Home ›› Decoração e reforma

Área de um metro quadrado é suficiente para criar o espaço do vinho no seu lar

26 de novembro de 2015 às 8:10 - Fonte: Revista do ZAP  - Publicado por: Redação  - 2 Comentários

Para ter uma adega em casa não é necessário um porão ou uma edícula, sequer um cômodo exclusivo. Hoje, é possível criar um cantinho para apreciar os vinhos em uma área de até um metro quadrado, segundo Flora Bittencourt Detanico, diretora e arquiteta da Lacava Adegas Personalizadas.

 

adega caseira

Para quem tem espaço em casa, possível transformar o ambiente em um espaço de apreciação de vinho (Foto: Shutterstock)

+ Decoração pub em casa deixa o ambiente mais intimista

+ Conheça os diferentes tipos de copos para cerveja

O tamanho do espaço vai depender da quantidade de garrafas que o cliente pretende armazenar, do uso da adega e até da integração com outros ambientes da casa.

Existem dois tipos principais de adega: as climatizadas e as sem refrigeração. A temperatura da área dos vinhos é importante porque quando há variação brusca a bebida pode estragar ou perder suas propriedades.

Em espaços como o porão, por exemplo, que já tem uma temperatura mais fria e constante, pode não ser necessário um sistema de refrigeração. “Por isso eles são tradicionalmente usados para a armazenagem de vinhos”, explica Flora.

Neste projeto da arquiteta Melina Romano a adega foi utilizada para compor a decoração do ambiente (Foto: Thiago Capodanno)

Neste projeto da arquiteta Melina Romano a adega foi utilizada para compor a decoração do ambiente (Foto: Thiago Capodanno)

Quando a intenção é montar o cantinho dos vinhos em um espaço na sala de estar, por exemplo, suscetível a variações de temperatura, o indicado é usar um sistema de climatização. Pode-se projetar um armário refrigerado, feito sob medida, ou comprar uma adega refrigerada – como uma geladeira, mas específica para a bebida fermentada.

Em ambos os casos, a ideia é manter as garrafas na temperatura ideal: entre 15 e 18 graus célsius para os tintos, entre 10 e 12 graus para os brancos e em cerca de oito graus para os espumantes. Devido à diferença para os tipos de vinho, a adega é dividida, e a distribuição de quantidades varia com a preferência do cliente.

Onde fazer

De acordo com a arquiteta da Lacava, é crescente o número de pessoas que buscam fazer a adega como espaço integrado com o estar, a sala de jantar ou mesmo com a churrasqueira – cerca de 60% dos projetos que realiza são assim, afirma.

Em geral, a opção é fazer o armário com portas de vidro (de abrir, já que as de correr não oferecem vedação suficiente), de modo que se possa manter a temperatura e ao mesmo tempo incorporar a área aos ambientes de convívio social.

A escolha costuma ser por um local longe do sol e de fontes de calor, para ajudar a manter a refrigeração da adega. Caso seja interesse fazê-la próxima à churrasqueira ou à lareira, por exemplo, o ideal é afastá-las de 50 centímetros a um metro, para evitar a transmissão de calor. Despensas não utilizadas também podem ser transformadas no espaço para vinhos.

A adega pode ter, além do espaço para garrafas, um pequeno ambiente de estar e uma bancada de trabalho. O balcão pode ser usado para a preparação de degustações, por exemplo, e também para apoiar a caixa de vinhos, enquanto são catalogados e colocados em seus respectivos lugares, cita Flora.

Cada garrafa no seu lugar

As garrafas podem ser colocadas em suportes individuais ou em favos para seis ou doze frascos. Neste último caso, usa-se os favos de madeira, mais tradicionais porém menos utilizados atualmente, já que não permitem muito espaço para a circulação do ar entre os recipientes. Além disso, têm mais chance de danificar os rótulos dos vinhos.

Adega de inox para seis garrafas (Foto: Shuitterstock)

Suporte de inox para seis garrafas. Material temk sido bastante utilizado  (Foto: Shuitterstock)

Um dos materiais bastante usados hoje em dia é o aço inox. Pode ser usado no modelo com suportes por barras horizontais, como se fossem prateleiras.

Em outro sistema, tubos individuais de aço inox mantêm as garrafas em um ângulo de 13 graus, o que permite que o vinho fique em contato com a rolha – ou seja, ajuda na conservação – e já mantém a borra no fundo da garrafa.

Com a mesma propriedade, a tecnologia B’Block, desenvolvida por empresa belga, também é muito utilizada. Além do ângulo correto, coloca os vinhos em evidência e permite fácil observação dos rótulos. O sistema ainda otimiza o espaço e permite boa circulação de ar. É possível, também, manusear apenas a garrafa em que se tem interesse, diferente do que acontece com os favos de madeira.

Considerando a quantidade de exemplares comportados pela adega, alguns clientes optam por adquirir um sistema eletrônico de localização. Os rótulos são cadastrados no sistema e, na hora de escolher um daqueles, uma luz de LED indica a localização da garrafa.

adega de madeira para 10 garrafas é uma opção vendida em lojas da decoração (Foto: Shutterstock)

Suporte de madeira para 10 garrafas é uma opção vendida em lojas da decoração (Foto: Shutterstock)

Para quem quer começar, ou não tem muito espaço, Flora diz que comprar uma adega refrigerada, em vez de sob medida, pode ser uma alternativa. Quanto à manutenção, Flora diz que pode ser feita anualmente, e à parte defeitos inesperados consiste apenas na limpeza do sistema de refrigeração.

 

+ Gosta de cerveja? Veja ideias de decoração temática para se ispirar

+ Objetos de programas de TV que você pode ter em casa

+ Veja seis dicas para montar uma mesa colorida para receber os amigos

+ Decore sua mesa com jogos americanos divertidos

+ Especial decoração cozinha – 17 ideias para você se inspirar

+ Qual o tipo de cozinha ideal para sua casa?

+ Veja 10 dicas para homens que gostam de decorar a casa

+ Saiba como cultivar as plantas carnívoras em casa

+ Veja dicas para planejar a iluminação do jardim da sua casa

+ Arrume a mesa perfeita para um jantar em casa

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

2 Responses to “Confira como montar uma adega em casa”

  1. tania yoko izumi disse:

    gostaria de receber dicas de decoracao

  2. Revista disse:

    Olá, Tania! Acompanhe o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

Deixe seu comentário

Posts mais comentados

Procure saber o que deve ser feito antes de mudar o visual da sua residência (Fotos: Thinkstock)
casa3
O Shih Tzu se adapta bem a apartamentos e são ótimas companhias para as crianças
horta4
feng-shui-no-quarto
Piso laminado é um dos mais procurado em lojas de construção

DÚVIDAS

Entre em contato
De Segunda a Sexta
das 8h às 18h
Perguntas frequentes (FAQ)
UMA EMPRESA DO grupoglobo.globo.com
Copyright 2016 ZAP
Todos os direitos reservados