Home ›› Dicas para casa

Saiba como preparar a casa para a chegada do pet

15 de junho de 2012 às 10:38 - Fonte: Revista do ZAP  - Publicado por: Redação 

Ter um animal de estimação em casa pode melhorar e muito a qualidade de vida daqueles que convivem com o pet. Já foi comprovado que o contato com os bichinhos ajuda a evitar o estresse, combate a solidão, ensina as crianças a se tornarem adultos mais responsáveis, e pode até estreitar os laços familiares. Mas atenção: não se pode simplesmente adotar um animal. É preciso preparar o enxoval do pet e deixar a casa pronta para recebê-lo.

>> Confira a íntegra da edição da revista impressa Pense Imóveis, onde a matéria foi publicada
>> Cadastre-se e receba a revista em casa

DivulgaçãoCama da PetNap, de fibra siliconada com a nanotecnologia dos íons de prata, com estampa assinada pelo artista plástico Luciano Martins

O primeiro passo é escolher o animal certo para o tamanho da casa e para o tipo de vida do dono. “Tudo vai depender do estilo de vida do proprietário, do tamanho do espaço livre para o animal, do temperamento da pessoa e da presença de crianças ou de outros animais”, explica a veterinária Carine Danesi, da Mundo Animal, de Porto Alegre.

Carine explica que, quanto maior o cachorro, mais espaço ele vai precisar para que possa viver bem. “Por exemplo, raças de cães muito ativas precisam de uma casa com pátio, para que possam gastar toda a energia, e de proprietários que tenham disponibilidade de tempo para passeios diários”, diz ela. Já os de raças pequenas, que vivem dentro de casa, por interagirem muito com seus donos, necessitam de atenção e companhia frequentes.

Por sua vez, quem está pensando em adotar um gatinho deve levar em conta que esse tipo de pet requer um ambiente mais calmo. “Gatos são para aqueles proprietários que querem um bichinho de estimação, mas que não têm tempo para passeios ou frequentes brincadeiras, pois os felinos vivem muito bem sem companhia o tempo todo”, afirma Carine.

Montando o enxoval
Depois de escolher o seu animal de estimação, é preciso preparar o enxoval para receber o novo morador. De acordo com Carine Danesi, os acessórios básicos para o enxoval são: potes para água e ração, bandeja para areia e granulado sanitário (areia), no caso dos felinos, e estrados plásticos para os cães fazerem suas necessidades fisiológicas.

Ainda segundo Carine, camas, xampus, perfumes, acessórios para embelezamento, brinquedos, escovas para os pelos e escovas dentais são acessórios complementares. “Eles não são essenciais para que o pet tenha uma vida saudável porque estes itens podem ser improvisados”, diz.

Aqueles que forem adotar um gato não podem se esquecer de colocar telas nas janelas de casa. Por serem muito ágeis e curiosos, esses bichinhos gostam de escalar, pular e se pendurar nas coisas.

Leia mais:
>> Pet chique: acessórios de grife trazem luxo e estilo para os bichos de estimação
>> Gatos ganham casa feita de papelão e em formato de tenda indígena
>> Cama de cachorro de Swarovski é destaque entre itens de luxo para pets
>> Belga cria estante para livros com escada e cama para gatos
>> Cães e gatos ganham casa eco-friendly
>> Designer holandês cria cama de dois andares com cara de gato para pets

Tags:

Deixe seu comentário

Posts mais comentados

Procure saber o que deve ser feito antes de mudar o visual da sua residência (Fotos: Thinkstock)
cozinha vintage 1
feng-shui-no-quarto
Para envelopar a geladeira leva, em média, três horas e o serviço é feito no local (Foto: ThinkStock)
Apesar do alto custo, o benefício da energia solar é muito bom
Piso laminado é um dos mais procurado em lojas de construção

DÚVIDAS

Entre em contato
De Segunda a Sexta
das 8h às 18h
Perguntas frequentes (FAQ)
UMA EMPRESA DO grupoglobo.globo.com
Copyright 2015 ZAP
Todos os direitos reservados