20/04/2011

Saiba quais são os cuidados básicos para se ter um coelho em casa

Saiba quais são os cuidados básicos para se ter um coelho em casa

Fonte: Revista do ZAP

Tratando direitinho, estes bichos vivem por até 6 anos

A maior parte das crianças sempre desejou ter um animal de estimação. Gatos e cachorros são os mais visados. Mas que tal ter um coelho? Para ter este bichinho tão fofo, alguns cuidados são necessários. Vamos descobrir quais são!
 
O que os coelhos comem?
Sim, eles adoram cenouras! Também amam comer brócolis, couve, salsinha e hortelã. A ração é sua alimentação base. Ela deve ser colocada em uma quantidade razoável, pois ela não pode ficar molhada ou estragada, senão seu amiguinho pode ter problemas de saúde. Coelhos gostam de comer maçãs e fatias de banana. E se você quer ver o seu bichinho sempre saudável, evite dar doces, espinafre, batata e, principalmente, não deixe ele comer plantas e flores dos vasos, pois podem ser venenosos. Para beber? Água sempre e a todo o momento. Nunca deixe o potinho dele vazio. Vale colocar brinquedinhos legais que você encontra em agropecuárias, principalmente os de madeira, porque os dentes crescem demais e eles precisam “gastar” de alguma forma.
 
Cuidados básicos:
A veterinária do Hospital de Clínicas Veterinárias da UFRGS, Michelli Ataide recomenda que, quem deseja ter um coelho em casa, deve, primeiro, ter um espaço bem generoso e confortável. “Não indico para quem mora em apartamento pequeno, porque os coelhos também sentem vontade de ir à grama, de caminhar, de passear pelo pátio”, diz. A médica aconselha a limpar todos os dias a gaiola onde o bicho vai ficar, “se  estiver suja, a imunidade dele vai baixar e podem ocorrer doenças sérias e que poderiam ser prevenidas com a higienização correta”, explica. É bom lembrar que cães e gatos não dão muito certo com coelhos, “o coelho se sente uma presa perto de cachorros. Além disto, o animal pode ficar com pulgas e carrapatos.” No verão, a veterinária indica que o coelho tome banho uma vez por mês, já no inverno, a cada dois ou três meses. “Eles são bichos “limpos”. Eles mesmos se dão banho”, diz.

 assunto

                         Gaiolas para coelhos  


Preste atenção!
· Nunca bata no seu coelho. Eles não entendem este tipo de repreensão. Apenas bata palmas e diga “Não!”. Eles não gostam de sons altos.
· Não carregue o coelho pelas orelhas. Isso pode machucar.
· O pêlo deve ser escovado com uma escova de cerdas macias, todos os dias.
· Dê atenção, amor e carinho. O seu amiguinho vai amar!

Curiosidades:
· Os coelhos são lagomorfos e não roedores, como geralmente se pensa.
· O tempo de gestação de uma coelha é de um mês.
· A raposa e a onça são os principais predadores do coelho.
· Se tratado da forma correta, um coelho pode viver até seis anos.
· O coelho é símbolo da Páscoa por sua fertilidade, que para judeus e cristãos, tem a ver com esperança e vida.
· Alguns coelhos famosos da ficção: Roger Rabbit, Sansão (coelho da Turma da Mônica), Coelho Branco (do livro Alice no País das Maravilhas), Pernalonga e Tambor (amigo do Bambi).

Leia mais
>> Como proteger o sofá dos pets

>> Prepare a casa para receber o pet
>> Como montar uma casinha para o bicho de estimação
>> Dicas para viajar com os bichinhos
>> Ofertas de casa com quintal no RS e em SC

Tags: arquitetura
  • lívya marques

    Amo coelho tenho um e pretendo ter mais.

  • duda

    gostei muito, mais gostaria de saber quantos filhotes a coelha tem ??

  • Rayssa

    Ameeei! Encontreii Tudo Qe Preciisava Para Cuidar Do Meu Coelhinho AQui ! Obgd Bjs …

  • aninha s.a

    eu tenho um coelho e amei a ajuda desse site

  • jullyano

    Oi alguém pode me ajudar?, meu coelho já matou duas outras coelhinhas que eu coloquei com eu, ele tem entre 1 e 3 meses de idade comprei ele e sua irmã que ele matou primeiro, achei que ele tinha comido algo errado, assim comprei outra e no mesmo dia com menos de 8 h de relacionamento ele matou a outra também, achei as duas sem ferimentos nem sangramento apenas sem coordenação motora e depois de um tempo convulsão e depois para total, acho que ele ou quebrou o pescoço delas ou bateu na cabeça delas de alguma forma. Ele é um coelho forte e grande para a idade dele, acho que ele é um líder, mas gostaria de saber se isso é possível ou como ele faz para matar as outras de forma tão letal.vou ficar grato pela ajuda, estou preocupado em comprar outra coelhinha e ele matar também, já coloquei o nome dele de Lecter de Hannibal Lecter devido as mortes dele.

  • Arlene

    Amei este site,tem uma semana que comprei um e me esclareceu muitas duvidas. obrigada!

  • Revista

    Olá, Arlene! Ficamos muito felizes com esse comentário! :) Fique à vontade para comentar, compartilhar e dar sugestões sobre o nosso conteúdo. Abraços!

  • Tania

    Tenho uma lebre cinza. Parece com o perna longa. É muito dócil e gosta de receber carinho. Minha filha pega ela no colo como um bebe. Todos nós amamos ela. Chamamos ela de bebe e temos um espaço muito bom p ela se divertir. Não quer outra vida 😀

  • Revista

    Olá, Tania! Ficamos muito felizes com esse comentário! :) Fique à vontade para comentar, compartilhar e dar sugestões sobre o nosso conteúdo. Abraços!

  • Fernanda

    Tenho uma coelha, gatos e cachorros. Eles convivem bem. Ficam todos juntos, e a coelha não tem medo deles, pois acostumou-se. Todos aprenderam a se respeitar. E eu os trato como filhos. <3

  • Revista

    Olá, Fernanda! Ficamos muito felizes com esse comentário! :) Fique à vontade para comentar, compartilhar e dar sugestões sobre o nosso conteúdo. Abraços!

  • Revista

    Olá, Jullyano! Sugerimos que você procure um profissional veterinário para te ajudar com essa situação. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui!

  • JACKELINE

    Eu tenho dois casal de coelhos na minha casa eles são muito importantes pra mim porque ele são dócil e amável comigo.

  • Revista

    Olá, Jackeline! Obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  • Cleiton

    Tenho uma fêmea e tentei por duas vezes colocar um macho , so ela bate muito neles e os machucam muito .O q eu faço ?( Tenho certeza q o coelho q tenho fêmea ela vive solta no quintal gramado )

  • Revista

    Olá, Cleiton! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • ANGELICA

    Tenho o meu coelho, ele é pretinho.Ele nao pode ouvir a minha voz e nem o da minha filha de 2 anos, que vem correndo atrás da gente.Ele anda a casa toda e adora carinho, nao pode ouvir o barulho das portas que acha que somos nós.Quando o chamo, ele esticas as orelhas e vem correndo, eu o amo muito.O melhor de tudo, ele so faz as necessidades dele em so lugar.

  • Revista

    Olá, Angelica! Ficamos muito felizes com esse comentário! :) Fique à vontade para comentar, compartilhar e dar sugestões sobre o nosso conteúdo. Abraços!