como eu. Enfim, parabéns!

  2. João Carlos Salgado disse:

    Ah, muito legal. Boa as dicas. E meu objetivo em por plantas na varanda não é só ornamental, penso que elas podem tb diminuir a claridade tornando o ambiente mais acolhedor. Será que seria viável pendurar samambaias em frente a varanda? Vi aqui próximo na rua e achei muito lindo. Como a dica acima, será que são resistentes ao vento? Ah, por falar nisso é bom lembrar que não se deve por vasos em muretas não é? Sob risco de causar sério acidente. Abraço.

  3. Adriana P. da Luz disse:

    Boa Tarde!

    Gostaria de saber que tipo de planta se adapta melhor ao sol…
    Tenho uma varanda que pega sol o dia todo e pendurei duas plantas lindas mas elas no resistiram.
    Minha casa tem sol frontalmente e por isso gostaria de saber qual a mais recomendada nesses casos.

    Obrigada!
    Adriana.

  4. Marta Elizabete disse:

    Moro em Fortaleza, a varanda do meu apartamento para o nascente.Cultivo plantas de pequeno porte, como: suculentas, cactos, , alfinete, jibia .Porm queria dicas de outras plantas que possam ser cultivadas nesse mesmo local.
    Espero resposta em breve.

  5. joana darc cleto ferreira disse:

    adoro plantas ,mas com moro numa favela não tenho quintal mas tenho minha varanda e tenho minhas flores de seda, roseiras, dinheiro em penca , e orquídeas todas bem cuidadas com muito carinho viva a natureza.

  6. Luiz Marcelo disse:

    por favor, preciso de uma orientação sobre qual tipo de planta usar em um jardim vertical, montado ao lado de uma pequena piscina, onde pega sol o dia todo e venta muito. obrigado.

  7. Claudinéia Menezes disse:

    Gostaria de dicas referente a Geraneo. Tenho uma pequena varanda na qual coloquei dois vasos de geraneos, dependurados e eles morreram, no local bate o sal da manha e venta um pouco. Gostaria de saber qual o ambiente para os geraneos ou qual outra planta com flor posso cultivar.
    Obrigada!

  8. Eunice da Silva Gama disse:

    Gostaria de saber se posso faver uma parede com grade de ferro para plantar avenca ( sambambais ) da sol e vente não muito.

  9. IIrene Moser disse:

    Comprei uma palmeira fênix e uma jabuticabeira para minha varanda do apartamento. Gostaria que me ensinasse os cuidados.Quanto coloco de agua por dia? Pretendo comprar uma lichia tambem e pensei numa hortinha, mas pelo jeito, horta não se da bem em varanda, inclusive moro no 12º andar. Que pena!!!!Aguardo retorno. Obrigada

  10. Renée Nogueira disse:

    Moro em casa de vila e tenho uma varanda no terraço, gostaria de saber onde posso encontrar esta cerca de madeira. Desde já agradeço a atenção.

  11. Maria de Lourdes Ferreira Costa disse:

    Fiquei apaixonada pela reportagem. Estou precisando dessas dicas e caiu como uma luva. Grata Lú.

  12. Marcia Noroes disse:

    Adoro plantas,morora em uma casa q tenho muitas plantas.Aprovei para parabenizar por essa reportagem onde apredemos .

  13. Marcia Noroes disse:

    Parabens por essa reportagem onde aprendemos dicas para ter a planta certa no lugar certo.

  14. vanessa disse:

    eu achei lindo deta;hes da cor do vaso e as pedras brancas

  15. Lucia Helena disse:

    lindo

  16. antonio disse:

    gosto de todo tipo de prantas, arbusto e flores. Moro em um citio aqui no sul de minas eu mesmo faço as mudas e pranto.

  17. FLORIPES disse:

    MUITO LINDO EU ADORO ESSE TIPO MATÉRIA

  18. Marcos Schaefer disse:

    Gostei da materia e gostaria de receber algumas sugestões sempre que possível, inclusive novidades que poderão enviar para meu e-mail. Parabéns e muito obrigado.

  19. orquidario encantado disse:

    Olá tentando ajudar a responder as questões acima, lugares muito ensolarados, usem orquideas, arundina, renatheras, wandas, dendrobiuns antenatos, elas amam sol pleno, espero ter ajudado.

  20. A C Pedra disse:

    VALEU AS ORIENTAÇÕES.
    GOSTO DE LUGARES COM PLANTAS EM VASOS, XAXINS, ETC.
    PLANTEI NO CÃO, EM VOLTA DA PISCINA, +- 20 A 25 MUDAS DE PAL FENIX, TAM 25/35 CM CADA.TM DADO MTO TRABALHO, TBM CRESCE MTO LENTO E MORRE C FACILIDADE. Q FAÇO?

  21. alessandra vieira disse:

    adoro plantas, tenho muitas plantas mais naõ sei organizalas

  22. Nélio disse:

    Cultivo plantas na área de serviço, dentre elas, algumas suculentas em minivasos, tenho dúvidas sobre troca de vasos, elas estão crescendo muito, e pra baixo, tipo trepadeira. Já perdi algumas durante a troca por vaso maior.

  23. Jomara Morais disse:

    Adoro ter plantas e cuidar delas! Isso me faz muito bem! Quando fico meio triste, vou logo mexer nas plantas e esqueço de tudo mais… Mas tenho plantas no terraço, moro no sexto andar e justamente o excesso de vento e sol estragam as plantas. Mas se morre uma, planto logo outra! Agora vou seguir as dicas de vocês, obrigada!

  24. marly foltz disse:

    moro em apartamento não tenho animal de estimaçao mesmo porque acho desumano manter animais em cativeiros mas tenho muita plantas a folhagem cabeça de cavalo se dá muito bem dentro de casa

  25. HILDINHA disse:

    amei demais seus ensinamentos, queria saber de vcs. como cultivo plantas dentro de uma ambiente que não pega sol nenhum, só um pouco de vento., e quais posso cultivar., e que tipo de adubo devo usar e quantas vezes posso por água nelas. obrigada antecipado.

  26. HILDINHA disse:

    adorei suas dicas, e aproveitando o ensejo, queria perguntar com posso cultivar plantas em um ambiente que nunca pega sol e apenas um pouco de vento,muita claridade, que farei com o adubo, qual usarei e qual quantidade de água irei colocar por dia.fico no aguardo de uma resposta e desde já antecipo meus agradecimentos.

  27. keler disse:

    as plantas q gostam de sol o dia todo sao as onze horas dão flores e de varias cores facil de cultivar.

  28. Lúcia disse:

    Lindo!

  29. ROBERTO disse:

    OTIMA REPORTAGEM E MUITO BEM COLOCADO O ASSUNTO TRATADO.MEUS
    PARABENS.

  30. sandra disse:

    Moro em apartamento e tenho em minha varanda vários tipos de plantas, já fiz cursos, e trabalhei no botânico, fui criada em casas enormes, com muitassssssssssssss plantas,aqui em casa tenho um pequena coleção de anturios, hibiscos variados, lágrima de cristo, lírio da paz renda portugues, tenho uma vantagem meus muros são um pouco altos e tenho horários de sambra e proteção do vento, nesta época tenho muitas flores que motivam minhas visitas a ficarem em minha varanda,fica está dica , espero que possa ajudar.

  31. Edna Luiza Fernandes Franciscon disse:

    Gostaria de saber se pode colocar pó de café nas samambaia, orquidias, lírio da da paz, “planta conhecida como comigo ninguém pode”

  32. sandra disse:

    Comprei uma leia rubra , mas suas folhas e galhaos não param de cair.

  33. Bete lowery disse:

    Por favor necessito de ideias de plantas para cobrir um muro alto (5metros) de terraço em Fortaleza, Ceará. O terraço é voltado para o nascente e recebe bastante sol. Quero deixar meu comentário em relação a sua excelente matéria sobre plantas. Agradeço desde já sua resposta .

Deixe seu comentário

  • Posts mais comentados

    Uma das mansões do Condomínio Porto Caieiras (Foto: Porto Bracuhy Imóveis)
    casa3
    O Shih Tzu se adapta bem a apartamentos e são ótimas companhias para as crianças
    cozinha vintage 1
    (Foto: Divulgação)
    Prateleira para caneca (Foto: Divulgação/Veronica Kraemer)

    DÚVIDAS

    Entre em contato
    De Segunda a Sexta
    das 8h às 18h
    Perguntas frequentes (FAQ)
    UMA EMPRESA DO grupoglobo.globo.com
    Copyright 2015 ZAP
    Todos os direitos reservados