26/06/2009

Tire suas dúvidas sobre compra e venda de imóvel

Fonte: O Globo

O advogado especializado em direito imobiliário Armando Miceli esclarece as dúvidas dos leitores. Confira entrevista e deixe a sua pergunta

(Foto: Stock.heykat)
Antes de fechar o contrato é importante que não haja conhecimento dos direitos e deveres do comprador (Foto: Stock.heykat)

Rio de Janeiro – Com a ampliação da linha de crédito para financiamento do imóvel e a redução das taxas de juros dos bancos, ficou mais fácil sonhar com a casa própria. No caderno de classificados e nas páginas da internet, o interessado procura ofertas que atendem às suas necessidades de localização, preço e de espaço. Mas antes de fechar o contrato é importante que não haja dúvidas sobre os direitos e deveres do comprador assim como do vendedor. Além disso, é necessário que os interessados tenham conhecimento sobre a documentação necessária.

Para esclarecimento dos leitores, o site do Morar Bem convidou o advogado Armando Miceli, especialista em direito imobiliário, para participar do Tire Suas Dúvidas sobre Compra e Venda de Imóveis. Até o fim de junho, o advogado estará respondendo às perguntas de quem estiver planejando vender um imóvel ou adquirir a casa própria ( envie aqui a sua pergunta ). Em entrevista por email, o advogado esclareceu algumas questões sobre documentações e eventuais dificuldades que o comprador possa ter na hora de fechar o contrato. Confira!

Quais as principais preocupações com relação à documentação que deve ter o comprador de um imóvel?
ARMANDO MICELI
– O exame da documentação pelo comprador é fundamental para a segurança da transação, pois isso pode garantir a economia de uma vida inteira. Aqui no RJ, a Corregedoria do Tribunal de Justiça estabelece quais são as certidões que o vendedor deve obrigatoriamente exibir, sob pena de o cartório de notas não poder lavrar a escritura pública, sem prejuízo de outras a critério do comprador. Esse jogo de certidões pertence ao vendedor do imóvel e deve estar sempre atualizada.

O que pode dificultar a escritura de um imóvel?
MICELI – Vários fatores, por exemplo: dívida do vendedor que comprometa ou desabone a venda, como dívida de condomínio ou IPTU, enfim, o leque de situações que demandam atenção do comprador é extenso.

Na compra de um imóvel que esteja ainda alugado o que fazer se o inquilino não sair no tempo combinado?
MICELI – A compra de imóvel alugado é possível desde que o vendedor tenha cumprido a lei oferecendo a preferência ao locatário; e se esse recusou a oferta de compra, a venda é possível. O adquirente deve estar ciente da existência de inquilino e de suas possíveis consequências como a possibilidade de ter que mover ação de despejo, caso o locatário não saia voluntariamente. Isto pode acontecer quando o inquilino faz um acordo para sair amigavelmente e não cumpre ou quando há o descumprimento de ajuste entre as partes.

Na compra de um apartamento em planta, caso a obra não seja finalizada por algum problema da construtora ou incorporadora, como fica a situação do comprador?
MICELI
– A situação ficará condicionada à redação do contrato de compra e venda e suas cláusulas e regras. Daí a importância de o comprador ser orientado por advogado nessas situações.

Na compra de um imóvel, caso a obra não seja entregue na data acertada em contrato, o comprador tem direito a alguma indenização?
MICELI – Sim. O valor dependerá dos termos do contrato pactuado, destacando que por tratar-se de uma relação de consumo, o comprador pode e deve usar os artigos de proteção ao consumidor do Código de Defesa do Consumidor.

  • Berta

    Gostaria de saber qual banco está com a melhor taxa para financiar um imovel novo?

  • william

    No início de fevereiro eu e as proprietárias assinamos uma minuta com intermédio de uma imobiliária, na qual foi dada 30mil reais de entrada, sendo a escritura paga com o consórcio e recursos próprios, na qual em minha desistência perderia o valor da entrada ou pagamento em dobro caso as proprietárias desistissem. No dia da assinatura da minuta, fiquei sabendo que uma das proprietárias tinha dívidas em seu nome, mas que o imóvel estava regularizado, mas que com o valor de entrada, elas conseguiriam não só pagar todas as dívidas como dar entrada em um outro imóvel. Em fevereiro mesmo fui contemplado pelo consórcio através de lance. E só estava no aguardo da regularização da pendência de uma das proprietárias. Passou o prazo da minuta, eu insistir pelo o aditamento na qual prorrogava o prazo, pois as proprietárias pareciam inertes. Nem a assinatura do formulário do consorcio com a proposta de compra elas quiseram assinar, sempre se esquivando . Já no final do prazo da prorrogação, como eu não conseguia uma solução das pendências , resolvi dar como solução o pagamento à vista sem o consórcio. Mais uma vez não recebia retorno e dava a entender que elas não queriam a concretização da negociação. Até que um dia o advogado das proprietárias informa que elas foram lubridiadas pela imobiliária e que o valor estava muito abaixo do mercado e que a negociação não seria concretizada, a não ser que aumentasse 40mil reais no valor total. Durante esse finalzinho da prorrogação, tomei conhecimento que elas voltaram a anunciar o mesmo imóvel em outras duas imobiliárias, sendo confirmado com os corretores o endereço e o apartamento, entretanto não foi veiculado o anuncio em jornais , somente boca a boca. Hoje, mês de julho , expirou a prorrogação, sendo tanto as proprietárias quanto o advogado não me deram retorno ou notícia. Minha dúvida é: Entrando com uma ação judicial quem eu deverei processar???somente as proprietárias??? Proprietárias e imobiliária??? Ou somente imobiliária?? Deverei pedir penhora do imóvel??? Qual melhor meio que eu devo proceder???Muito obrigado pela atençãoAbraçosWilliam

  • ronado barbosa

    Dr. repassei atrves de CONTRATO DE GAVETA, um imovel financiado pela BRJ para uma pessoa e este não transferiu para o nome dele, deixando de pagar as prestações e condominio a mais de 10 anos, por tanto recebi judicias, uma do condominio outra da BRJ, não sei o que fazer, poderia me dar uma orientação?

  • Thiago Moreira

    Boa tarde, moro d aluguel e o proprietário do imóvel decidil vende-lo. Eu resolvi comprar o imóvel, comuniquei com o proprietário que queria comprar mas o proprietário me respondeu q teria q legalizar os documentos do imóvel primeiro pq eu precisaria dos documentos em ordem pq eu iria fazer um empréstimo no banco para a compra do mesmo. A minha dúvida é: com a decisão da minha compra ou seja no ato em falei q iria comprar, se é certo o proprietário continuar me cobrando o aluguel nesse tempo q ele ira gastar para regularizar a documentação?

  • Lucia

    Vendi um apartamento ano passado, o casal que comprou acabou se separando, a mulher do comprador pegou comigo os documentos do apt. para fazer a transferencia, porem logo depois ele me ligou dizendo que não era para transferir o apt. para ela. Não assinei nada no cartório relativo a transferência, o cartório pode passar o apt. para a ex mulher do comprador sem minha assinatura?

  • junior

    ola,tenho um unico imovel..quero vendelo..e continuar morando nele de aluguel..o comprador aceitou..sera que posso??e se eu vier a falecer po de complicar o comprador???

  • Paula

    Minha dúvida repousa sobre o momento em que devo entregar a NOTIFICAÇÃO PARA QUE O LOCATÁRIO EXERÇA SEU DIREITO DE PREFERÊNCIA PARA COMPRA DO IMÓVEL EM 30 DIAS, se é no momento em que decido que quero vender o imóvel,ou se só após ter uma proposta de terceiro comprador.

  • Gabriel

    Boa Tarde,Vou comprar um apto e pagar à vista, dando 50 mil de entrada e o restante na escritura. Acontece que o vendedor está com uma ordem de despejo. Ele alugou uma loja de um amigo e depois repassou para outra pessoa, que parou de pagar o aluguel. Então, o vendedor mais o amigo (proprietário da loja alugada)decidiram entrar com uma ordem de despejo, que saiu no nome do vendedor, pois o aluguel estava no nome dele. Isso foi feito para conseguirem tirar o novo inquilino de lá. Minha pergunta: posso ter problemas se comprar esse apto? O vendedor tem outro imóvel, tem como colocar isso em contrato, colocando o outro imóvel como garantia para quaisquer dívidas e livrando o que ele vai me vender?Agradeço se puder me responder.Obrigado,Gabriel

  • Vendi o meu imóvel, quanto tempo por lei eu tenho para continuar no imóvel até eu arrumar outro.

  • Jacimar Chagas

    Recebi carta da proprietaria do imovel que resido informando que a mesma estara a venda num valor absurdo R$ 40.000 visto que a referida residencia possui 2 quartos sala cozinha e area externa com 2X5, com mais de 50 anos de construção(tijolo massiço) e a mesma nao possui laje com forro em madeira.Ja que nao possuo este valor, gostaria de saber o que pode ser feito no intuito de avaliar este imovel pois o valor oferecido nao procede.E o que devo fazer, recebia a carta na data de hoje 11/11/09

  • Adriano Andrade

    Dr. repassei através de CONTRATO DE GAVETA, um imovel financiado pela COHAB/SP em janeiro de 1991 para uma pessoa e esta não transferiu para o nome dela, deixando de pagar as prestações e a taxas de condominio em 1998,a mais de 10 anos, inclusive saiu do imóvel sem me avisar, por tanto estou sendo demandado judicialmente pela cohab e pelo condomínio, não sei o que fazer, poderia me dar uma orientação?Adriano Andradeadriano8santana@hotmail.com

  • Jacqueline

    Vendi meu apartamento, assinei contrato de compra e venda, a CEF depositou o dinheiro na minha conta mas está bloqueado. Agora não tenho o dinheiro liberado para ir para outro imóvel, até a liberação da escritura tenho direito de ficar no imóvel? É que quando assinamos o contrato foi colocado que entregaríamos o imóvel quando fosse assinado junto a caixa, porém não sabia que o dinheiro ficava bloqueado, então, o dono e a imobiliária querem que eu pague um aluguel neste tempo. Qual é o tempo que tenho por lei para liberar o imóvel?

  • Paulo Cesar Freitas

    bom dia, minha tia vendeu um imóvel do tipo apartamento onde estava com todas as obrigações pagas, porem o comprador do referido imovel não transferiu e não paga o IPTU onde ainda consta no nome de minha tia nisto ja se passaram 4 anos e agora a Prefeitura esta cobrando judicilamente dela o que é devido porem gostaria de saber que providencias tem que ser tomadas e apartir do negocio feito as obrigações do imovel passam a ser do referido comprador e é ele que tem que responder judicialmente. obrigado pela atenção

  • cintia

    Bem, há um ano atráz, meu sogro comprou um terreno, começou pagar as parcela e tudo bem, porém ele terminou de pagar, e a proprietária do terreno foi embora para outro país, e agora, como fica a documentação, como meu sogro veio á óbito é meu esposo com sua mãe quem está vendo sobre isto agora, já fomos ao cartório do lugar onde fica o terreno, eles pediram, um tipo de documento, onde ela (proprietária) tinha que solicitar na embaixada do seu país, pra não ter que vir aqui, e ela não responde aos nossos e-mails, que é o nosso único tipo de documentação que temos, por favor, me ajude, como devemos proceder!! |Obrigada

  • Patrícia

    Minha mãe é a 5ª herdeira de um terreno que ainda não está com o seu inventário concluído. Esse terreno foi dividido em lotes p/ os herdeiros e existe um comprador interessado em adquirir a parte dela. O comprador ofereceu R$ 35.000,00, por 3 lotes que deveriam ser pagos em 2 parcelas (uma à vista e a outra quando da conclusão do inventário). Pergunto se ela pode vender o terreno nessas condições e qual o documento que pode assegurá-la a receber a 2ª parcela da compra?

  • Flavio

    Bom dia ! A minha dúvida é a seguinte: Estou para comprar um imóvel, cujos herdeiros são: a esposa e uma filha somente do propritário já falecido! Como devo proceder? Quais são os procedimentos? O imóvel fica situado em nova Iguaçu ; rj!

  • Carla

    Eu comprei um terreno na cidade de Ibiúna/Sp na época iria construir, só que meu marido não quis morar lá, então não construímos e colocamos a venda, depois quando fui checar o terreno está com problemas, fui a prefeitura e estava enrolado, como tive contato e comprei com a proprietária da Aluar Móveis Vargem Grande Paulista /SP, depois de muito , e de dois anos ela consentiu que repassassemos esse terreno para ela novamente, pois com certeza ela sabia do que estava irregular, só que foi combinado que ela me depositaria por mês uma quantia que duraria por volta de um ano (12 ) parcelas, e ela não está arcando com o compromisso, ela assinou as promissórias , e até agora não pagou nem a metade, o que posso fazer , pois ela não atende minhas ligações, e não cumpre com o que ela se comprometeu?

  • augusta

    quero vender meu apto mas está alugado tenho que avisaro inquilino gostaria de obter um modelo para o fazer modelo de petição

  • Priscila

    Quero comprar um imovel mas a dona da casa ainda não tem a escritura no nome dela, ainda está no nome do construtor.Seria mais correto esperar que ela passasse para o nome dela primeiro?eu poderia comprar o imovel apenas com um contarto de compra e venda e só depois tirar a escritura?

  • Richard

    Desejo comprar uma casa de 130.000,00 em Ribeirão Pires e pretendo financiar pela caixa pela opção de “Carta de crédito SBPE – Taxa pós-fixada”, dando uma entrada de 15.665,08 com prazo de 360 meses onde a primeira prestação será de 1.200,00. Dentro das minhas condições.Acontece que o dono da imobiliaria diz que só posso fazer pela opção “Aquisição de imovel usado – carta de crédito FGTS”, pq a outra opção, segundo ele, não seria aprovada pela caixa. O mesmo, me informou que a documentação da casa tem que ser regularizada, sendo que para isso, serão necessarios 60 dias. E que será feito proposta ao dono da casa p que, durante esse periodo, eu pague aluguel na mesma até aprovação do meu finaciamento, pq não posso esperar tanto tempo, (mais ou menos 110 dias previstos no total) A imobiliaria me pediu um sinal p segurar o negócio, ofereci 4.000,00, mas eles me disseram que tenho que dar pelo menos 20.000,00 de sinal, baseado na simulação feita na opção de finaciamento “escolhida” por eles! Sabendo que a proposta de finaciamento só poderá ser levada p caixa daqui 60 dias, pq eu teria que pagar um sinal de 20.000,00, maior que o valor da opção que eu desejo fazer (15.665,08)?! A imobiliaria pode exigir isso de mim??? Eles tem como saber qual opção de finaciamento será “melhor” p mim??? O sinal tem algo a ver com a entrada do finaciamento neste caso????Como posso argumentar p nao perder o negócio??O que devo fazer???Grato!!

  • Joana

    Tenho uma casa alugada e quero vender a inquilina quer comprar, mas desde que entrou, ela diz isto mais nada de comprar, agora achei um comprador.O que fazer?

  • junior

    tenho um terreno e gostaria de escriturar mas, o cartorio informou que preciso da liberaçao de compra e venda da imobiliaria. A imobiliaria me cobrou dinheiro pela liberação, isso e certo?

  • Cesar

    Qual é a obrigação da imobiliaria com o comprador de um imóvel? A busca pelas certidões é por conta do vendedor(imobiliaria)? Onde está definida estas obrigações? (leis). Grato

  • Simone Souza

    BOA NOITEESTOU COMPRANDO UM IMÓVEL QUE SÓ TEM CONTRATO DE COMPRA E VENDA, PLANTA DA CASA, IPTU(AINDA ESTÁ EM NOME DO ANTIGO DONO E NÃO DO ATUAL), O DONO DISSE QUE FOI AO DESPACHANTE E DISSERAM A ELE QUE OS DOCUMENTO ESTÃO PRONTOS PARA TIRAR A ESCRITURA, EM TODA A RUA O IPTU ESTÁ NO ME DO ANTIGO DONO TEM ALGUM PROBLEMA?

  • Rosenilda Oliveira dos Santos lima

    Tenho um apartamento quitado e estou precisando de capital para abrir um negocio loja de festas e pagar umas dividas tbém,qual banco que me eferece essa opção de refinaciar meu apto.e eu continuar morando nele?Desde já agradeço.

  • florencia

    quero saber o que devo fazerja que vendi minha casa e ate agora a pessoa que comprou não pagoutodo o valor e esta morando neladependo desse rentante para pagar a que compreiNem mesmo advogados resolvem isso pra mim.E o dono da casa que comprei entrou com a multa do contrato, mas ja recebeu 70 mil no valor de 80 mil que foi o que paguei na casa que moro hoje!Essa casa vem a ser financiada e no contrato consta que ele deveria ter quitado, mas não o9 fez!Gostaria de saber o porque não posso entrar na justiça contra a pessoa que me deve, e na qual se diz inviolavel por trabalhar como escrivã de uma delegacia!Estou sem saber mais que atitude tomar, pois os advogados só querem saber de valores,e nem mesmo se importam em nos ouvir!Por favor me ajudem e me de uma luz, pois a casa esta no nome das minhas filhas e no caso é o nome delas que esta no processo!Obrigada pela atenção e aguardo resposta!

  • MARIA DE FÁTIMA SANTOS

    Assinei um Contrato de compra e venda em março, onde constou que a entrega das chaves do imóvel estava sendo realizada naquele momento, junto com a entrada solicitada pelo vendedor.Como o imóvel precisava fazer muitas obras, comecei as obras.Um mes após o início da obra, após vários telefonemas para a imobiliária que intermediou o negócio, fui informada que havia uma execução do imóvel com dividas de IPTU e que a já tinha sido providenciado o pagamento para um pedido de baixa de execução.Porém, terminada a obra após mais de 30 dias da assinatura do Contrato de Compra e Venda, aluguei o imóvel. Desde a entrega das chaves, assumi todas as despesas referentes ao imóvel.Agora já se passaram quase 90 dias, o cancelamento de execução ainda não foi expedido e o vendedor, contratou um advogado, para desistir do negócio.Pergunto ao Sr. tem fundamentação em desistir do negócio em face do comprador ter alugado o imóvel ?O restante do pagamento não foi feito, por não apresentação da documentação exigida para a escritura definitiva.As chaves forem entregues por livre iniciativa do vendedor, com esse ato constando do Contrato ele estava dando posse ( com direitos e deveres ) ao comprador do imóvel ou não ?Aguardo orientação

  • Rodrigo

    Olá a todos!Estou interessado em comprar um imóvel e vou encaminhar uma proposta através da imobiliária, fui informado através deles que já houveram casos de propostas “absurdas” em que eles não encaminharam ao vendedor; é correto isso? se eu encaminhar minha proposta, independente se estou “chutando o balde”, não é obrigação da imobiliária encaminhar a proposta para o dono do imóvel? Se isso acontecer eu poderia encaminhar pessoalmente ao proprietário? Entendo que a imobiliária esta intermediando, mas a meu ver a negociação deve ser feita pelos maiores interessados (comprador X vendedor)!!!

  • Rodrigo

    Estou interessado em comprar um imóvel e vou encaminhar uma proposta através da imobiliária, fui informado através deles que já houveram casos de propostas “absurdas” em que eles não encaminharam ao vendedor; é correto isso? se eu encaminhar minha proposta, independente se estou “chutando o balde”, não é obrigação da imobiliária encaminhar a proposta para o dono do imóvel? Se isso acontecer eu poderia encaminhar pessoalmente ao proprietário? Entendo que a imobiliária esta intermediando, mas a meu ver a negociação deve ser feita pelos maiores interessados (comprador X vendedor)!!!

  • CRISTIANE GUIMARAES

    Recebi uma cobrança de divida da união em 2008, SPU- por conta das implicaçoes que ocorreriam não pensei duas vezes, e negociei, pensei que se tratatava de declaração de imposto de renda.depois disso passei a procurar a causa da cobrança, e sempre me respondiam de forma tecnica que meus conhecimentos não me permitiram o entendimento. Parcelei a divida em 60 meses e ja paguei 20 delas.Resolvi escrever a um procurador da Receita e a alguns dias ele me respondeu dizendo:” Vou responder sem ter visto o processo, tentando traduzir o que já te explicaram.Sua dívida tem origem em falta de pagamento (ano de 2005) de um valor devido em negociação referente a imóvel situado provavelmente em Alphaville/Tamboré.Nesses locais não se paga apenas IPTU.Os “donos” a rigor não são proprietários dos bens, na maioria dos casos. O “dono” é a União Federal (Governo), que tem o direito de receber todo ano um certo valor (foro), e sempre que há transferência de direitos entre particulares (compra e venda, por exemplo), tem o direito de receber outro valor (laudêmio).”Só assim lembrei-me que em 1998, eu havia vendido um imóvel, e a documentação ficou por conta do comprador, este por sua vez, não transferiu o imovelNa epoca, ele tinha um cargo publico muito importante e apenas me disse que iria estudar no nome de quem passaria a escritura do imovel. Passei uma procuração para que ele fizesse a transferencia, e hoje quase 14 anos depois, descubro que ele não fez nada disso. Manteve o imovel no meu nome.Cassei a procuração que por ignorancia ou sorte minha, ainda não sei, dava poderes em transferencia de documentação imobiliaria, mas não especificava qual.Não existe outro documento nem mesmo recibo de que ele tenha comprado o imovel, ou mesmo que eu tenha vendido. e Nenhum IPTU foi pago.Amargo a divida da união de mais de 300 reais por mes , fora outras que contrai por conta de danos ate hoje:Divida Ativa da União: R$ 17. 000,00 Prejuízos – 2005 – Imposto de Renda retido e abatido na divida D.A.U R$ 800,00.2006/07/08/09/10 – Impostos retidos ate que toda a divida junto à União seja paga. 2006 R$ 1.100,00 / 2007 R$ 1.007,00/ 2008 R$ 1.067,00 /2009 R$ 1.400,00/ 2010 R$ 1.400,00DARFs R$ 5. 900,00Outros Prejuízos originados por conta desta divida * Em 2005 – Comprei apartamento na planta com o pagamento direto a construtora. * Na entrega das chaves, em 2007 eu encaminhei toda a documentos à Caixa para fazer o financiamento: * O financiamento não foi aprovado por haver uma divida junto à União. (única resposta que obtive da Caixa ).Traduzindo: a caixa não poderia me fazer um financiamento de um imovel, por que esta divida provava que eu tinha um imovel no meu nome, por isso não usufruiria dos beneficios de juros menores. * As prestações junto a Caixa ficariam em R$ 620,00 (em 25 anos) 300 meses sem intermediarias. * Fiz Financiamento junto à construtora em 78 meses com 13 intermediárias semestrais mais x parcelas de R$ 78X 1.652,65 * Resultado: Nome no Serasa há 3 anos por não cumprir com os pagamentos da Construtora. * Pago 01 parcela a cada 2 ou três meses e somente cumpri com 3 das 6 intermediarias. * 05 meses atrasados. Ele diz que mesmo sem a procuração ou documentos como contrato de compra e venda e recibo de pagamento, ele prova que a casa é dele, faz a transferencia sem a minha assinatura, e que quanto a divida, declarou ser minha, (me ofereceu 15.000,00 para me ajudar)…Na epoca eu era isenta, não declarei o imovel ao IR, ele tambem não o fez, mesmo posses e não sendo isento.

  • Cleiton de Deus Correia

    eu, fiz um contrato com o vendedor da seguinte forma;passei nas mão dele 23.000 para poder segurar o negocio pos no contrado ,e após a venda da minha casa no valor de 80.000 prazo de 120 dias,ambas as partes desistirem teram que pagar uma multa de 10º/º do valor da csa que é de 110.280 ele me entregara a posse de sua casa, minha pergunta e o seguinte se após os 120 eu não vender minha casa ele tenhe que devolver o que eu já passei para ele sendo que eu serei obrigado lhe pagar esssa multa,e se ele pode entra com uma ação contra mim por danos morais,o que devo fazer?

  • Regina

    Comprei um imovel e tenho a promessa de compra e venda em meu nome.Porem fiz uma obra no imovel, paguei a um despachante para providenciar a documentacao definitiva,isso aconteceu em 2008,ele havia falado que o procedimento nao era rapido e que seria necessario que a Prefeitura fosse ao imovel para identificar o acrescimo, que fiz com a obra, e deveriamos pagar uma taxa de INSS, concordei com tudo desde que a documentacao saisse certa.So que o individuo sumiu do mapa, nao encontro em lugar nenhum,nem nos telefones que ele forneceu e nem no escritorio dele e ninguem sabe do paradeiro do homem, nao sei mais nada a respeito desse processo,quero acreditar que ele pelo menos tenha dado entrada, nao sei tambem onde ir, sou totalmente leiga nesse assunto.Gostaria, por favor, que alguem me desse uma dica onde posso ir pelo menos para saber se ele deu mesmo entrada na documentacao.Agradeco muito qualquer informacao que possa me orientar.Obrigado

  • Mizael

    é perigoso comprar uma casa apenas com o recibo, sem ter escritura?

  • Janaina C Dos Santos

    Gostaria de saber o seguinte:Quando fui casada, fiz um financiamento de um apto pela caixa,na cidade de São José do Rio Preto-SP,no meu nome e no nome do meu ex-marido.Com a separação, ele ficou com o apto (tudo documentado) e continua pagando as prestaçoes, mas meu nome ainda consta na caixa, não como títular, Agora preciso finaciar um outro imóvel aqui em SP(capital),preciso saber se posso ser barrada neste futuro financiamento por conta disso, já que meu nome ainda está vinculado no outro financiamento????? SE a resposta for Sim,preciso ir até lá pessoalmente p/ fazer isso???Isso é demorado????

  • JUSTINO

    eu vendi um lote (terreno) a 28 anos mas quem comprou desapareceu nunca pagou iptu nem usou o terreno, foi feito um contrato de gaveta no cartório de imoveis que não tem a minha assinatura esse é o único documento da transação e a 20 anos venho recebendo cobranças da divida de iptu pois esse terreno ainda está no meu nome. PERGUNTA: se eu pagar essa divida eu posso ter o terreno de volta? tenho 79 anos não quero nada dos outros mas a minha procupação que já recebi uma cobrança do juiz, já fui inumeras vezes na prefeitura e nimguem resolve nada por favor me ajudem obrigado.

  • ANA CRISTINA

    vendi minha casa, ainda moro nela o corretor disse que por lei tenho que desocupar a casa em 30 dias é isso mesmo, ou tenho mais tempo?

  • eleoci gonçalves barbosa rocha

    me ajudem pofavor um intiado do meu esposo se ofereceu para comprar a casa de meu esposo e que pagaria a prestaçao, so que ele ja passou amorar dentro da casa com a permisçao do meu esposo ja faz um ano e meio mais omenos e o intiado ainda nao fez o pagamento ele deu uma quantia que nao chega nem a metade, logo quando entrou para morar na casa e ate hoje nao deu mais nada quero saber se meu esposo perde o direito da casa com esse tempo que o intiado estar morando na casa sem faser nenhum contrato nem pagamento do imovel meu esposo ja é um idoso acho que querem passar a perna nele. obrigada

  • ALEXANDRE

    tenho um imovel com contrato de compra e venda sou obrigado a pagar iptu ? e com qTOS anos adquiro o uso campeao ?

  • Silmara

    Prezado Senhor:Comprei um imóvel com parte do preço financiado pela CEF.No recibo de sinal foi estipulado o prazo de 30 dias para assinatura do contrato. A partir daí, a vendedora do imóvel teria prazo de 90 dias para entrega das chaves,sob pena de sob pena de multa de R$ 100,00 por dia de atraso.Ocorre que o contrato foi assinado três meses após a data do recibo de sinal e o registro no RGI foi concluído dois meses após a assinatura do contrato.A vendedora recebeu a parte financiada em junho/2010, dois meses após a assinatura do contrato.Em razão desses imprevistos, houve ajuste verbal para contagem do prazo de 90 dias para entrega das chaves a partir de 11 de junho (data que ela recebeu a parcela do financiamento). Mas agora, depois de tudo concluído, a vendedora já me preveniu de que não vai me entregar as chaves até dia 11 de setembro, alegando que a tramitação dos documentos foi muito demorada e que ela me vendeu o imóvel por preço inferior ao real.Devo esperar o término do prazo (11.09.2010) para notificação ou devo notificá-la antes, alertando-a sobre as consequências pelo descumprimento do que foi ajustado?Agradeço a preciosa atenção.Silmara

  • miria

    Gostaria que me orientasse como devo proceder a respeito de uma venda de uma casa que infelizmente perdi o contrato de compra e venda do imóvel. Possuo as NP quitadas e uma carta do antingo proprietario me felicitando pea compra da casa e me enviando a ascritura definitiva dele. Ficamos sabendo ainda que o antigo proprietario faleceu. Como devo fazer para regularizar esta pendencia e assim concretizar a venda>

  • victor hugo lopes

    oi sr,gastaria de saber o seguinte,comprei um terreno com uma casa dentro,pois so tenho o comprovante de compras e vendas feita em cartório com testemunha,esse documento é válido ou não ,porque ele esta de separação com a mulher,preciso ficar preoucupado sobre isso.muito obrigado

  • Magda

    Bom dia, comprei um imóvel por meio de concorrência pública da Caixa Econômica. Fizemos parte do pagamento com recursos próprios e o FGTS e outra parte estamos financiando com a CEF. A CEF se comprometeu, por meio de edital, a pagar as dívidas em atraso. No entanto, o imóvel caracteriza-se como ocupado, pois o antigo dono (que perdeu o apto. por falta de pagamento) o alugou e o locatário não está morando no imóvel, mas todos os seus pertences e de sua família (mulher e quatro filhos menores)se encontram ainda no local. Com ajuda do porteiro, conseguimos o telefone do locatário e falamos com ele sobre o assunto. Ele disse que sairia do imóvel, mas estava difícil encontrar um novo local. Além disso, gostaria de ver o documento que comprovasse a compra do imóvel e deixamos uma cópia do RGI no prédio. Apesar de toda a nossa boa vontade, passaram-se quase 10 dias do primeiro contato e ele não retirou a cópia do documento com porteiro. Fizemos o segundo contato e ele está viajando a trabalho e não pôde falar conosco. No momento, ele não está morando mais no apartamento, está na casa de algum parente. Não sabemos se o melhor a fazer é contactar um advogado que a CEF disponibiliza, também está no edital, ou esperar uma saída pacífica.

  • marlene

    comprei um terreno dei dez mil reais e parcelei + 4vezes de dez mil paguei em cheque mas os trez primeiros foram depositados mas os outros naõ foram e apessoa que comprei se nega a fazer um acerto oque devo fazer.

  • Fabiano Ricardo

    Comprei um imóvel novo de uma pessoa onde no terreno constava duas casas. Contratei um Agente para ver documentação para mim e foi feito a averbação das casas na prefeitura, tudo certinho. No cartório o proprietário Averbou a casa que eu estava comprando e esqueceu de averbar a outra. Ai na hora de comprar o vendedor sem querer passou tudo para meu nome, só que no cartório ficou constando uma casa num terreno grande. Quando o antigo proprietário foi vender a outra casa, o Cartório disse que ele não podia porque ele não era mais proprietário do imóvel, ou seja o veínho passou tudo para meu nome só que no cartório constava somente a casa que comprei no terreno total. Ai para consertar o agente imobiliário averbou a outra casa em meu nome e agora existem matrículas diferentes, porém as duas casas no meu nome. O cara queria vender a casa como seu eu fosse o vendedor e depois passar o dinheiro para ele, consultei na Receita Federal e disseram que se eu fizer isso terei problemas, como as duas casas estão no meu nome vão questionar de onde tirei o dinheiro para construir a outra casa. Quero devolver o imóvel que não deveria estar no meu nome para o antigo proprietário (pois sou uma pessoa de bem). No cartório disseram que não tem como cancelar mais a matrícula e tem que passar agora como se tivesse vendendo. A Receita Federal diz que é o cartório que tem que arrumar. Como devo proceder agora ? Cada um me diz uma coisa.

  • Michelle

    Boa Tarde, tenho um imóvel que ainda consta um saldo devedor de R$10.000,00 e estou adquirindo um maior na planta, no contrato de compra da construtora esta informando que o financiamento será associativo da CEF (não consta a obrigatoriedade), consigo fazer esse financiamento tendo um imóvel que ainda não foi quitado?

  • Aline Diehl

    oi,gostaria muito de uma ajuda,meu noivo vai comprar um terreno do pai dele que é casado,e tem outro irmao casado,o irmao precisa tambem assinar o contrato de compra e venda para abrir mao do terreno?já tenho varios modelo de contrato para digitar mas nao sei como acrescentar o irmao se ele entra como vendedor tambem junto com o pai ou coloco anuente …sei lá..gostaria muito que m ajudassem

  • Rodrigo Souza

    Boa tarde,estou finalizando uma compra de um apartamento, está faltando apenas que o proprietário assine a documentação para ser enviada a CEF para rodar o contrato e finalmente passar o imóvel para o meu nome.O GRANDE PROBLEMA que está acontecendo é que o proprietário está atrasando sua assinatura(parece que não quer mais vender o imóvel).Gostaria de saber qual o procedimento nesse caso.Grato.

  • Karen Campanile

    Boa noite, por favor, preciso de orientações sobre um imóvel adquirido com contrato de gaveta: A escritura possui três proprietários. Dois casados sob o regime de comunhão parcial de bens e um 3a. que entrou para compor a renda. Já no contrato de compra e venda, os promitentes vendedores são o casal, ou seja, o contrato não faz nenhuma referência sobre o 3a. proprietário. Ocorre que esse detalhe foi observado após anos, quando o imóvel já estava quitado e os compradores foram lavrar a escritura. Não fosse o bastante a essa época o 3a. vendedor já havia falecido. Então como proceder nesse caso para conseguir lavrar a escritura, já que os atuais proprietários precisam urgentemente vender o imóvel?

  • roberto

    vendi uma casa da seguinte forma:uma entrada a vista e com cheque prédatado e o retante financiado pela caixa ec. federal.dei posse precaria da casa, pois segundo informação da imobiliaria era nescessário, senão fizesse assim não seria possivel que o comprador pagasse condominio, agua e luz.parte da entrada foi depositada no ato, e o primeiro cheque pré- datado foi sustado, sem explicação e nem aviso.quero saber oque devo fazer, para cancelar o contrato e tirar o comprador do imovel

  • Débora

    Bom dia,Preciso tirar uma dúvida, existe 3 casas construída em um mesmo lote e uma delas está à venda e mesma encontra-se alugada. O vendedor tem que dar a preferência de compra somente para o inquilino ou para os outros moradores do lote também?

  • nicole niespodzinski

    Bom dia, compramos uma casa já passamos assinamos todos os documentos necessários. mas o dono disse que não cumprimos com o contrato pois negociamos dois carros no negócio, mas o contador presente como testemunha que os dois carros forão aceitos. ele pede que paguemos o conserto de um dos carros mas o valor estipulado já foi pago todos os encargos. ele deixou contas de águas atrasadas e pertences dele na casa, no caso ele não está cumprindo com o contrato. ele informou que irá a justiça, mas todos os valores cabíveis a ele já foi repassado. ele pode fazer isso?

  • arlete

    Na verdade eu preciso de orientação,comprei um terreno,com onze anos de iptu atrasados, que foram abatidos no valor da venda no acordo com o proprietario.Fui a prefeitura verifiquei se o imovel pertencia mesmo ao vendedor, o contrato foi feito com a concordancia de um filho, pois o vendedor possui mais de 65 anos.Terreno pago,IPTU regularizado;passados cinco meses apareceu uma terceira pessoa com documentos dizendo que o terreno pertence a ele à 7 anos vendido pela mesma pessoa.Pergunta:1º Essa terceira pessoa nunca regularizou as dividas do terreno, junto a prefeitura,e eu, sim estou em dia com os impostos. Já estou contruindo no terreno e não sei como resolver com essa terceira pessoa.2ºComo a lei pode me ajudar sobre essa situação?Pois a primeira suposta venda foi feita a sete anos foi passado o primeiro contrato na tranzasão e comigo tenho um contrato registrado em cartorio com a anuencia de um filho do vendedor3ºO vendedor alega que por não ter pago as dividas ativas desde à transação e o terceiro comprador não ter se manifestado sentiu-se no direito de vende-lo novamente pois não tinha condições de -pagar as dividas e me vendeu o terreno sem me informar da primeira venda, como agir mediante a lei?

  • Liliane

    Olá vendi uma casa há dois anos e a nova proprietária até hoje não fez a escritura e nem passou a conta de luz para o nome dela o que fazer a alguns meses atrás meu nome foi parar no SPC por falta de pagamento da luz, conversei com ela ficou de mudar, mas verifiquei com a CPFL e a conta continua em meu nome e ainda atrasada. Posso processa-la por usar meu nome?DESDE JA AGRADEÇO MUITOLILIANE

  • Maria Jose

    Temos uma casa deixada com o falecimento dos pais, a casa foi vendida, através de um instrumento particular de compra e venda aguardando financiamento da CEF, ja se passaram 1 ano e sete meses e agora este financiamento foi negado, a posse foi dada precariamente ao comprador, so que ele ja construiu uma nova casa sobre a outra, e se recusa a reajustar o valor.Quando podemos pedir de reajuste? Se ele não concordar devemos entrar na justiça? Demora muito estes casos na justiça?Muito obrigada.Maria Jose

  • Aparecida Soares

    Por favor.estou comprando um aptº que tem a Mãe uso/fruto em doação por escritutra a dois filhos;!- todos assinan a venda?2- Um dos filhos tem pendência na Certidão Forenses e CivilForense é com a Porto seguro desde de 2005 e que 30/08/2010 eu vi no site que “aguardando expedição manadado” – Este mandado pode ser penhora do imóvel? – Eu corro risco de pagar sinal e perder? 3 – outra certidão consta Processo de 2004 de Pensão alimentícia que segundo ele já foi acordado só não deu baixa na 2ºª vara Civel.1ª pergunta; Onde eu verifico se realmente já foi acordado sem pedir a Certidão de Objeto e pé , que demora muito.O que me aconselhamabraços

  • alessandro domingos

    ola! estou querendo comprar uma casa, mais tenho muitas duvidasa pessoa a quem quero comprar a casa ainda não acabou de paga ladeve uma aparte ao proprietário. gostaria de saber que medidas devo tomar em relação a documentação e para saber se a casa esta devida mente legalizada. para que eu possa ficar tranqüilo e saber que esta tudo ok com a documentação. aguardo resposta. obrigado. e fique com Deus.

  • Michele Brasil

    Boa tarde!Comprei casa nova e fui informada que tenho apenas 30 dias para reclamar de qualquer tipo de problema que tenha na casa, mais eu li que a contrutora tem que me dar 5 anos de garantia, isso procede? Poderia me ajudar?

  • sandra

    comprei um terreno no contrato de compra e venda registrado em cartorio pois o vendedor esta com o nome sujo na justiça e cheio de dividas,o terreno estava no nome de uma empresa,caso esta empresa abrir falencia posso perder o terreno?estao fazendo uma ata de reuniao que nunca existiu com a data de 1 ano atras e me colocando como sindica sem a minha permissao e estao querendo que eu assine de qualquer maneirao que faço?consigo tirar a escritura?é preciso dessa ata de reuniao para dar liberar escritura?

  • Fiz contrato de compra e venda ha 11 dias,o vendedor ainda não apresentou a documentação,para escritura, posso desistir da compra,já paguei 60% do valor, quero desistir e ser indenizado, como faço.grataMarly

  • Natalia

    Gostaria de saber quais as certidões necessárias para o financiamento na CEF, por parte do comprador.Obrigada!

  • neci

    ola, preciso de orientaçao.comprei uma casa e o antigo propietario nao transferiu a linha telefonica dele, porque esta com dividas, eu nao consigo fazer a transferencia da minha linha, pois a dele ainda estaa em meu endereço. como tenho um negocio estou tendo prejuizoos por falta de meu teefone… resolvi usar o telefone dele para assesar a internet, agora ele quer me processar.. que direitos ele tem?eu tenho todos os documentos da compra da casa em meu nome..o que devo fazer?

  • Julio

    Olá.A situação é a seguinte:Vendi um apartamento, cujo comprador fez um financiamento junto a CEF. No entanto, parte do recurso encontra-se ainda bloqueada a mais de 1 ano junto à CEF, pois o contrato continua com pedencia junto ao cartorio. Como devo proceder? Posso anular o negócio? Como posso obter ressacimento pelo tempo que o dinheiro ficou bloqueado?Ainda, soube que o comprador alugou o imovel. É lícito?Obrigado

  • MARCELO DE FREITAS

    Estou comprando um apartamento pela financiado pela caixa e a planta do imóvel é um dos documentos que a caixa solicita. O que ocorre é que a imobiliária diz que eu tenho que pagar por esta planta. Isto é verdade???? O proprietário atual não deveria ter a planta????Obrigado

  • aline

    Dei entrado em um imovel pela caixa economica federal, agora no mes de novembro de 2010, posso cancelar este contrato? tem uns 15 dias. me responda urgente..

  • Rosemara

    BOA NOITE…TENHO UM IMOVEL NA PRAIA, COLOQUEI A VENDA PELA IMOBILIARIA, ASSINEI UM DOCUMENTO ACEITANDO PROPOSTA DE COMPRA E VENDA, SÓ QUE JA SE PASSARAM MAIS DE 6 MESES E NADA..O COMPRADOR ESTA FINANCIANDO PELA CAIXA, GOSTARIA DE SABER SE POSSO DESISTIR DA VENDA, A IMOBILIARIA ALEGA Q SE DESISTIR EU PAGO O SINAL DE NEGOCIO, MAS NO CONTRATO SÓ TEM VALIDADE POR 120 DIAS APÓS ASSINATURA. COMO FAÇO PARA DESISTIR?

  • bom dia estou com muitas duvidas sobre um imóvel que estou comprando, onde é uma casa de 3 andares 2 donos diferentes e estou comprando o térreo 1 andar ,qual o documento necessário para a confirmação da minha compra deste imóvel fechamento do negocio e garantis de que agua , luz e telefone estao ok como proceder nesta condição , no cartorio eles verificam tudo isso , onde vou pagar esta casa avista , e de qual momento proceder onde a casa ainda esta ocupada , algum modelo de documento confirmando a data para desocupação do imóvel , muito obrigado aguardo um retorno .

  • Mauricio

    Comprei um apto na planta e estava previsto a entrega para agosto de 2010 agora estou totalmente perdido e quero desistir eles so querem devolver 20 por cento do valor ainda sem as comissões que paguei pois estava no contrato que poderia atrasar seis meses o que posso fazer pois agora não consigo financiar devido a renda e os valores corrigiram demais nesse atraso.

  • joão lopes

    gostaria de saber qual tipo de contrato eu posso fazer para a compra de um apartamento do cdhu que já foi vendido e eu estou querendo comprar do 2º dono, e que está em nome do 1º donoAtt: João

  • katia araújo

    Bom dia, Comprei um imóvel em 2007, e ainda não assinei a cessão de direitos(é um imóvel ainda sem escritura), e na época a pessoa que me vendeu estava em processo de separação do pai do filho dela(ela não é casada no papel. Hoje ele pode reivindicar algum direito sobre esse imóvel mesmo ela tendo adquirido com recursos só dela????

  • Edilâine

    Olá boa tarde.Comprei um terreno e o vendedor passou pro meu nome o contrato de compra e venda tudo certinho, só que ele ainda tem um documento de quando ainda estava no nome dele, eu gostaria de saber se ele pode de má fé, passar o terreno pra outra pessoa sem eu saber??

  • Suely Galvão

    Gostaria de saber qual o procedimento mais adequado na situação de compra e venda do imóvel quando a única e mais velha irmão não assina o documento,uma vez que,meus pais querem vendê – lo para mim.Tenho que entrar com algum tipo de ação na justiça?

  • rosangela

    Gostaria de uma informação. Vendi um imovel e metade foi finciado pela cef, Se passaram 6 meses, e até hoje o valor está retido na cef, pois o comprador não registrou em cartório. O que devo fazer para receber meu dinheiro, visto que faço contato e ele não me dá previsão. Aguardo retorno.Obrigada!

  • Flávia Guedes

    Moro em um apartamento com meu pai e minha irmã, porém, somos em quatro irmãos. Resolvemos vender o imóvel; meu pai com 50% do mesmo eu, com 12,5% e mais dois irmão, cada um com 12,5% concordam com a venda, totalizando 87,5%. Apenas minha irmã que mora no apto não quer vender, pois trouxe um namorado para “morar” com ela (isso já acontece há 6 meses), pois dessa forma, não tem despesa alguma, pois meu pai, até o momento está pagando as contas. Podemos obrigá-la à aceitar a venda, uma vez que ela receberá a parte que lhe é de direito, ou cobrar aluguel se quiser continuar morando no apto. Eu e meu pai vamos nos mudar.Agradeço a atenção.Fla

  • tenho um apartamento no meu nome que comprei para um amigo de trabalho no qual passando-se um ano ele iria passar este apartamento para o nome dele.So que ja fez um ano e 4 meses e ele não fala no negocio.Eu gostaria de saber se tem como eu fazer um contrato dando um praso para ele passar para o nome dele, sendo assim se caso ele deixar passar a data e perde o direito do imovél que está no meu nome. me ajudem quero uma opinião a respeito. se poderem me mandar um modelo de contrato deste tipo.

  • Nestor José Gamboa

    Resumindo : Tenho um imóvel quitado que foi financiado pela CEF , um contrato de gaveta onde a antiga proprietária fez 2 procurações para pessoas de meu convivio e a escritura ainda não foi efetuada . Quero vender o imóvel e os 2 procuradores possuem restrição …será possível …obrigado

  • dionisio dieter

    ESTOU VENDENDO UM IMOVEL EM ESTANCIA VELHA RS POREM TENHO ALGUMAS PENDENCIASCOM SPC SERASA AGORA DEPOIS DE TODOS O DOCUMENTOS PRONTOS O BANCO ME DIZ QUE SE EU NAO PAGAR TODAS AS DIVIDAS NAO VAI PODER FAZER O NEGOCIO POIS SEGUNDO O BANCO O GOVERNO SISTEMA DE HABITACAO NAO IRIA LIBERAR.A PERGUNTA E TEM ALGUMA COISA QUE E POSSIVEL FAZER POIS ESTOU VENDENDO MEU UNICO IMOVEL POR NESCESSIDADE,NESTE CASO NAO ESTOU SENDO DISCRIMINADO,POSSO ABRIR PROCESSO CONTRA ESSE AUTORITARISMO.

  • carlos Martins

    Boa tarde, gostaria de saber se existe possibilidade de eu negociar um imóvel isento de IPTU com a Caixa Econômica através de carta de crédito? Aguardo. Grato.

  • Daiane

    Boa noite. Comprei um imóvel novo financiado pela CEF no qual possui contas de água e IPTU em aberto. Eu ainda não peguei as chaves e assinei o contrato em 03/03/10. A minha dúvida é se eu preciso arcar com as dívidas da casa ANTES ou DEPOIS da entrega da chave, pois a construtora e administradora do condomínio me pessas informações diferentes. Obrigada.

  • Marcio Santos

    Comprei um Apto em que o atual proprietário não transferiu o imóvel para seu nome (está em nome da construtora ainda), desde 1994.No contrato de compra e venda ele entrou como “cessão de direitos”.Para as certidões negativas, preciso pedir os da construtora tb??Segundo o cartório, não seria necessário as certidões da parte da construtora por ter, a transação com o cessionário, ocorrido há mais de 10 anos. É verdade? O cessionário paga as taxas de transferência também???

  • Cristine

    Não estou localizando a parte que vocês explicam como declarar a venda de um imóvel no IR.Vocês podem me fornecer o link?Obrigada, Cristine

  • silvia

    Gostaria de saber qual o risco que corro se vender um terreno e antes de o comprador pagá-lo todo, já construir uma casa?

  • Pedro Marcelo da Silva Siqueira

    Senhores:Senti muita firmesa nas suas colocações!Se possível, gostaria da vossa opinião!Estou iniciando dois loteamentos e preparando um terceiro. Me parece menos oneroso criar uma empresa imobiliaria optante pelo lucro presumido.Quanto ao tipo da empresa, o que seria melhor, uma administradora patrimonial, ou se tem uma outra possibilidade melhor?Saudações,Pedro Marcelo

  • kaaaique

    eu coloquei minha casa á venda na imobiliaria, apareceu o comprador, só que eu me arrependi de vender, e eu não assinei nada, somente o contrato de divulgação de 3 meses, e o dono da imobiliaria disse que vai pra justiça, eu estou ou não no meu direito de desistir ?

  • henrique

    minha tia esta querendo comprar um imovel. ela só tem 35.000,00 para comprar. nao quer financiar. tem uma senhora vendendo uma casa em um terreno enorme. neste terreno existem outras casas. a dona deste imovel disse que o terreno todo tem 1 rgi no nome do proprietario do terreno, ele mora em frente. mas cada casa tem a sua “documentacao”, nao sei se é o “contrato de gaveta” ou “escritura de compra e venda”. nao tenho esperiencia na area, comecei agora e quero ajuda-la, tenho ate intencao de fazer um curso sobre ducumentacao geral de imoveis com vcs. o que minha tia tem que fazer para ser uma compra “segura”? é legal essa venda? podemos pegar um modelo de contrato de compra e venda e registrar no cartorio? depois podemos legalizar essa casa? e qual o custo medio? quais cuidados temos que tomar? agradeco sua atencao por ler esse e-mail, aguardo sua resposta pois nos ajudara muito. fui em uma palestra sua dr ary travassos e vi a sua vasta experiencia, por isso vim direto ao seu site para pedir ajuda. mais uma vez obrigado.

  • Marilena

    Gostaria de tirar uma dúvida: Estou vendendo meu apto pela e o comprador está usando carta de crédito. Hoje o comprador me procurou dizendo que eu tenho que tirar 7 certidoes do vendedor e 2 do imóvel. Quem tem que pagar estas certidões , não seria o comprador?Grata.

  • charliane

    para comprar uma casa popular no valor de R$ 30.000,00. quais os documentos que esse tipo de imóvel deve possuir? e quais os tipos de cartórios que devo ir para concluir a compra?obrigado

  • tania

    gostaria de saber se eu tenho que pagar a parte do benefício que teve da parcela do imóvel, o marido faleceu e a parte dele foi abatida nas prestações, hoje pra eu pegar a escritura, sou informada que tenho uma dívida com a esposa de 24 mil reais pra eu pagar senão ela nao assina a escritura. grata pela atenção.

  • Geraldo

    tenho um imóvel que ainda esta em inventário e fiz uma escritura de promessa de compra e venda onde parte da quitação está vinculada ao término do inventário.estou com uma oportunidade de outro imóvel e quero usar meu O FGTS e financiamneto pela caixa para este novo imóvel, comsultei o site da caixa e eles citam que sendo promitente comprador não pode ser adquirido, isto quer dizer a promessa de compra e venda, mesmo o RGI e escritura não estar em meu nome? OBRIGADO

  • eline pires

    fiz uma venda de um imovel, mas depois de uns meses o negocio não deu certo,|( mas já tinha sido feito a transferencia de compra e venda e escritura p o novo dono) há um prazo no cartorio pa anular compra /venda e escritura.?

  • Tatiana

    Crédito Imobiliário – Imoveis de 40 a 300 mil, em prazos de até 150 meses para pagar – parcelas apartir de R$320,00. Sem juros e sem burocracia. Maiores informações 11-60373712

  • João Marcello

    Bom dia a todos, Minha tia comprou um apartamento junto a uma construtora. Acabou de quita-lo e agora está querendo passa-lo para o seu nome, como ela deve proceder? Está de posse do documento de quitação já. Grato pela ajuda.

  • Fabiano

    Minha dúvida é sobre a data pra emissão de darf (pis, cofins). Somos uma construtora, pessoa juriídica, e vendemos algumas casas que foram financiadas pela Caixa. O imposto de cada venda é referente à data de protocolo no RGI? ou a data do registro final do RGI? Estou pagando pela data de protocolo, o problema é que ainda não foi liberado o capital da venda pela Caixa para nós, pois só depois de levar a matrícula é que a Caixa libera o valor.Obrigado Fabiano

  • Augusta

    Comprei um apto na planta e desde janeiro/2011 tento financiamento e não consigo, agora a construtora diz que vou ter que entregar o imóvel. minha dúvida é se posso vender para outra pessoa para não perder o que ja paguei (R$ 26.913,00) o apartamento esta avaliado em R$ 130.000,00. Como posso fazer?GrataAugusta

  • jean

    ola meu amigos tira minha duvida quitei minha casa do programa do par mais a escritura nao vem no meu nome porque sera quitei avista o saldo devedor

  • Luciana

    PrezadosApós a compra de um imóvel e o vendedor do referido, já recebeu o valor integral do mesmo, por quanto tempo ainda este antigo propriet´rio tem o direito de permanecer no mesmo? caso ultrapasse este período, quais as providências a serem tomadas?Agradeço retorno.AttLuciana

  • Andreia SP

    Comprei um apto, paguei o total do contrato e passei a escritura com uma procuração que o ex prop.me deu.Passado seis meses ele requereu cancelamento do contrato e alegou que a procuração foi revogada antes de passar a escritura, mas ele nao avisou sobre a revogação.Ve se isso é possivel, não sei como agir!!!

  • daniel

    Comprei um terreno a prazo e terminei de pagar as parcelas ja faz um ano, e ainda não fiz a escritura quais as consequencias?

  • CRISTIANE

    Prezados,Estou vendendo minha casa e a única documentação que eu tenho é umapromessa de compra e venda. O comprador falou que eu tenho que ir atrás da pessoa que me vendeu a casa pra saber se na época a casa foi registrada na Prefeitura e estou com mtssssssss dúvidas, não posso perder essa oportunidade de venda porém deve ser feita de uma maneira clara e consciente. Vocês podem me ajudar????

  • charles Alves Carneiro

    Necessito de uma ajuda. Estou vendendo um imóvel, que está sendo financiado pelo Bco do Brasil. Terei a certidão da Justiça Federal pela Internet, na praça do Rio de Janeiro, mas o Bco exige que a certidão seja emitida em papel moeda. Estive na Justiça Federal e fui informado que não mais existe essa possibilidade e que o processo via Intenet é o oficila, mas O Bco continua não aceitado essa documentação. Todas as outras documentações já foram atendidas e o processo corre o risco de não ser aceito em função desse impasse. Será que poderia receber alguma ajuda/orientação? Agradeço – Charles

  • Paulo Roberto

    Prezados,Efetuei a venda de minha casa atraves de contrato compra e venda registrado em cartorio e tudo, tem uma clausula que diz que o comprador deve fazer a transferencia em 90 dias. Mas ate agora ele nao fez, e o IPTU consta no meu nome e esta atrasado. Como o comprador esta enrolado e acho dificil fazer a transferencia por enquanto, existe alguma possibilidade de requerer na prefeitura a suspensão do iptu no meu nome ou transferir para ele a obrigação atraves do contrato compra e venda?Aguardo um retorno, obrigado

  • Eliana Fernandez

    O idoso de 84 anos esta isento de pagar INSS para legalizar sua casa?

  • norma regina gomes figueiredo

    Comprei uma casa financiada pela Caixa Economica Federal, já quitei o imóvel e estou vendendo. A Caixa pode impedir a venda no caso de eu ter restrições no meu nome? Porque? Estou vendendo e não comprando ou fazendo financiamento? Quem está financiando é quem está comprando minha casa.

  • norma regina gomes figueiredo

    Estou tentando vender minha casa. Já está quitada junto a Caixs Economica Federal. mas tenho restrições no meu nome, a Caixa pode colocar empecilhos.

  • julio

    Financiei um apto que esta aprovado pela caixa. Porém a imobiliária-que me intermediou-me prometeu que me entregaria o imovel em julho e ate agora nada.Quem me vendeu ainda esta no imovel – e so receberá o valor da venda quando houver o registro em cartorio em meu nome em relação a minha compra. Não me foi entregue o protocolo de entrada de registro e esou sem previsão de receber este imovel-posso desistir-tanto na imobiliária como na cx ou devo processar a imobiliaria por danos-pois estou sem teto- e morando de favor em casa de familia enquanto esse imovel não sai-obrigado

  • Priscila

    Boa tarde, gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Comprei um imóvel novo direto da construtora, dei 40% de entrada e financei o sldo restante. O imovel está hipotecado pelo banco financiador da obra, e estou financiando através de outro banco. A construtora está cobrando juros da data da assinatura do contrato até a data do efetivo pagto pelo banco, isso é correto??? Além disso eles me deram um prazo de 30 dias pra entregar o termo de quitação junto ao banco 1. Está certo a cobrança de juros nesse prazo, uma vez que os documentos estão pendentes por parte deles??? Obrigada, riscila

  • lucilene cristina

    estou vendendo um lote avista e quero saber, eu vou receber o dinheiro depois q a escritura ficar pronta ou assim q der entrada na escritura

  • jonas

    tenho uma pergunta, uma pessoa que tenha dois filhos, pode vender um imovel diretamente para um deles, sem a aprovação por escrita do outro?

  • GIL

    comprei um apartamento contrato com a construtora minha esposa morreu quero vende-lo. Ainda não fiz a escritura tem inventário ou outra forma de vender em meu nome com a construtora sem a minha esposa? Esta Quitado em meu nome e da minha esposa.

  • Leandro

    Comprei um apartamento na planta, fiz contrato com empresa de um apartamento de 73m², aproximadamente 3 meses depois saiu o empréstimo, vi no contrato da caixa um apartanento de 71m² a sacada em vez de ser de 5m² é de 3m², tenho as plantas em que a empresa me mostrou na hora que comprei e todas são de 5m².O que posso fazer?

  • sonia maria

    estou ccomprando um imovel quitado e sem divida, o dono tem dividas em outro estado corro o risco de perder este imovel

  • Jeisa

    Vendi um imovel pela CEF financiado, até agora depois de mais de 45 dias de contrato assinado ainda não me foi desbloqueado o valor da venda. Gostaria de saber se o comprador tem um prezo pra apresentar o novo RGI para a CEF para que o desbloqueio seja feito e se ele não o fizer gostaria de saber se tenho como devolver o valor do sinal sem multa e cancelar a venda por falta de cumprimento de contrato por parte do comprador.Aguardo um breve retorno.

  • CINTIA LACERDA

    COMPREI UMA CASA QUITADA MAS SO TA A ESCRITURA NO MEU NOME POIS O REGISTRO ESTA NO NOME DO DONO .. QUERO SABER SE ELE QUIZER PASSAR A CASA [RA OUTRA PESSOA SE ELE PODE SEM A CASA ESTAR REGISTRADA NO MEU NOME..

  • sandra

    Olá, A minha casa não tem documentação, o terreno é da prefeitura, mas tem a promessa da prefeitura que sairá a documentação, sendo registrado no cartório de imóveis,mas existe uma lei que proteje esse tipo de situação, já que não possuo documento nenhum, quero saber qual o valor de venda, neste tipo de situação.

  • Maria Izolina Santos

    Gostaria que me esclarecesse o seguinte: Em 1998, meu pai, na epoca casado com minha mãe, passou uma procuração para sua filha vender um imovel em outro estado. A venda foi efetivada.A pessoa que comprou o imvel quitou junto a financiadora.Acontece que a proprietaria não transferio o imovel na data do pagamento. Depois de 13 anos e do falecimento da minha mãe eles não estao conseguindo transferir porque o advogado na epoca não solicitou a documentação da mamãe,isto é, a procuração menciona que ele é casado. Minha mãe faleceu em 2001. Como devo proceder

  • ronaldo martins

    vendi um apartamento a 10 anos e varias pessoa compraram e vedenram este imovel no decorrer do tempo, o morador atual não quer transferrir o imovel, não possue documento algum de que é o atual dono, na verdade eu nunca o vi, somente coversei via fone, o que eu faço para que ele transfira este apartamento faltam 2 anos para terminar de pagar e o saldo e 6.000,00, e eu preciso comprar outro imovel no municio onde residuo e usar o FGTS.

  • Baudoino Madeira

    Estou comprando um lote de terreno 30×30 só que são tres terrenos 10×30 cada como devo fazer no contrato, faço um só descriminando cada um ou tres contratos separados com o mnome de cada proprietário???abraço

  • Maria Isabel Paul

    Boa tarde.Estou comprando uma casa, mas está registrado apenas o terreno,tem IPTU e taxas.Posso fazer esta negociação, é seguro.Aguardo resposta.

  • Marcela

    Olá, se caso eu compre uma casa e depois de algum tempo apareça uma execução fiscal por haver uma divida de iptu não paga pelo antigo dono, posso reclamar a ele para pagar essa divida, ou a sua obrigação se extinguiu com a venda do imovel???

  • giselle rachel dias freire

    Gostaria de saber qual a ação é cabivel no caso de eu ter comprado um apartamento na planta e ter quitado ou pago mais da entrada e quando procuro pelo meu apartamento a construtora vendeu para outra pessoa que está moarando. O que cabe? para a solução dessa situaçao. URGENTE.

  • Marlene

    posso financiar um imovel que tem edicula e por isso tem dois IPTU? se negativo, tenho como passar as duas casas para um so IPTU junto a prefeitura?

  • Elisabete

    Tenho um apto financiado pela CEF. Porém estou com dificuldades para continuar pagando-o. Possuo também restrição no nome, inclusive junto a CEF. Posso vender esse apartamento, quinta-o junto a Caixa, pois pretendo comprar um outro imóvel, com o valor restante. Será que terei problema em vender esse imóvel?

  • Maria Lucia

    Comprei uma casa e estou tentando mudar a escritura, onde me deparei com um problema; o Cartorio nao aceitou um documento chamado Curantela de um dos proprietario que tem problemas mentais. O irmao responsavel recebeu a parte com esse documento, só que o cartorio nao aceita, exige o alvara para venda do quinhao…dai começou o problema quem tem que tirar eu compradora ou o responsavel o Curandor?Muito obrigado!Lucia.

  • ALESSANDRO STOLLER

    Anunciei uma casa e tive um promitente comprador que me entregou o dinheiro da venda e ficamos de dar inicio ao processo junto a Caixa Federal, porém o mesmo sumiu e não consigo entrar em contato, continuo pagando as prestações só que o saldo devedor está diminuindo então o valor da casa está aumentando no caso de uma venda. O que devo fazer?

  • janilton

    estou comprando uma casa só que tem apenas o documento do terreno que e financiado mas ainda não foi totalmente pago, como posso fazer para comprar a casa pois gostei, pegar o financiamento para min e quais documentos devo exigir assinado pelo proprietário atual eque seja tudo legalizado para não tomar prejuízo.

  • VALDÊNIO DE SOUZA

    Bom dia [Senhores] gostaria que voçês me esclaressecem uma duvida, comprei um lote de terreno á 3 anos e ele já estava com placa de venda a mais tempo e só agora apareceu um senhor dizendo que é o propieterio do mesmo, peguei a documentação que eu tenho e fui até o cartorio responsavel pelo resistro e constatei que no cartorio avia dois resistros do mesmo lote, um em nome do senhor que diz ser o dono, e outro em meu nome mais estou de posse do terreno pois estou construindo minha casa la, O QUE DEVO FAZER…

  • EDER PEREIRA

    estou preste a comprar um terreno mas o dono so tem iptu corro algum risco,tem alguma forma de legalizalo

  • elder knapp

    estou construindo e aquarta parcela esta bloqueada porque acontece isso e normal demorra ums dias depois libera….

  • Tatiana

    Estou comprando uma casa, já faz quase um ano, agora estou esperando liberar o financiamento que já está na caixa, vou me casar mês que vem e o rapaz não quer sair da casa, já temos contrato e já demos uma entrada a ele, há possibilidade de fazer alguma coisa?

  • Leandro Moreira

    Dei entrada em um apartamento que ainda esta na planta, paguei a promeira parcela de um valor acordado com a construtora que é referente a entrada, mas ainda não assinei contrato com a caixa economica pois se trata de um financiamento. Gostaria de saber se posso desistir da compra, se pago alguma multa ou coisa assim?

  • miguel

    estou comprando um apto. A VISTA(revenda). apto. novo s/uso,mas 40% vai para o proprietario e os 60% (finaciados) para a construtora, quais os cuidados que devo tomar ?Obrigado, no aguardo.

  • elza

    ola estou entessada em comprar ima casa mas é de posse o vendedor disse que tem a 15 anos o imovel sera que é perigoso

  • Mauricio Silva

    Olá bom dia.G0staria de sanar uma dúvida, tenho um imóvel comercial que esta alugado, e este imóvel pretendo vender, fiz a notificação da proposta de venda ao inquilino, ele respondeu por escrito, interessando-se para a comprar do imóvel, porem ja passaram mais de 60 dias da sua contra oferta, e ele nem sequer me procura para efetivar a compra, tendo em vista o tempo de espera até a data de hoje, ele pode perder o direito de preferência na compra do imóvel.

  • Solange

    Meu marido assinou um contrato de um apartamento com uma imobiliária em fevereiro ele pagou 20 mil e o restante é pela caixa mais até agora ainda não saiu está demorando demais a caixa ja fez a carta de crédito ele foi lá abriu uma conta e fez um seguro tudo por causa desse apartamento que ele tirou mais até agora ele não foi mais chamado pela caixa para finalização da compra o que devemos fazer nesse momento?

  • solange

    eu comprei um imovél o dono do imovel tinha outros bens em maiores valoresmas tabem tinha dividas e eu posso adquirir dividas dele?

  • celina

    Tenho um imovel que foi comprado através de recibo,a pessoa que comprou já é falecido e agora eu gostaria de vender,porém o iptu chega em nome do falecido,isso significa que esta legalizado e posso vender? Consigo vender sem escritura? Pois o que me parece este imovel foi comprado atráves de DIREITO. Me ajudem,por favor?OBRIGADA…

  • MARIA DE FATIMA DE CARVALHO

    tenho uma casa em contagem-mg, so que o contrato de compra e venda esta em nome de uma irmã, pois a procuração do antigo dono foi passada para meu nome, pois o mesmo ao vende-la para mim foi embora para o nodeste. como legaliza?

  • liliane

    vendi um imóvel, fiz um contrato de compra e venda e entreguei para o suposto comprador, e foi combinado de que receberia asim que fosse registrado. Só que não foi registrado e eu não recebi, agi confiando no comprador (meu irmão). Só que agora estou recebendo cobranças do IPTU. Posso anular esse contrato. Por favor me responda.

  • Jose Messias Santos da Silva

    Fiz um contrato de promessa de vendas com o sinal e tudo para financiamento para uma casa antiga, foi assinado por mim a minha esposa com valor total de 193.00 isso com o financiamento da caixa mas 25,000,00 quitado em 5 anos foi pago o sinal para despesas em geral que estava no contrato ai veio o pai do vendedor e proprietário da casa dai dizendo que queria mas 5,004.00 para as despesas em geral e deposito na caixa para abrir a conta e mim informando a caixa avaliou a casa em mas 300.000.00 mas ficou acertado pelo valor inicial e chamado agora dia 27/10 para pagar mas 22.000 por ta avaliado em 300.00 sendo que nos começamos a reforma casa e o financiamento já ta aprova_ do pela caixa mas não saiu a escritura. Qual atitude tomar em relação a isso que não temos como pagar esse valor. Agradeço a atenção. Aguardo resposta.

  • Terezinha

    eu vendi um apartamento atraves de uma proposta de compra e venda p/uma pessoa, ela deu um valor x que já tinhamos pago e assumir a dívida e no prazo de 90 dias passaria p/ seu nome, pois bem, ele deposita todo mes o valor x da prestação na minha conta,pois é debito automático,até ai tudo bem, só que segundo ele tem dividas e não consegue passar o apartamento para o seu nome. ja conversei com ele, pois tenho enteresse em reaver o apartamento, mas ele não aceita, não consegue passar pro nome e eu já estou pressa nesta situação a 4 anos, não consigo comprar outro imóvel,pois já consta um financiamento na caixa. hoje moro de aluguél, tenho crianças menores. o que devo fazer?

  • Lucas batista

    oi, comprei uma pequena casa 9x11m com recibo de compra e venda, agora procurei o antigo dono para escriturar publicamente,mas descobri que ele(A) ganhou como doação da prefeitura o terreno em 1992,com clausula de inalienabilidade, em 2004 ele vendeu a senhor(B) que contruiu e em 2006 me vendeu,tudo com recibo e compra e venda. procurei o cartório de registro, lá consta o terreno em nome da pessoa(A), sendo assim o que posso fazer para legalizar esse imóvel? o usocapião pode ser pedido? mesmo tendo o terreno originário de uma doação? obrigado aguardo resposta.

  • cristina

    ola boa tarde. vendi um terreno onde ja foi assinado a minuta e ja foi dada a entrada. Porem eu não sabia que por causa de uma pequena laje constou que a construçao é irregular. Gostaria de saber se os compradores ou a imobiliaria teriam que ter visto isso antes e se tem como fazer contrato de compra e venda normalmente. grata

  • Malu Pedrete

    Tenho meio lote em Vila Velha ES a algum tempo, más agora resolvi construir. O problema é que não consigo pois, o antigo vendedor não tem contrato de compra e venda dele e só o de quem vendeu pra ele. Ou seja ele não tem documento de compra deste terreno,a não ser uma transferênçã muito mal feita que não consta o nome da segunda proprietária (os antigos proprietários eram dois irmãos) e está no nome desses antigos vendedores que vendeu pra ele. O que eu faço, se quando questionado a imobiliária (que era a primeira dona do terreno), disse que não tem nada com isso, e que a obrigação dela é fazer a transferênça, e quando questionei sobre a procuração que a segunda proprietária tinha passado na época, porque não constava na transferênça, ele gritou e não deu satisfação alguma. Por favor me ajudem, a quem devo procurar,quai são meus direito? Agradeço muito pela ajuda. AbraçosMalu

  • Malu Pedrete

    Tenho meio lote em Vila Velha ES a algum tempo, más agora resolvi construir. O problema é que não consigo pois, o antigo vendedor não tem contrato de compra e venda dele e só o de quem vendeu pra ele. Ou seja ele não tem documento de compra deste terreno,a não ser uma transferênçã muito mal feita que não consta o nome da segunda proprietária (os antigos proprietários eram dois irmãos) e está no nome desses antigos vendedores que vendeu pra ele. O que eu faço, se quando questionado a imobiliária (que era a primeira dona do terreno), disse que não tem nada com isso, e que a obrigação dela é fazer a transferênça, e quando questionei sobre a procuração que a segunda proprietária tinha passado na época, porque não constava na transferênça, ele gritou e não deu satisfação alguma. Por favor me ajudem, a quem devo procurar,quais são meus direitos? Agradeço muito pela ajuda. AbraçosMalu

  • Maria do Socorro

    Vendi um terreno há mais ou manos 10 anos, agora chegou em minha casa uma notificação de que meu nome consta na dívida ativa por não estar sendo pago o IPTU do imóvel, até agora o comprador não transferiu para o nome dele e nem está pagando os IPTUs, o que eu faço?

  • Alexandre Lourenço

    Gostaria de saber se é possivel a compra de imóvel sendo que este é proveniente de herança por morte do proprietário anterior e os parentes do mesmo firmaram em instrumento particular a divisão de bens imóveis, no entanto, ainda não fizeram o iventário. quais seriam a simplicações neste caso, ou seja, é possivel se colocar um imóvel para venda sem que seja feito o iventário?

  • Tatiane

    Bom dia,Queria tirar uma dúvida; pois vou assinar uma proposta de compra de um apto; só que meu nome esta no SERASA no dia da assinatura da proposta, mas até sair o contrato não estará mais pois eu vou quitar a divida.Tem alguma coisa que possa impedir?Att,Tatiane

  • Juliana

    Boa tardeAssinamos um contrato de compra e venda de um imóvel da seguinte forma:a) R$ 120.000,00 pagos até 48 horas através de financiamento bancário. b) Quitação de uma parte da dívida da caso que temos com a construtora. c) Um terreno no valor de R$ xxxxxx. Isto foi assinado no dia 10/11/2011 a atér agora o valor da letra”a” não entrou. Só que o Corretor imobiliário colocou parágrafo na cláusula que diz: Decorridos 60 dias mencionados na Letra A, será considerada vencida. Diante disto pegunto? Só posso ingressar judicialmente após 60 dias?

  • Flávia Guedes

    Boa Tarde!!!Adquiri um ágil de um apartamento em construção.O antigo proprietario me passou uma procuração de plenos poderes sobre o imóvel.Tenho q fazer a transferência de cessão de direitos antes de escritura-lo ou posso fazer a escritura já que possuo essa procuração sem precisar fazer a transferência de cessão de direitos ?Agradeço desde já,Flávia Guedes

  • reinaldo

    comprei um apartamento e fiz no cartorio apenas o registro de compra e venda o pagamento fora a vista , porem apos 1 ano a pessoa que me vendeu o imovel esta com um problema na justiça , gostaria de saber se hoje tenho como fazer a escritura definitiva haja visto na epoca não tinha R$ disponivel e se existe a possibilidade de a justiça bloquear o imovel

  • josefa

    sou viuva tenho uma casa que meu marido deichou, posso vender e por lei como dividir e, (minha idade é79anos)…..obrigada?

  • Carlos

    Boa tarde,Comprei uma casa a dois anos com contrato registrado em cartório com uma imobiliária fazendo todo tramite. O terreno foi “dividido” e três casas foram construídas, sendo uma do empreiteiro, uma da investidora e a ultima sendo do proprietário do terreno.Minha casa comprei direto do empreiteiro pagando 50% do valor e todo pagamento registrado através de recibos pela própria imobiliária. Após um ano e meio de obra eu prestes a casar, eu e minha esposa notamos que a casa não ficaria pronta, pois o empreiteiro se enrolou e não tinha mais dinheiro para finalizar a casa com o acabamento, sendo assim entramos com dinheiro para finalizar e pagar a mão de obra (temos todos os recibos).Passados mais 8 meses o empreiteiro sumiu finalizando apenas a minha e deixando as outras duas sem terminar. A procuradora e investidora que por sinal é dona de uma das casas fez um documento de confissão de divida que caso o empreiteiro não finalize a casa da investidora o valor da minha seria repassado para investidora e assim todo contrato alterado sendo ela a pessoa que me vendeu a casa e tirando o empreiteiro da compra e venda da casa.Para regularizar toda documentação da casa e assim dividir o terreno e tirar todas as matriculas será necessário a investidora injetar uma quantia para tirar a matricula e consequentemente o habite-se.Atualmente recebo o IPTU com valor total das 3 casas, no inicio fiz um acordo com a investidora que seria dividido por três o valor de cada parcela, porém nos dois últimos meses ela não tem depositado o valor das parcelas.Estou em uma grande luta para ter minha documentação e não vejo atitude da investidora em regularizar toda documentação, para que assim possamos ter nosso documento da casa e entrar no financiamento do restante da casa.Consigo de alguma formar desvincular o empreiteiro e a investidora e ter minha documentação na justiça? Como ficaria o restante da casa que ainda tenho que pagar? Infiltrações na casa e rachaduras desde o inicio tem na casa e ninguém faz a manutenção como prometido. Como posso resolver essa situação?Obrigado.

  • cristina Aparecida Miceli

    Dr. Armando Miceli,Gostaria de entrar em contato ,via telefone ou pessoalmente com o sr. , sou advogada também .Fiquei , maravilhada e feliz , pelo nome que não é muito comum (Miceli), atuar na mesma area . Tenho escritorio na zona norte de São Paulo , deixo meu convite para receber sua visita.Meus contatos telefonicos são (11)-29893966 ou 97208996.cordialmente ,Cristina Ap. Miceli

  • Franklin

    Boa tarde.Estou com um problema, comprei um apartamento e na hora da compra fui informado que para o finaciamento meu nome não poderia constar no SPC ou no SERASA, acontece que agora meu financiamento está travado por um tal de Risco D no BB, onde irei financiar meu imovel, fui ao banco e informaram que é devido a um débito anterior que tive. Este débito eu paguei com abatimento e após descobrir que pagando desta forma o meu nome ficaria com restrição interna no BB, retornei e quitei todo o resíduo + juros etc, porem mesmo assim fica este risco, como devo proceder, como o imóvel foi comprado na planta não posso financiar por outro banco, perdi todo o investimento que fiz?Agradeço desde já a ajuda

  • Marco Antonio

    Boa noite. A casa ao lado da minha não foi iniciada o inventário, o dono morreu e os filhos a querem vender para mim. Posso financiar?Grato

  • ozeas b de freitas

    tive 02 imoveis, o 1º foi quitado no ano de 1987. e o 2º foi comprado em 1985 e vendio para uma pessoa que por sua vez vendeu para outra que me procurou para novo contrato e regularização com o banco de financiamento me pediu a tal da procuração eu aceitei.Porem o mesmo entrou com uma permuta em meu nome suspendendo o financiamento e supendeu as prestações a qual faltaval ainda 5 anos. pediu recalculo .porem não me comunicou como devo preceder pois soube a pouco ao comra uma geladeira que havia restrição refente ao aptº.devo cancelar tudo pois o mesmonão aparece com o seu nome nas ações.pois o meu nome esta como titular. como devo resolver esta situação ainda tem ha a perda do seguro em questão.

  • ozeas b de freitas

    gostei muito das orientações e agurdo resposta.

  • Eduardo

    Eu gostaria de saber se uma igrja ao lado dificulta a venda de uma casa?

  • joao ribeiro

    comprei um lote através de um contrato de compra e venda,não consigo vende-lo, pois descobri q o loteamento não é registrado na prefeitura, como regularizar a situação documentacional deste lote??

  • Gustavo

    Bom dia;Comprei um imóvel, porém o dinheiro vai entrar na conta do vendedor e ele está querendo sair do imóvel depois de 30 dias que eu já paguei ele e ele já tendo assinado a venda e toda documentação em meu nome. Quanto tempo ele pode ficar no meu imóvel até se mudar? lembrando que ele comprou outro, porém ele está no prazo dele perante o outro imóvel. Obrigado pela atenção.

  • Anna C.C.B.

    Como proceder na venda de um apto registrado somente com o contrato de compra e venda. Ele está quitado, porém como é situado no terreno da marinha deve-se pagar o laudêmio para obter a escritura definitiva, segundo o referido documento(oque ainda não foi feito).Qual a melhor maneira de efetuar essa venda? O laudêmio deverá ser pago mais de uma vez? O registro deve ser feito primeiro em meu nome e depois ser feito outro no nome do novo comprador ou pode-se passar direto para o novo adquirente.

  • ROSANE REIS

    comprei um terreno cujo vendedor não é o mesmo averbado no RGI, ou seja ele comprou e não transferiu para o seu nome e tornou a vender,além disso não está averbada as construções no terreno: duas casas independentes uma em cima da outra, mas não esta instituída como condomínio pois não foram registradas, e o mesmo “proprietário” vendeu a de cima há 5 anos por contrato de promessa,(tem família ocupado a parte de cima), no mesmo período que me vendeu ,sendo que eu comprei à vista e tenho a escritura definitiva. a pergunta é: como vou passar para o meu nome se o real dono já é falecido; outra, se as construções não foram registradas como é possível o imóvel de cima obter escritura tendo em vista que esta já me pertence.

  • GUSTAVO

    OLÁ COMPREI UM TERRENO COM UM BARRACÃO,FIZ UM CONTRATO DE COMPRA E VENDA E REGISTREI EM CARTORIO,TUDO ISSO ATRAVES DA IMOBILIARIA,O PRAZO ACABOU E O FILHO DO DONO DO IMOVEL NÃO QUER SAIR,DISSE QUE SO SAI COM ORDEM JUDICIAL,A IMOBILIARIA ESTA RESOLVENDO COM ADVOGADOS,POSSO PROCESSAR A MESMA?QUAL É A MELHOR SOLUÇÃO?GRATO

  • Daniel

    tinha uma casa que vendie a 08 anos mais o comprapor não passou para o nome dele, agora estou precisando comprar uma casa pela caixa economica o que devo fazer o comprador não que registra a casa no seu nome, porque não tenhe diheiro. favor me ajude

  • Daniel Araujo

    Bom dia,Vendie uma casa a cerca de 08 anos atras, mais ate hoje o comprador não passou para o nome dele, como posso fazer para retirar o meu nome desta residencia no cartorio.

  • Luis Henrique

    Minha mae comprou um lote na imobiliaria e nao passou a escritura, então a imobiliaria vendeu o lote para outra pessoa, o que ela deve fazer?

  • talitai

    quero vender minha casa ,ela nao tem lage ,forro so de madeira e tem uma outra casa pequena no quintal de cima. da para ser financiada

  • Clara

    Boa Tarde!! O que acontece quando faço uma proposta formal de compra e de um imóvel onde assino a proposta onde diz que sendo a proposta aceita e eu venha desistir de comprar eu tenho de pagar o valor de 6% na desistência.Isso tem validade?Depois que assinei a proposta, dei sinal e o proprietário aceitou a minha proposta eu posso desistir sem ter de pagar essa multa que consta na proposta?

  • Waldir

    Nós somos herdeiros de um imóve, cabendo a cada um 15% num total de 45 %. Três unidades estão locadas, sendo uma delas para um dos herdeiros que não tem interesse em adquirir os 45% restantes. Os dois outros inquilinos tbm não tem interesse entretanto um terceiro está interessado. Todos os inquilinos foram notificados do direito de preferencia. Posso vender os 45% a este terceiro sem ter problemas com os inquilinos????

  • Amanda

    Estamos negociando um imóvel, já entregamos os documento na caixa e tivemos a aprovação, porém agora vamos assinar o contrato de compra e venda que nos da garantia em contiuar os procedimento pela caixa, porém para a assinatura do contrato de promessa de compra e venda a proprietaria quer que seja pago na assinatura 60% do valor do imóvel ou seja a entrada que ela sabe q temos, isso é legal? Meu medo é que se tiver qualquuer problema nosso dinehiro fique preso, oq acontece neste caso, é legal dar um valor alto na assinatura do contrato de compra e venda? Muito obrigada.

  • Luciano

    Tenho um imovel e vou transferi-lo do meu nome para o nome da minha mãe. E em seguida ela quer vender. Isso é possivel ou ela tem que esperar algum tempo previsto em lei?

  • alcir jose biacchi neto

    Boa noite!Meu nome é alcir, eu comprei uma casa de uma pessoa que comprou de outra que comprou de outra. Hoje eu moro nela a 7 anos tenho contrato de compra e venda meu mas a casa, mas a casa esta no nome do primeiro dono que eu nunca conheci. como faço pra passar essa casa no meu nome

  • jubiraca velha

    ssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  • denise kuksmena

    tenho um imovel eesta no nome do meu amrido e meu pos so casasps com comunhao parcial de bens. eeu estou com um processo na justiça na area civil de titulo extrajudicial ja tentaram vincular a divida a esse imovel mas como e unico e foi tentado um acordo mas a parte interessada nao aceitou a defensoria publica a qual esta me orientando conseguiu tirar o apartamento.bem quero saber se posso vender esse imovel e se na venda o comprador pode utilizar financiamento ou deve ser feito a vista .pois o que vou comprar sera a vista terei problemas ao tirar certidoes pois sei que no nada consta no meu nome sai a divida a qual esta em andamento ja tentei acordo em torno de 20,0000,00 mas nao houve sucesso.]

  • denise kuksmena

    tenho um imovel esta no nome do meu marido e meu casados com comunhao parcial de bens. eu estou com um processo na justiça na area civil de titulo extrajudicial ja tentaram vincular a divida a esse imovel mas como e unico e foi tentado um acordo mas a parte interessada nao aceitou a defensoria publica a qual esta me orientando conseguiu tirar o apartamento.bem quero saber se posso vender esse imovel e se na venda o comprador pode utilizar financiamento ou deve ser feito a vista .pois o que vou comprar sera a vista terei problemas ao tirar certidoes pois sei que no nada consta no meu nome sai a divida a qual esta em andamento ja tentei acordo em torno de 20,0000,00 mas nao houve sucesso.]

  • filipi

    Olá, gostaria de saber se existe algum impedimento para financiar imovel pela Caixa Economica por ser do meu pai.Obrigado

  • andré

    uma senhora da minha cidade passou a casa dela para mim.A casa dela é da cohab ; a papelada está toda certa ,e eu estoucom o dinheiro para quitar com o fgts ,só que o cartorio diz que acaixa nao dá a anuencia para eu registrar o contrato de compra e venda da casa no cartorio,e se eu nao registro,nao consigo usar meu FGTS ,nem registrar a escritura no final das prestaçoes(quitaçao) ; e a cohab diz que todos os cartorios sabem que ela pode assinar os contratos ,estou sem saber o que fazer !

  • Andressa

    Bom dia! Eu e meu namorado compramos na mão do meu pai a metade do terreno, ainda não fiz o contrato de compra e venda, no contrato pode colocar o meu nome e do meu namorado como compradores e preciso de um modelo de contrato para compra e venda de terreno parcelado. E quero esclarecer uma dúvida guando eu fizer o contrato de compra e venda vou serobrigada a pagar iptu ?Obrigadaa

  • Rayanne Gomes.

    Comprei um terreno em que o proprietário esta enrolando para entregar os documentos, gostaria de saber quais são meus direitos em relação a isso e onde devo ir para fazer valer esse direito. Obrigada!

  • jeremy

    Sou um estrangeiro residente no brasil, proprietario de 7 imoveis residenciais (1 utilizado como residencia propria e os outros 6 alugados), comprados entre o ano 2006 e o ano 2010 por um gasto total de 600.000 reais, no ano que vem quero vender todos os meus imoveis por aproximadamente 2.000.000 reais e comprar entre 180 dias outro imovel por cerca de 2.500.000 reais, se eu entendi bem no ano 2013 nao deverei pagar nada como imposto de renda, e se vendessi o ultimo imovel por 2.500.000 reais depois de 1 ano ou ate” depois 1 dia deveria pagar algo de imposto de renda? obrigado….Jeremy.

  • Suzana

    Comprei um imóvel usado e já assinei a escritura na CEF em outubro. Agora em dezembro, após todos os documentos pagos, é que foi liberado para conta do vendedor. O vendedor me disse agora que só irá liberar o imóvel após 30 dias, pois disse que foi isso que foi combinado com o corretor. Eu já paguei 2 parcelas do imóvel e, com os 30 dias já irei para a 3ª parcela. O que posso fazer com relãção a isso, já que o vendedor está morando de graça a dois meses e irá para o 3º mês.Desde já, agradeço a atenção.

  • Mário Delbianco

    Tenho um terreno onde firmei um contrato de aluguel que reza que o inquilino vai realizar uma obra e adaptações. Em função dessa obra o aluguel cobrado em cinco anos será menor doque o de mercado. Após essa data passa a vigorar o aluguel de mercado. O imovel esta lançado em meu IR pelo valor histórico, sem ajustes durante quatro anos. Agora pretendo vendê-lo. Posso lançar em meu IR desse ano a correção de toda a obra feita pelo inquilino, baseado no contrato de aluguel. e com isso pagar menos IR no ano que vem quando vendê-lo?

  • emerson

    Boa tarde!!!!gostaria de uma orientacao minha avo tem 71 anos e tem um imovel (CASA), e prende vender para comprar um apartamento ele pode vender sem a interferencia dos filhos.

  • Marcelo

    Bom dia!Na compra de um apartanto a comissão do corretor e de responsabilidade da inorporadora?Certo? Exemplo o corretor vende um apartamento com o valor de R$154 mil, mas no contrato e documentos o valor do apartamento é R$148 mil. E pede que esse valor de diferença seja pago a parte! Esse valor não deveria ser abatino no valor total como parte da entrada? Ou o valor no contrato teria que ser R154mil? O que devo fazer efetuamos a compra em março/2011 e o apartamento esta construindo (planta). Desde ja Obrigado!

  • REINALDO

    TENHO QUATRO TERRENOS .TENHO UMA DIVIDA JUNTO A UM BCO ORIGEM DE EMPRESTIMOS E CH ESPECIAL VALOR APROXIMADO DE 120.000,00 POREM MEUS TERRENOS SOMENTE UM EM VALOR DE MERCADO VALEM ISSO, PODERIAM SER PENHORADOS POR ESTA DIVIDA: NO CASO DE PENHORA QUAL VALOR E O REFERENCIA O DE MERCADO OU VALOR VENAL? PODERIA EU DAR UM TERRENO DESTE PARA PAGAMENTO DA DIVIDA?GRATOREINALDO

  • Adriana

    Boa tarde, compramos a casa em que meu irmão morava esta no nome dele e da esposa, como faço para passar pro meu nome, quais documentos, em que lugar devo ir, e se é necessario a presença dele?Obrigada.

  • Adams

    Estou comprando uma chacara em area rural ,documentação eh apenas contrato de compra e venda.gostaria de saber se corro algum risco e o q devo fazer!obrigado!

  • Adriana

    Boa tarde, compramos a casa em que meu irmão morava esta no nome dele e da esposa, como faço para passar pro meu nome, quais documentos, em que lugar devo ir, e se é necessario a presença dele?Aguardo resposta porfavor.Obrigada.

  • Lucilene

    Não assinei nehum contrato com o corretor e nem com imobiliaria como devo pagar a comissão ao corretor?O imóvel vai ser financinaciado pela CEF eantes de sair o financimeto o corretor quer receber a comissão isso é certo?Como devo proceder??

  • Laura Lima

    Comprei um terreno em condomínio e um ano após enfartei e fui impedida pelo médico de continuar trabalhando. Entrei em contato com a incorporadora e acertei a devolução do mesmo. Aí eles me disseram que me devolveriam apenas 30% do que eu paguei. Não devo condomínio nem IPTU. Tentei renegociar, porém o valor a mim passado para continuar com o terreno era o dobro do que eu já não estava conseguindo pagar. Pergunto:Se eu quero devolver o terreno, ele valorizou como que só querem devolver 30% do que já paguei (incluindo a entrada)?Isso é correto?Por favor me ajude.Laura

  • Nancy Francisco

    Por favor me ajudem. Comprei um apartamento financiado e já quitado completamente por mim. Acontece que na compra meu pai(casado com minha mãe)entrou para compor renda no financiamento, constando então, na escritura meu nome, o de meu pai e o de minha mãe como esposa.Minha mãe veio a falecer, qual o procedimento que devo seguir para colocar a escritura em meu nome, já que foi feito inventário da minha mãe e o aptº não foi mencionado, pois somente meu pai sabe da história, meus irmãos não. Tenho um documento, registrado em cartório na mesma época da compra, que menciona que meu pai entrou apenas para compor renda. Como eu devo proceder? Alguns irmãos já morreram e deixaram filhos. Me ajudem. Grata pela ajudaNancy

  • ALEXANDRE LINHARES

    Vendi um terreno, onde o comprador deu um sinal pela compra, onde eu fiz um contrato de tres meses, sendo o quarto mes uma correção mais juros; Minha pergunta: Passando este quarto mes eu posso vender para outro cliente, pois o mesmo nao conseguiu até agora a liberação do dinheiro para o financiamento.Eu tenho alguma penalidade sobre o codigo do consumidor se eu negorciar com outro cliente?

  • erica batista viana

    oi, boa tardeTENHO 40.000,00 MIL DE FGTS PELOS ANOS TRABALHADOS.VOU FAZER UMA COMPRA DE UM IMOVEL USADO, PELA CAIXA E QUERO SABER SE POSSO JUNTO AO CORRETOR PAGAR A ENTRADA COM O VALOR DO FGTS QUE É DE R$ 40.000,00 A ENTRADA É R$ 26.000,00 E COM O RESTANTE PAGAR A DOCUMENTAÇÃO QUE É DE R$ 10.000,00? DESDE JÁ AGRADEÇO…POR FAVOR SE PUDEREM ME RESPONDER…..SERI GRATA….

  • João

    Boa tarde!Estou comprando um imovel de uma moça casada em comunhão parcial de bens. O imovel foi adquirido anteriormente ao casamento.O marido possui um débito de uma empresa em sociedade, junto ao SEFAZ. Existe uma divergencia entre os sócios sobre a responsabilidade pela divida e não há previsão de resolução desta questão.A CEF (Caixa Economica Federal) afirma que sem esse documento (CND), não pode dar prosseguimento a assinatura do contrato, até mesmo porque ele não poderia ser averbado no cartorio de registro geral de imoveis.Gostaria de entender melhor esse processo, os impedimentos legais e respectivas implicações e qual a solução possivel.Grato desde já pela ajuda!

  • Genisson santos

    Quero comprar uma casa q se localiza em uma cohab,com um financiamento na caixa economica federal. Preciso saber se a documentação da casa de cohab pode nao encaixar nos critérios da caixa. Quais motivos (se houver) para/com a casa de cohab não ser aceita para o financiamento citado?

  • Ricardo Silva

    Consórcios diversos – Cotas para imóveis no valor de R$45.000,00 a R$200.000,00, em prazos de 120 a 180 meses para pagar – parcelas apartir de R$317,00. Sem juros e sem burocracia. Maiores informacoes 11-7523-7423 ou rsilva.unifisa@gmail.com.

  • Kennya

    Em meio a uma transação de compra e venda de imóvel, o vendedor casado, ficou viuvo, o que devo fazer? esperar o processo de inventário uma vez que o imóvel também é no nome dela? ou concluir a venda.Muito Obrigada

  • andrea alessandra

    tenho 78 anos gostaria de saber, se com essa idade preciso de autorização de filhos para vender meu imovél.

  • Camilla

    Boa tarde! Quero comprar um terreno, mas a única documentação que o vendedor consegue me fornecer é o contrato de compra e venda. Mas esse terreno faz parte de um sítio que está sendo dividido em lotes e vendido para outras pessoas. Gostaria de saber como consigo regularizar esse lote/terreno. Quero que esse terreno possua RGI e que no futuro ninguém poça me tomar esse terreno. Solicito orientações.Obrigada!

  • Julio Cesar

    Boa noite. Comprei um imovel em 2005. 1º Locação Em uma das clausulas do contrato, consta que o imovel encontra-se livre, desembaraçado, isento de qualquer taxa, imposto e etc. No ano seguinte ( 2006 ) solicitei o IPTU. Fui informado que constava em divida ativa o IPTU de 2003, deste imovel. Fiz contato com a construtora a qual comprei o imovel, e mesma fez pouco caso. Conclusão: resolvi tal problema por meios proprio, com receio de sofrer algum tipo de ação. Pergunto: existiu algum tipo de dano? Cabe algum tipo de ação contra construtora? Houve quebra de contrato? Desculpe qualquer coisa. Grato e fico no aguarde

  • gustavo souza

    comprei uma casa num terreno desmembrado e esse terreno ainda consta no nome do falecido já desmembrei minha casa pra pagar o IPTU separadamente e gostaria de saer quais os documentos necessários que eu tenho que tirar para passar a casa pro meu nome.

  • fabrício

    Boa Tarde!gostaria de saber: eu comprei um terreno da minha mãe,depois construi uma casa,averbei,e agora minha mãe quer comprar essa casa, eu posso vender essa casa pra ela?…tive informações que só seria possivel vender essa casa depois de 1 ano no meu nome(segundo a caixa econômica federal),isso procede?

  • Sergio Chagas

    Boa tarde,Estou adquirindo um lote em sociedade com uma outra pessoa e gostaria de fazer um contrato entre as partes pois o lote vai ficar em nome apenas de uma das partes, e quero resguardar o direito da outra parte, no que tange as obrigações de deveres, tais como em relação as prestações,impostos e todos os encargos em relação ao imóvel.Podem me ajudar com um modelo????Grato.

  • herica lima

    gostaria de saber,eu contratei uma imobiliária pra vender meu imóvel,assinei um contrato de administração,q valeria por meses de exclusividade,a imobiliária conseguiu um comprador só que era financiado,eu queria a vista,ai desistir de vender,sendo q nao assinei contrato de compra e venda,agora eles tao me processando,pra eu pagar 22 mil reais pra ele.isso é certo?sendo q não vendi o imovel,estou morando no mesmo.

  • Rosemary de Souza

    Vendi meu apartamento, assinei contrato de compra e venda na CEF, mas ainda não foi liberado o valor na minha conta corrente. Agora não tenho o dinheiro liberado para ir para outro imóvel, até a liberação da escritura tenho direito de ficar no imóvel? É que quando assinamos o contrato foi colocado que entregaríamos o imóvel quando fosse assinado junto a caixa, porém não sabia que o dinheiro ficava bloqueado. Qual é o tempo que tenho por lei para liberar o imóvel?Por favor, aguardo suas orientações. Obrigada

  • Leonel marassi

    vendi uma casa já faz uns 10 anos, mas o comprador não passou a escritura ainda, isso vai me trazer algum problema? na hora de fazer o inventario? ou algum outro?

  • Leonel

    Vendi uma casa ja faz uns 10 anos, mas o comprador ainda não passou a escritura, isso vai me trazer algum problema no futuro?

  • Deise Lessa

    Boa Tarde!!! comprei uma casa finaciada pela caixa, acontece o seguinte a vizinha dos fundos fez uma reclamação do muro que faz fundo com a casa dela,veio a defesa civíl e a fiscalização e disse que eu precisa apresentar uma ART do muro certificado pelo engenheiro responsavel e garantindo que esse ñ irá cair,acontece que ñ estamos conseguindo contato com esse engenheiro,o construtor diz que ele esta no Rio Grande do sul e que tb ñ consegue contato com ele,já pedimos por 3 vezes a prorrogação do prazo de entrega a Prefeitura do ArT,sendo que se ñ entregarmos vamos ser multados,por favor ñ sei mais o que faço,gostaria de saber como posso recorrer e o que devo fazer,aguardo respostas!!! desde já muito agradecida.

  • priscila goi cleto

    estou fazendo negocio para comprar uma casa mas existem herdeiros e nao tem nem inventario ainda mas a pessoa quer adiantamento corro algum risco qual,mas esse adiantamento seria tudo registrado em cartorio .

  • Yukiko

    Bom dia.Compre um terreno com 250mts em desde 2005.Dê acordo com a imobiliaria o terreno estaria totalmente pronto para ser entregue no máximo em 02 anos. A principio acreditei na imobiliaria, e o tempo passou e nada. Procurei informações e a própria me disse que, estava com difiuldades na documentação que fez a fez errado e faltava outros documentos. Ano entro e passou novamente pergunto e a resposta que tem é, que a secretaria do meio ambiente estava dificultando por naõ deixar mata reservada. Passou novamento o tempo e, pergunta o que aconteceu? A resposta é que, a sabesp que deveria ligar a água não estava cumprindo com suas obrigações. Em 2010 a imobiliária deveria entregar os terreno devidamente em ordem, sito melhor; com tota infraestrutura, água e esgoto. Acontece que, os proprietarios dos terreno acabaram construindo mesmo sem água ligada pela sabesp. Agora no ano de 2011, encontramos as dificuldades quanto a água ligada pela sabesp, onde, quase todos os proprietarios dos terrenos, estão construindo fazendo um gato na ligação quanto a água. esta ligação é feita por uma mangueira que abastece cada construtor. Um por vez, se utiliza desta mangueira, enchem seus tampores com essa água, enquento outro aguardam. Agora no começo de 2012, estamos ainda, sem água e não temos ás devidas respostas se a água será ligada ou não? Enquanto isso, nossos terrenos estão sendo desvalorizados! Quam quer comprar coloca impecilios por falta da água. O que faço? Qual orgão que deve recorrer? Me ajudem, por favor!!!

  • Bruno de Oliveira

    MUito boa essa oportunidade de tirar duvida

  • RONALDO

    COMPREI UM IMÓVEL USADO, ME DERAM

  • RONALDO

    COMPREI UM IMÓVEL USADO, ASSINEI NA CAIXA EM JUNHO DE 2011, E O VENDEDOR FALOU QUE IRIA LIBERAR O IMOVEL EM 60 DIAS, O PRAZO VENCEU E ELES NADA DE SAIREM, RECLAMEI E ATÉ HOJE JANEIRO DE 2012, A AINDA NÃO SAIRAM E SÓ ME ENROLANDO, JA PAGUEI 7 PARCELAS DO IMÓVEL, A IMOBILIARIA TMBÉM VIVE ME ENROLANDO O QUE FAZER E QUAIS OS MEUS DIREITOS SENDO QUE O EX PROPRIETÁRIO NÃO ME PAGA ALUGUEL E DISSE QUE NÃO VAI PAGAR E FICA ADIANDAO A SAÍDA

  • mare

    uma pessoa tinha tres terrenos vendeu um que venderam para mim e outro para meu vizinho e continuou com um, so que estamos no terrenos errados o meu esta vago eu estou no meu vizinho e o meu viziho esta no terreno do primeiro dono. o que fazer se ele assistiu a gente construir e não se manifestou?

  • adriana

    boa tarde gostaria de saber se tem como financiar um terreno mas na documentaçao nao consta a edicula que esta construida obrigada

  • Pâmela

    Comprei um apartamento e já estou pagando o financiamento, dei o prazo de 90 dias para o vendedor sair do imóvel e ele está pedindo mais tempo, porém não posso prorrogar o prazo. Caso o vendedor não saia do imóvel, quais são os meus direitos? Existe a possibilidade de mover uma ação e exigir sua saída?

  • ilamar

    em caso de residência dentro de condomínio fechado, para transferir uma casa (venda de ágio), eu preciso obrigatoriamente de uma declaração de nada consta do condomínio.??

  • NILTON

    tenho um apartamento pago na paulicoop pago ha uns 3 anos e ainda não saiu,ficam so no promessa de construção: pago aluguel , tenho algum direito algum recurso ficarei grato se me informarem algo

  • sueli

    Boa tarde!Estou vendendo um terreno,e deixei para o corretor negociar com cliente.Gostaria de saber se quando o corretor vender quais sao os procedimentos do corretor e o que devo fazer para realização desta venda?

  • andrea g da silva azevedo

    comprei uma casa de um Senhor que eu não sabia que ele tinha divida na caixa,e eu passei um cheque administrativo para ele endireçado a caixa sem saber que ele tinha um tempo determinado para pagar, só que ele me vendei metade do terreno,quero saber agora o que fazer para tirar ele da outra partepois ele não quer pagar nada e tudo quer que eu pague.e isso que ele fez é certo ele tambem quer que eu pague o contrato sendo que eu já paguei tudo o que fazer ?

  • Luiz Fernando

    Gostaria de saber se quando vendemos um imóvel,escritura de compra e venda, com ITBI pago, e o comprador não registrou, mas passou na Prefeitura para o nome dele, e não pagou o IPTU, durante todo o período que comprou. De quem é a responsabilidade no caso de execução fiscal.

  • Ana Cristina

    Tenho um terreno que comprei com meu irmão, o que eu preciso fazer para vender a minha parte? Você pode me ajudar?

  • adriana

    comprei uma casa em um condominio fechado por meio de uma cooperativa habitacional na epoca pela propaganda do shop tour isso foi a 13 anos já quitei a casa e paguei as chaves e fazem 5 anos até agora não a recebi como devo proceder neste caso ,sendo que eles falam que tem muitas inadiplencias e continuam vendendo para novos menbros,como devo proceder neste caso?obrigado.

  • marcia belizario

    boa tarde,queria saber. tenho uma casa que meu marido ja falecido deixou,nao tivemos filhos,mas meu marido comprou essa casa 1ano antes de nos nus casamos,mas ja estava namorando ele a 10anos,so que no atestado de obito esta escrito que ele deixou bens a inventariar. agora quero vender a casa,mas a escritura esta no nome dele. eu posso vender a casa sem problemas. obrigada

  • LORRAYNE MOREIRA

    Bom dia, meu pai falecido deixou dois lotes de heranca, so que nao tem documentacao, e vendemos estes lotes a dois anos para um cidadao que sabia da nao documentacao, e ele nao nos pagou ate hoje, somente 18000.00, mes passado, e na negociacao deixou dois contratos de outros dois lotes como parte do pagamento, fizemos um contrato somente com firma reconhecida (famoso gaveta), e la fala se ele nao pagar podemos requerer o imovel de volta, gostaria de saber, se eu quiser o imovel de volta como devo agir, o que fazer…. urgente

  • jade conceicao

    boa tarde, gostaria de saber como proceder neste caso: minha mãe comprou um imovel para mim, o contrato de compra e venda foi feita em nome dela, mais ela colocou uma observação dizendo que a compra é para sua filha e cita meu nome nessa clausula, só que agora eu preciso fazer a escritura dessa casa, como eu devo fazer esse contrato para meu nome, neste caso seria uma transferência? e como teria que ser feito, preciso fazer iso para dar entrada no desmembramento do iptupara depois fazer a escritura. me ajude por favor.desde ja agrdeço

  • DANIELLY MUNIZ

    Ola Boa tarde, tenho uma duvida. Minha mae mora num terreno que é de tres donos, dela e de mais 2 irmas. Acontece que foi feita uma proposta de compra da nossa casa. E somente uma das irmas aceitou a venda a outra nao. Gostaria de saber se tendo 2 donas do imovel a favor da venda e apenas 1 nao querendo vender. Nos conseguimos vender mesmo assim.

  • Waldelane

    Solicito gentilmente que me responda se é legal uma instituição financeira, no caso concreto, a Caixa Econômica Federal, exigir que o comprador de um imóvel financiado por ela, pague obrigatoriamente o seguro de vida e danos ao imóvel, desde a assinatura do contrato até a entrega do imóvel pela constutora. Obrigada.

  • moises

    boa noite, bom meu quer vender uma das casas que ele num terreno que tem 4 casas sendo 2 com a mesma entrada no caso para acessar a casa a ser vendida que é um corredor de garagem ,como proceder obrigado.

  • Mirian

    Ola,comprei uma casa e um terreno e deixei meus pais morando, gostaria de saber se ao passar do tempo eles teram direito de uso campiao . Nao fiz contrato ! Gostaria de saber se tenho que me precaver de alguma forma …OBRIGADA e agardo sua resposta .

  • san

    boa noite! estou vendendo uma casa a minha irmã de forma parcelada durante 7 anos, mas fiquei preocupado caso ela perca o emprego e não possa pagar, por isso só irei passar a casa para o nome dela quando a mesma terminar de pagar.Caso ela não possa pagar este contrato pode rescindir?e reverter a parcela que ela vem pagando em aluguel?o contrato deve ser registrado em cartório e conter cláusulas a esse respeito?

  • luiz d pereira

    posso vender uma casa para caixa economica federla com meu nome no serasa.Luiz

  • Marinez

    Gostaria de saber se em um imóvel de herança de família eu posso vender a minha parte sendo que os demais,não concordam em vender.Posso vender para uma pessoa que não seja da família.Grata.

  • jose roberto de jesus silva

    quero compra um apartamento que vai sair no nome de outra pessoae e pela cdhu e ela vai fazer uma procuração e documento de compra e venda sera corro risco da instituição financeira barra o negocio pois estou com muito medo

  • Indira

    Boa Noite.Minha mãe possui um terreno e, eu como herdeira, tenho direito a 3 hectares e meio. Gostaria de saber, aproximadamente, quanto custa para eu passar para o meu nome.Desde já, obrigada.

  • RITA

    GOSTARIA DE SABER COO ELABORO UM CONTRATO DE VENDA DE UMA CASA QUE, ESTÁ AINDA EM CONSÓRCIO.SEI QUE, TENHO QUE TENHO QUE ME LEMBRAR DE SESSÕES DE DIREITO.AGRADECERIA MUITO SE ME AJUDASSEM.ATENCIOSAMENTE,RITA

  • gizele

    Estou comprando uma casa no valor de 80.000,00 e refinanciando a divida do terreno no valor de 85.000,00. A escritura da casa, deve vir no ato do contrato de refinanciamento ou somente quando quitar as parcelas do terreno? Salientando que o terreno esta financiado por uma Imobiliaria e a venda da casa esta sendo feita por outra imobiliaria.

  • Fabricio

    olá tudo bem tenho uma dúvida estou comprando uma casa de minha mãe poderia eu transferi-lá á casa para meu nome ou não

  • José Ricardo Pinheiro Chiminazzo

    Olá, tenho uma dúvida?Estou participação da negociação de compra e venda de um terreno, porém não sou corretor de imóveis. Estou fazendo a negociação entre o comprador e o vendedor do terreno. Qual deve ser o modelo de contrato e/ou o contrato mais adequado para que eu não fique sem receber a minha parte da comissão nesta negociação?Grato

  • Joao Carlos

    Bom dia a todos!O meu vizinho esta vendendo um terrenos que ele alega ser dele.Porém, este terrenos esta no meu RGI como area de acesso comum ao meu imovel e do meu vizinho.Ele pode vender este terreno alegando ser dele?Aonde posso procurar informações a respeito?

  • thiago

    Boa noite ,gostaria de saber como faço para consultar os imoveis que estao em divida de iptu no rio de janeiro , e se é possivel adiquirir este mesmo imovel somente pagando a divida de iptu ?

  • aldemir pina

    ola, por favor me respondam:comprei um imóvel financiado na caixa em 2003 juntamente com o meu primo pactuando a renda.Fiz na época um contrato de compra e venda comprando a parte dele e agora quitei o financiamento e estou esperando a hipoteca para registrar em meu nome.como fazer se o documento sairá em nome dos dois, o que preciso fazer para escriturar o aptº só em meu nome. muito obrigadoaldemir pina

  • Aline Gomes

    Boa tarde,sou associada de uma coopertiva habitacional,a qual meu capital subscrito já está liberado para compra de um imovél no valor do mesmo.Porém tenho duvidas referente a quais documentos são necessário eu apresentar a coopertiva para analise se o imovél do meu interesse está apito para compra?Poderiam me informar quais são?aguardo contato!

  • Marco Aurélio

    Boa noite. Comprei minha casa na planta pelo programa Minha Casa Minha Vida e o banco que esta financiando o empreendimento está me cobrando a escritura da casa sem a mesma estar pronta. Ele pode fazer isso?

  • sandra

    gostaria de saber, quando se compra um imovel usado que é que todo o iptu do imovel que esta sendo comprado e vai ser transferido o ITIV, da prefeitura. Agradeco por me tirar esta duvida.

  • sandra

    Quero dizer quem paga o IPTU 2012 é quem vende ou quem esta para comprar o imóvel.

  • Edena de Paola

    Estou comprando um terreno de uma fazenda que esta sendo desmenbrada, quais os documentos que devo pedir no ato da assinatura do contrato. Fiquei sabendo que o proprietario tem muitas dividas. Fico preocupada se existe hipoteca.Fico no aguardo do seu retorno e desde já agradeço a atenção

  • Robério Sousa Maia

    A tia de minha esposa comprou um terreno, e gostaria de saber como faz para receber a escritura definitiva do terreno. POis, elá só recebeu o contrato de compra e vendas, que por sinal o terreno já foi quitado.Moro em Sobral/CE, e desde já fico muito grato por essa oportunidade.

  • sergio Marques de Souza

    O que é parcela de períodicidade na compra de um imóvel,e se esta apoiada por lei…grato..

  • Carlindo Antonio Raiol

    Quero vender um imóvel, mas o comprador está exigindo, inventário, assinaturas dos filhos, certidão de obitos etc… a mãe está viva só o pai que faleceu o imóvel tem escritura pública (são 8 filhos), é preciso inventário só a mãe e os filhos assinando já não basta! ajudem-me obrigado

  • Edmilson Feliciano Fernadnes

    Comprei um imovel usado a uma pessoa e já paguei todo o dinheiro, porém não fizemos nenhuma menção, em relação a data de entrega do imovel pra mim. Gostaria de saber quando, não há um acordo previo de entrega do imovel, enquanto tempo o antigo dono pode ainda ficar no apartamento. Existe alguma lei sobre o assunto.GRato Edmilson

  • Fabíola

    Há uns 2 anos quitei minha casa que era financiada pela a caixa econômica federal, porém não fiz a escritura no ato da quitação.Agora estou querendo fazer a escritura, mas não sei como proceder.Poderia me orientar em relação a documentos, valores e qto tempo leva p/ ter a mesma em minhas mãos?Obrigada!

  • cristiano

    oi minha sogra tinha uma casa hem manaus !! que era da mae dela !! e a mae dela mora com ela em roraima!!!a casa em manaus mora o irmao dela e uma irma que morreu!! e a filha tambem, morava la !!ela decidil vende a casa de manaus pra compra uma em roraima pra mae dela que e defisiente !! pra mae e pra outra irma que era defisiente !!! ela comprou a casa !! em roraima !!sendo quer os irmao querem o dinheiro !! da casa! sendo que a mae nao morreu !!! e o comprado esta sem a casa !! os irmao nao sairam da casa !! ainda !! e o comprado veio ate em roraima fala com a propria dona da casa !! veio foram por cartorio a dona assinou a venda da casa todo direitinho !! e os filhos da dona da casa ainda nao sairam da casa!! e o comprado botou a dona da casa na sustiça !! ele esta certo fazendo isso oque eu devo recorre!!sendo que a casa ja esta no nome dele !!

  • Samira

    Boa noite!Estamos vendendo um imóvel, que será divido por três, caso o interessado pague o sinal a cada um de nós, e por ventura o negócio não se concretize, sabemos que devemos devolver o sinal, porém se algum de nós tiver gastado tal valor, os outros dois tem responsabilidade em devolver a parte do terceiro? Como devo proceder para me previnir, quanto a isso?Muito obrigada pela atenção!Samira.

  • jose Carlos

    OláVendi um imóvei via financ. da CEF. O intermediador, após a assinatura da escritura em 04/01/2012 só deu entrada no RGI em março/2012, aparentando querer que demore mesmo, dando a impressão de falcatrua com recursos da CEF. Tenho a impressão que, de conluio com gente da CEF, recebe o dinheiro do financiamento e emprega em construções e venda de imóveis, para só depois repassar o dinheiro ao vendedor, prejudicando a este e ao comprador. Até hoje, 02/05/2012 o imóvel não foi registrado, sempre em exigência. Como faço para reverter essa situação e cancelar essa venda financiada pela CEF?

  • Mariana Barbosa Martins

    Boa tarde, Finalizamos o inventario dos nossos pais só eu e 1 irmão. Fiquei na divisão com 2 imóveis o que moro e uma casa. Me encontro desempregada e também meu esposo o que acarreta muitas dividas… vivemos nos virando nos trinta…O apt que moro custa aproximadamente 350 mil poderia vende-lo e pagar o que devemos inclusive taxas condominiais já vencidas. Conversei com um corretor e ele disse que deveria fazer com urgencia a escritura, sei que o valor é alto será que não poderei vender e assim fazer esta ou negociar com o comprador ?

  • Luzia

    Por favor poderia dar algumas informações.Estou comprando um terreno num condomínio fechado. O corretor fez apenas o contrato particular de compra e venda.Consta o nome do condomínio, e disse para depositar o dinheiro na conta do condomínio. porém Não esta ainda assinado pelo proprietário,ele disse que demora duas semanas para o contrato oficial ficar pronto e assinado.o que faço?

  • adriano kawe

    olha só dei a entrada em um terreno se eu quiser desfazer o negócio eu tenho direito a receber este valor de volta ?

  • josiane

    boa tarde a moça ta me vendendo um terreno mas com um contrto de compra e venda,perguntei a ela se ela ñ tem escritura ela disse que so tem um contrato de compra e venda,por que ela não quiz passar a escritura no nome dela,por que ela ñ quer construir la,que era mais um investimento,e me disse também que a escritura ia ser passada diretamente para o nome de quem quizer.rezumindo a escritura lejitima ta com outra pessoa.e que esta pessoa ia passar a escritura para mim quando eu terminar de pagar o terreno. por favor me da uma orietação se aceito ou ñ obrigada

  • Adilio

    Boa noite.estou comprando um imovél no regime de compra e venda, mas tenho duvidas com respeito ao futuro para legaliza-lo e com a segurança.

  • Rosa

    comprei um terreno em Ibiuna e dei como forma de pagamento um carro no valor de R$ 24.000,00 + R$ 2.000,00, meu marido assinou o recibo de compra e venda do carro, fez esta besteira, agora o vendedor não deu nenhum recibo, só me entregou a documentação que ainda está no nome dele, e tbm não entregou as chaves. O mesmo sumiu só estou com os documentos do terreno o que faço para recorrer?Fiquei sabendo a semana passada que ele está indo lá no terreno, e tbm disse ele a amigos que não vai entregar o terreno, porque restamos de dar R$ 2.000,00 reais mas tudo que ele sumiu não deu nenhum recibo, ficamos com medo de entregar tudo ele desaparecer sem dar nenhum recibo, como de fato ocorreu. O que devo fazer?? A.S.

  • DORIVALDO ARISTEU DA SILVA

    ESTOU COMEÇANDO AGORA QUERO SABER QUAIS PROCEDIMENTOS TOMAR PARA VENDER IMOVEL FINANCIADO JUNTO AO CLIENTE E AO VENDEDOR,NAO PERDI ESSA AULA MAIS TENHO DUVIDAS,POR FAVOR ME ESCLAREÇAM

  • MARIA DO CARMO

    Tirei meu CRECI,e estou fazendo minha primeira venda,e é atraves de financiamento.Como devo proceder para fechar a venda.O primeiro documento que faço é contrato de compra e venda e encaminhar para um correspondente imobiliário?

  • Tânia

    Boa tarde !!Se eu comprar um terreno da marinha e o vendendor pagar o laldêmio .Depois de estar com a escritura em mãos tenho que pagar algo para marinha ou vou pagar o IPTU , normalmente ?Aguardo retorno .Obrigada .

  • eliete

    boa noite, gostaria deuma opinião, estou para comprar um imovel, a principio me mostraram como documentação escritura de inventário realiza em cartorio, na qual dispunha os bens do “de cujus”, como a escritura de um apartamento, e a promessa de compra e venda de outro imóvel (este que tenho interesse)finalizando o inventário ficou para a meeira 50% dos bens e 12,50 para cada filho, já que são quatro, depois de alguns meses formalizaram a promessa de compra e venda, para uma escritura de compra e venda, entretanto como compradora somente consta o nome da meeira, não constando o nome dos demais herdeiros, agora para vender este apartamento a mim, eles querem realizar uma escritura de compra e venda, como vendedora a meeira, a única menção dos herdeiros seria a anuência dos demais herdeiros, sem fazer nenhum comentário de seus quinhões, gostaria de saber se futuramente não terei algum problema com relação a estes herdeiros, exigindo os seus quinhoes, ou direito de evicção.?Como devo proceder, de que forma eu estaria segura para comprar este imóvel? pois o cartorio afirma que este é o única forma de regularizar, é verdade?me ajude por favor,muito obrigada,atenciosamente Eliete Ramos

  • Flavius

    Fiz um contrato de compra e venda com uma construtora, onde dei dei de entrada 80 mil e o restante de 60 mil ficou para o prazo de 90 dias ou seja , a data da assinatura da escritura definitiva .É mencionado no contrato que seria em duas vias de igual teor.Mas o corretor pediu que fosse em três vias, para que uma ficasse com ele, uma comigo e outra com a construtora, as três vias tiveram reconhecimento de firma por autenticidade, após tendo assinado e reconhecido firma percebi que em uma das vias a cláusula refente ao prazo para a assinatura da escritura não era mencionado. Comentei com o proprietário mas ele me disse que nao teria problema e ficou com duas vias uma com prazo e a outra sem , e eu fiquei com a que havia o prazo descrito. Minha dúvida é se diante disso eu posso estar invalidando o meu contrato? Se eu corro algum risco e ficar valendo justamente o contrato que ficou sem o prazo.Ja que o proprietario nao queria colocar prazo no contrato e eu que pedi. caso ultrapasse o prazo determinado no contrato que esta comigo, o proprietario pode fazer uso do contrato sem prazo que esta com ele , me fazendo esperar por tempo indeterminado? ou o contrato que esta comigo prevalece? O imovel esta pronto e ja saiu o habite-se e a documentaçao do imovel esta fase de averbaçao e registro segundo o proprie-tario. OBS: no contrato diz que eu so recebo a chave na assinatura da escritura.

  • Joana Paula Presse

    Boa tarde, acabei de financiar um apartamento usado e gostaria de saber a partir de quanto as contas como luz, IPTU ,etc são minhas. Obrigada .

  • ivanilda

    quero comprar uma casa em que o dono nao tem o registro definitivo da casa só documento de compra e venda. o que faço para fazer uma compra segura? quem deve pagar a documentacao? o pagamento deve ser feito antes ou depois da assinatura do contrato?

  • bruna

    sou casada meu esposo tinha um apto antes de casarmos , so está no nome dele, agora vamos vende-lo, so que em meu nome consta restrição, teria algum problema na venda desse imovel??

  • Leonardo Moraes

    OLá,Quero comprar um imovel que esta inventariado no nome de um Sr de 84 anos e de sua mulher que faleceu. Justamente o inventario e para retirar a mulher da escritura. Será que posso fazer um promessa de compra e venda sem problemas e também será que ficarei prejudicado se por ventura o Sr falecer ? Tem como amarrar na promessa caso isto ocorra.Lembrando que o proprietário quer 45 mil de entrada , justamente para dar entrada no inventário.obrigado pela atenção.

  • Paulo Martins

    Bom dia!Registrei recentemente um Formal de Partilha que inclui um Contrato de Promessa de Compra e Venda já quitado. O imóvel objeto do contrato ficou para mim (meeiro) e meu filho (herdeiro)o que foi registrado na matrícula do imóvel.Gostaria de saber se há necessidade de se fazer Escritura do imóvel em questão.

  • Pedro

    Comprei um imovel e dei 40 mil de entrada, o resto pago por financiamento, no contato tinha uma multa em caso de atraso do financiamento que era de 550 por mes, o qual paguei 3 meses por atraso da liberação do financiamento, depois disso a vendedora quiz fazer outro contrato, no qual ela retirou a multa de 550 reais,so que ela quer cobrar o aluguel, que nao existe nesse ultimo contrato. gostaria de saber se ela tem o direito a receber esse valor? e qual dos dois contrato tem valor judicial. e agora ela ate ja recebeu o financiamento.se puderem me ajudar agradeço.

  • Regina

    Preciso de uma resposta urgente!!!Estou fechando a compra de um apartamento e conforme o corretor o imovel está sendo inventáriado e levará uns 60 dias para sair a liberação da documentação.Para segurar a negociação o corretor nos propôs fazer um contrato onde devo dar uma parte do sinal combinado,(Conforme o corretor,caso queira habitar o imovel no ato devo assumir o condominio ou caso possa esperar fica a meu critério) e apos a entrega da documentação ok do ap,liberarei o restante da entrada,e darei início ao financiamento pela cx economica.Isso é correto?Quais as cláusulas que posso colocar neste contrato que me garanta que se a documentação não estiver ok posso reaver meu dinheiro?devo estipular um prazo?Por Gentileza me esclareçam!Grata, Regina

  • renata

    PRECISO DE AJUDA !!!!!!!!!!!!Comprei uma casa e não o transferi para o meu nome. Depois vendi esta casa para uma construtora, e dela comprei um apartamento. Depois vendi este apartamento para uma outra construtora e comprei um outro apartamento dela. Agora, um comprador da casa quer que eu pague a documentação de transferência da casa para o nome dele!!! É correto? HOJE JÁ NÃO POSSUO MAIS NENHUM DOCUMENTO DESTAS TRANSAÇÕES, EXCETO A ÚLTIMA. O QUE DEVO FAZER?

  • Roberto

    comprei um apartamento em fase de acabamento em ribeirao preto sp ja assinei o contrato e fiquei com copias parcial dele sem reconhecimento de firma mas a construtora me disse que eu vou ter o contrato em mãos com firma reconhecida só com 90 dias após data da assinatura do contrato, isso é legal ? agradeço desde já .

  • Rosi Lima

    Estou comprando um apto q a proprietaria esta morando,o q me garante q ela saira no prazo de 60 dias como consta no contrato, q devo fazer antes para ter certeza q ela sairá? Agradeço se puder me ajudar , pois assinarei o contrato esta semana.

  • Pamela

    Comprei uma casa que era do João, financiada na Caixa Econômica, paguei a diferença e continuei pagando as parcelas… E a casa continuou no nome dele, temos um contrato de gaveta.E agora quero vender esta casa,que ainda esta no nome do Joao.Porém o João esta se negando a assinar a procuração para mim vender e quitar a casa na Caixa, fazer averbação..tudo..Quero saber se tem como eu fazer isso sem a procuração?Posso entrar na justiça? o que eu faço?me ajudem?

  • Tamires

    Vou comprar um apartamento do programa PAR, o mesmo tem 63 parcelas pagas, como não posso colocar no meu nome, quais documentos peço ao proprietario para me asegurar que quando vinher a carta de quitação o mesmo transfira para meu nome???

  • edgar

    Bom dia. A minha dúvida é a seguinte: O condomínio em que resido foi entregue em 2003. A verba destinada à quitação do INSS foi arrecadada mas não foi utilizada para este fim. Motivo: em consenso, os condôminos seguiram o conselho da Construtora a qual informou que, após 05 anos, caso o INSS não fosse quitado o mesmo caducaria. Em isso acontecendo, a verba destinada para esse fim seria devolvida pela Construtora corrigida com juros e correção monetária. Realmente o INSS caducou e não temos mais esta pendência.Porém, esta sendo uma luta ter o valor devolvido correspondente a cada unidade. Como várias unidades, no decorrer destes 05 anos, foram negociadas, a Construtora alega que é obrigada a devolver o dinheiro a quem contribuiu para isso e não para o atual proprietário. Por outro lado, temos a informação de que quem adquire um imóvel adquire, por si só, os direitos e deveres. Portanto, o atual proprietário teria direito a ser restituído pelo valor. Gostaria de saber quem esta certo nesta história para que não cometamos uma injustiça. Se possível, peço que me informem se há alguma lei ou norma que especifique claramente esta questão. Grato.

  • Luciana Pacheco

    Bom dia!Comprei um imóvel, atraves de uma imobiliária financiado em 30 anos pela Caixa.Pela minha renda consegui pegar uma parte do subisídio. Foi dado a imobiliária uma quantia X, para documentação. minha pergunta é: toda a documentação que assinei é referente ao financiamento e a abertura da conta corrente, e a corretora informou que não há nenhuma outra documentação a ser entregue, que o contrato de financiamento tem força de escritura, isto esta correto?

  • alexandre barreira

    boa tarde! estou vendendoum apt parapagar dividas meu inquilino quer comprar com financiamento da caixa só que para isso não posso ter nenhuma divida ora se eu não tivesse dividas não precisaria vender . a caixa realmente nega financiamento nesse caso ou pode vincular o financiamento ao pagamento das dividas existententes me respondam estou desesperado!!!!! obrigado

  • Paulo Tassoulas

    Boa noite, estou com o mesmo problema do nosso amigo abaixo, estou vendendo meu apartamento por estar com dívidas e precisando e rececebi uma propósta de uma entrada e o restante financido pela caixa.porém estou indo para o serasa pois não paguei uma prestação de um empréstimo no banco itaú e me mandaram um aviso do serasa .com a entrada posso quitar a dívida toda e encerrar com a mesma. Porém me diga a caixa pode se negar a dar o financiamento antes da entrada do mesmo? pois como disse a corretora a entrada será dada na assinatura do contrato e aí será dada a entrada do financiamento. muito obrigado

  • Paulo Tassoulas

    Obs: meu apartamento esta quitado e com escritura e sem dívidas de nada

  • José Carlos Oliveira DO nASCIMENTO

    Gostaria de saber se uma pessoa menor(16)anos, emancipada pode vender um imóvel. Se positivo. OK Se negativo porque? não!Alguém com conhecimento em legislação de imóveis. Pode me ajudar!

  • carla d s lemes

    Moro no exterior e gostaria de compra um apartamento no Rio de Janeiro, pa- ra quando voltar termos um imóvel, a-dúvida é que não sei se devemos com – prar agora pq estão muito caro.E estou sem saber o que fazer..Obrigado e aquardo resposta.Carla

  • JOSÉ CARLOS TODA

    Estou vendendo 1 Apto que adquiri em Jan/1993, O valor transformado em Real que é declarado no IRPF ficou menor que o valor venal do IPTU.Para efeito de cálculo para lucro imobiliário posso usar o valor do IPTU? pois pago sobre ele.Grato, José Carlos Toda.

  • Rosa Maria Souza

    Estou interessada na compra um apartamento com financiamento do Banco do Brasil. Na certidão de ônus reais aparece como sala e no IPTU como residencial. Esta situação implica na recusa do financiamento pelo Banco do Brasil. A mudança de destinação para residencial é complicada, demora muito? Desde já agradeço.

  • Célia Gadotti

    Coloquei um terreno à venda numa imobiliária, concordei em pagar 5% de comissão, na concretização do negócio, resulta que têm uma proposta de compra, de um interessado que dará um sinal de 23.000,00 e após a conclusão do inventário em mais ou menos 50 dias, pagará o restante,130,000,00. Pergunto: estou pretendendo pagar os 5% do sinal, mas a imobiliária quer 5% dos 153.000,00, é correto??? Obrigada pelo retorno da resposta.

  • Claudio Mendes de Mello

    Boa noite.Comprei um terreno a 18 anos atrás e agora estou com situação financeira para fazer a escritura(RGI). O terreno esta quitado e tenho o documento de compra e venda do terreno registrada em cartório, Fui no escritório do proprietário e a advogada dele esta me cobrando a minuta para fazer o registro. Sou obrigado pagar a minuta do terreno?Att.Claudio.

  • Eduardo

    Tenho todo o dinheiro para comprar um imóvel a vista, mas me sugeriram fazer um financiamento para pagar 0,5% de ITBI e não 3% se fosse a vista. Assim logo nos primeiros meses eu iria na caixa e quitaria o imóvel. É simples assim ou a caixa cobra alguma taxa que acaba deixando elas por elas. Obrigado

  • sonia ferreira

    Sou Tabeliã da Comarca de Igreja Nova/Al. e quero se possível um modelo de como registrar no livro 2, quais os requisitos essencias para colocar na matriocula do imóvel com relação a um contrato por instrumento particular de mútuo de dinheiro com obrigações e alienação fiduciária. Presido desse modeloo como urgência. Obrigada

  • oswaldo costa matta

    estou intermediando, participando de uma negociacao de venda de um terreno, porem nao sou o corretor, so estou fazendo a negociacao entre ambos. Qual deve ser o modelo de contrato e ou contrato mais adquado com o corretor para que eu receba a minha parte da comissao prometida pelo corretor na venda do terreno.

  • andreia lemos tury

    boa tardecomprei um terreno em meu nome e de outra pessoa, constando no mesmo documento, agora queria fazer o desmembramento, ou seja, constar em documento qual metragem de terreno cabe a mim e qual metragem cabe ao outro comprador. poderia me enviar um modelo para esse tipo de procedimento?desde ja agradeço a atençãoatenciosamenteandreia lemos tury

  • Mizael

    Boa noite, vai fazer 1 ano no mês de abril que eu assinei um contrato com uma imobiliaria para o financiamento de um imovel usado, e ate agora não saiu o finaciamento, eles garantiram que iria sair no prazo de 3 tres meses e ate o prezente momento nada aconteceo, eles alegão que tem que fazer a regularizasão do imovel isso quando eu ligo para eles, porque eles nunca ligam para me dar qualquer satisfaçao, sem contar que eu nem conheço a casa por dentro so conheço por fora e por fotos, e se realmente demora dessa foma e se estão agindo correto porque eu deixei uma entrada de 7.700.00 quando assinei o contrato mais casa que e bom nada o que mais me deixa indiguinado e essa falta de contato deles para comigo, por favor me de uma orientação, como devo agir em questão a isso desde ja agradeço a atensão.Abraços

  • Anderson Sérgio

    Boa tarde, em um contrato de compra de terreno parcelado, há alguma legislação que me indique qual percentual pago, posso começar a edificar? Ex: fiz um contrato com pagamento parcelado em 60 X em qual parcela posso começar a construir??? Se puder me ajudar fico agradecido.

  • nadja

    comprei um terreno junto com 2 irmaos um deles quer passar o iptu para o seu nome ele pode ficar com a nossa parte so que a documentaçao esta no nome dos tres ainda nao temos escritura. obrigada aguardo resposta.

  • josafá

    comprei uma casa financiada pela caixa faz 4 anos, gostaria de saber se posso vender este imóvel financiado pela caixa e se o comprador não precisa dá entrada.

  • eliene

    tenho uma casa quitada, estou vendendo direto sem financiamento, mas estou no spc tem proprlemas com o comprador.

  • rosimere

    bom dia meu pai me deu a laje dele pra mim construir alegando que nunca seria vendido, fiz minha casa so que tenho medo pq tenho mais 3 irmãos e meu pai pediu um IPTU no meu nome e tem um no nome dele eu pago ele tb corro algum risco de qd meus pais n estiverem mas conosco deles venderem qual procedimento devo tomar só temos IPTU e um papel que meu pai diz ser de compras e venda só que ta escrito que é um protocolo de recibo no nome dele e com o codigo do imovel como posso me precaver para amanhã ou depois não perder td que gastei construindo me ajudem por favor

  • Ana Cristina

    Boa tarde, estou querendo comprar uma casa a vista, como proceder e saber se o vendedor esta com os documentos em dia, já que a casa ainda esta sendo levantada e me deu um prazo de 90 dias. desde já agradeço

  • Claudio

    Ola boa tarde,comprei um terreno junto com minha mãe 50% pra cada e incluso na escritura…paguei mais da metade a vista e parcelei o restante em promissórias registradas no cartório…gostaria de saber se á problemas futuramente sendo que tenho mais irmão???desde já obg

  • Alessandra Tiziani

    Fiz um contrato de imóvel onde eu dei 30.000 de sinal e nesse contrato não tinha data de entrega. O vendedor disse que em 2 meses faria a casa, ja se passaram 6 . Tenho algum direito?

  • meu nome antonio ;comprei um imovel em 1997 e´naõ registrei e´1998 e´casei em regime parcial de bens e´em 1999 fis a escritura e´o tabelia~o dise que teria que colocar o noime esta minha esposa so que hoje eu mi econtro divociado e´o cartorio de registroesta pedindo os documentos dela ;ox o contrato de compra e´venda ´foi sitado na escritura e´o registro do casamento que foi de comulhaõ parcial de bens e´o catorio esta pedindo os documentos dela e´nos ja somos divorciado queria saber o que eu possa faser pra naõ perder metde do meu imovel e´esta pessoua naõ mi ajudo em nada obrigado

  • jaynu

    comprei uma chácara financiada na zona urbana com 19.000 mt2. estou com intenção de vender alguns lotes para fazer benfeitorias na área que pretendo utilizar como minha residência. posso colocar um trator para fazer os lotes. Como proceder?obrigado

  • DANIELLE

    meu marido e eu temos uma empresa onde ele e eu somos socios,ele pode vender algum ben da empresa sem minha assinatura?

  • Renata Pereira

    Estou vendendo uma casa pelo Banco do Brasil. Quanto tempo em media para receber o dinheiro?

  • queli

    Boa tarde, Há 3 meses assinei um contrato de compra e venda do meu imóvel pela imobiliária. O imóvel foi aprovado pela caixa econômica, mas a documentação do comprador estava irregular. A imobiliária está tentando regularizar a situação do comprador. Queria saber quanto tempo sou obrigada a esperar até que sua documentação se regularize, ou se posso cancelar a minha venda….obrigada,Queli

  • simone fabbri

    Doutor boa noite.Comprei um apartamento em dezembro de 2012 e ainda não fiz o RGI. Trabalho com comida e estou pensando em vende-lo aceitando carta de crédito. E possível ? E seguro ??? Muito obrigada por sua atenção. Simone

  • marlene de fátima camargo ferreira

    comprei um terreno faz 18 anos e não terminei de pagar todas as prestações porque a loteadora prometeu fazer calçamento e esgoto e não cumpriu porisso deixei umas prestações sem pagar,posso vender o terreno sem quitar a divida

  • Verônica

    Boa tarde!Anunciei um terreno com vocês e a pessoa está querendo comprá-lo através da Caixa Econômica. Vocês sabem dizer quanto tempo a CEF leva para liberar o valor na minha conta? Grata.

  • Darly

    Boa tarde,Gostaria de saber sobre como devo proceder neste caso: Um indivíduo JOÃO, financiou um apartamento, contudo, não quitou, mas substabeleceu todos os direitos e obrigações para MARIA que pagou a JOÃO o que ele já havia pagado do apartamento e a mesma assumiu a dívida, continuando a pagar o apartamento. Porém, Maria, não deu conta de arcar com o restante passou para JOSÉ o restante da dívida. José não deu conta de arcar com a dívida, mas seu filho PEDRO que morava no apartamento com medo de ser destituído do mesmo resolveu pagar o resto da dívida quitando o apartamento, e seu pai JOSÉ lhe deu a sua parte que havia pagado do apartamento no caso 30%, contudo sua mãe JOANA separada de seu pai JOSÉ não quis dá a sua parte a seu filho PEDRO. E sabe-se que o apartamento está ainda no nome do primeiro comprador. Como poderia PEDRO ficar com o imóvel já que 70% é seu, mas sua mãe em razão dos seus irmãos não quer dá a sua parte para ser descontado na herança quando esta vier a falecer? Se Pedro for ao primeiro comprador e pedir a transferência do imóvel para si, estaria correto, já que pedro quitou tudo o que faltava??

  • fabio bem

    Estou comprando um imovel,tem lei para quanto tempo desocupar o imovel?

  • LOIDE

    VENDI A METADE DO MEU TERRENO O QUE SOBROU, A ESCRITURA VELHA AINDA SERVE? FOI DESMEMBRADO JA TINHA ESCRITURA E IMPOSTOS PAGOS. AGRADECIDA

  • joão fortunato

    Boa tarde,estou pra vender um terreno e apareceu uma pessoa que quer compra-lo financiado com cheques pré-datados,mas tenho duvidas, quero me assegurar que receberei e qual é a maneira certa para me assegurar que receberei o valor da venda no prazo tratado sem ter maiores problemas?

  • joão fortunato

    Quais os itens indispensáveis que devem constarem nas cláusulas contratuais na venda de um terreno financiado(sou o proprietário atual e estou pra vende-lo financiado).

  • Sônia

    Estou comprando um terreno ao lado do meu, ou seja, estou comprando de um extremante. Gostaria de saber o que os prós e contras de:- Registrar uma nova escritura (do segundo terreno?- Averbar o segundo terreno na escritura do terreno que já possuo.ObrigadaSônia

  • jose maurilio coelho da silva

    comprei uma casa EM 23/02/2011 e deixei o vendedor morando nela fiz o contato de compra e venda depois em seguida fiz o contrato de aluguel 1º de4 mês outro 2ºde6 meses e outro 3ºde 12 meses.e agora ele desse que ñ assina mais contrato e nen sai da casa o que devo fazer? sera que vou perder.

  • rose kerley

    comprei um lote na epoca valia 12.00000 estou com prestaçoes atrazadas a 5 anos,agora eles querem me cobrar o valor real do loteou seja a valorizaçao hoje o lote vale 210.000,00 eles podem fazer isto? contrato de compra e venda so pode ser registrado somente na cidade que o imovel pertence?

  • Dayse Alves Leite

    Tenho todos os documentos da casa que comprei, porem a vendedora já faleceu, qual procedimento devo tomar, para poder passar a casa para o meu nome?

  • Dayse Alves Leite

    Já moro na casa há 24 anos, tenho todos os documentos da casa que comprei, porem a vendedora já faleceu, qual procedimento devo tomar, para poder passar a casa para o meu nome?

  • Roseli G. Luiz

    Emprestei meu nome e a pessoa não pagou, hoje a divida é de 160 mil reais (Santander e citibank), eu so tenho o apartamento que moro, não tenho carro. tento negociar com os banco mais o valor das parcelas esta acima do que posso pagar. Vou perder o meu apartamento, pois os cobradores dizem que tenho que pagar, mas não tenho outro bem, nadasomente meu salario de trabalho.

  • Ola presiso muiyode ajuda nos devemos um lote mais meu pai morrreu a jente pode perde o lote obrigado

  • sandra

    Hoje paguei a ultima parcela, de um terreno financiado em 60 meses…como deve proceder, que tava preciso pagar, tenho que registrar o imóvel?obrigada

  • jediel de souza guedes

    Comprei um ap. dos meus pais a 15 anos e tenho escritura mas nao passei para o meu nome no R.I. Agora minha mãe morreu, isto pode me dar problema? E para o meu pai que não sabe, pois ele declara seus bens.. Posso fazer logo mediante a situaçao? Aguardo resposta. Obrigado.

  • comprei uma lage a 11 anos atraz , fiz imóveis pra alugar , o antigo dona da lage agora falou que eu tenho que dar comissão dos alugueis , é certo isso ?

  • Caroline Pereira

    Olá Rogério. Consulte um advogado para saber se está solicitação está correta. Ele poderá te oferecer bases para argumentar, caso necessário.

  • eliel

    vou fechar um imovel com uma cooperativa em 250 messes sera que e uma boa

  • Caroline Pereira

    Olá Eliel. A reportagem abaixo pode ajudá-lo a sanar essa dúvida. Confira: Consórcio imobiliário é ideal para quem não tem pressa: http://revista.zap.com.br/imoveis/consorcio-imobiliario-e-ideal-para-quem-nao-tem-pressa/

  • Boa noite, meu pai tem um lote escriturado de 12×30= 360 m2, minha irmã construiu na frente do lote 8 x 16 e sobrou para mim um corredor de passagem de 3 metros e os fundos 12 x 14, gostaria de fazer o desmembrar ou fracionar, o que é indicado, não construi nada ainda no fundo do lote.

  • Caroline Pereira

    Olá Marcos. Você pode pedir a ajuda de um engenheiro civil ou arquiteto para avaliar esse projeto. A opinião de um especialista poderá te ajudar.

  • fabio

    quero comprar um imóvel residencial no segundo andar com contrato de compra e venda isso me garante que o imóvel vai ser sempre meu e que posso vender quando quiser, a saída do imóvel é idenpendete

  • IONAR

    Bom dia! preciso de ajuda, meu irmão compro uma casa na mão de um srº e que tem 80 anos, com quatro herdeiros e esposa, sendo que só uma filha esposa e corretora assinou. com o valor eles compraram outra casa, tenho vários papeis assinado e reconhecido firma em cartório, mais o srº ficou muito doente e incapacitado de assinar os algum doc. que precisava para fazer a escritura e acabou falecendo. o nosso desespero gora é os filhos corram atrás para impugnar essa venda! quai são os nossos riscos? a casa foi comprada a dois anos atrás no valor de R$ 110.000 já aplicamos mais de R$ 50.000 na reforma! por favor alguém me ajude com informações.

  • Elder Grendel

    Comprei um terreno com mais um socio,esta em meu nome e no no nome dele,contruimos nossas casas e durante anos ele pagava direitinho,mas nos ultimos 2 meses ele nao pagou,nem me deu retorno,acabei pagando para nao correr juros,ja venceu a terceira e nao posso ficar pagando sozinho,que fazer uma vez que eu tambem serei prejudicado se nao pagar?

  • Carlos Silva

    Boa noite,Adquiri em nome da empresa uma moradia em estrutura. Como é lógico a mesma não tinha licença de habitabilidade. Terminei a moradia, legalizei a mesma e coloquei-a à venda.Na venda terei que dar 5 anos de garantia ao cliente? Se sim, a garantia incide sobre o quê? Relembro que só terminei o interior da moradia, a mesma estava em estrutura mas toda fechada.Cumprimentos

  • sabrina

    Bom Dia!Preciso de uma informação,se no caso eu comprar um imovél no contrato de compra e venda , que segurando eu tenho de que ninguém pode tirar esse bem de mim?

  • Nadia

    bom dia! Em 2007 comprei uma kitnet com entrada e prestacoes, quitei a mesma mas nunca consegui o dinheiro p passar a ecritura para o Meu nome, a uns anos atras comecei a declarar irpf, devido a trabalho noturno que ultrapassa o limite para isencao, portanto nunca declarei este imovel, pretendo vende-lo para comprar outro maior, so que neste meio de tempo, minha mae faleceu e iria receber um imovel da cdhu, como eu TinhA tempo para a correria de papeis, este imovel ficou em Meu nome, mas Nao ė so Meu é de minhas irmas também pois dividimos o valor das prestacoes . O que devo fazer agora se eu vender a kitnet para comprar um imovel so para mim vou ter que declara-lo tbm ?, o que posseo fazer para Nao ter q pagar a porcentagem de Mais de um imovel?

  • ediana minski

    oi comprei uma casa de 250 mil nao fiz um comtrato de compra e venda por que fiz a transferencia da escritura direta no cartoria encaminhemos a escritura para meu nome junto com o vendedor saindo dali fomos no banco fazer a transferencia do dinheiro pra conta do vendedor mas quando o cartorio ligou para nos assinar a escritura o vendedor disse que nao queria mais vender mas tambem nao tinha mais o dinheiro pra devolver oque devo fazer?

  • Leonardo Rodrigues

    Bom dia. Estamos em processo de compra de um apartamento. Minha namorada, (ainda não somos casados), fez uma carta na Caixa Econômica, e foi aprovado. Então estamos quase comprando um apartamento com essa carta dela, no nome dela. Esse apartamento que vamos comprar, pode ser colocado no nome de ambos, ou só pode ser colocado no nome dela? Já que a cartá foi no nome dela. Preciso dessa informação por gentileza.

  • josé augusto lima neto

    Estou com uma dúvida, comprei um terreno por intermédio de uma imobiliária que faliu, e nesse período não terminei de pagar esse terreno, porém já fa mais de 10 anos que a imobiliária não entra mais em contato com seus devedores, e já conseguir transferir o IPTU é outros impostos para meu nome, queria saber se pode haver uma prescrição de pagamento, ou outro meio que possa ingressa pelo tempo decorrido.

  • MARIA

    Bom dia,Adquri um imovel na planta junto a PDG, entretanto na hora de financiar só consegui 80% junto a caixa, pois o valor estava muito alto, por conta disso nao recebi as chaves até o momento pois não tenho condiçoes de pagar o restante pois eles so querem dividir em seis vezes.Teria como entrar com uma açao para entrega das chaves?E no que diz respeito ao atraso na obra posso entrar na justica, e pode ser no juizado?Grata.

  • Evaldo de Moraes

    Eu Evaldo comprei um novo imóvel e como parte do pagamento estou colocando 1 imóvel de menor valor e a diferença em dinheiro totalizando o valor do novo imóvel.Foi feito o contrato de compra e venda do imóvel com a clausula prazo de 60 dias a partir da assinatura do contrato para a transferência do imóvel dado como parte de pagamento ao novo proprietário (Sr. Luis).Mas o novo proprietário (Sr. Luis) na verdade esta somente recebendo este imóvel como parte do pagamento com o objetivo de vende-lo antes do prazo de 60 dias, fato este que esta ocorrendo, agora ele me notificou que que o imóvel foi vendido (antes do prazo de 60 dias) e que eu preciso fazer a transferência para a pessoa que ele vendeu (Sr. Pedro)Perguntas: 1) Como fazer esta transferência de forma segura, documentada e com garantias de que não terei problemas futuros.A final o imóvel esta em meu nome (Evaldo) mas pelo contrato o imovel já pertence ao Sr Luis, como atender a solicitação verbal do Sr Luis para transferir para o Sr Pedro.2) Qual o tipo de documento o Sr. Luiz precisa assinar solicitando e registrando solicitação de transferência deste imóvel, para salvaguardar a idoneidade da transação imobiliária.

  • Wedia

    Comprei um terreno pela caixa enconomica em bom jesus rn, junto com minha mãe,o terreno e 10 mt por 20 ,ela mim deu 4 mt por 10 e , nos queremos faser documentos individuais ,tem como faser documentos individuais ?no terrendo da caixa queremos desmembrar de 10 por 20 pra 4 por 10 pra minha mãe Ficar com 10 mt por 16. E o meu ficaria 4 por 10 .espero respostas obg.

  • rosane

    Olá meu nome é Rosane gostaria de saber que tipo de contrato tenho que fazer no meu caso! Moro em uma casa que o terreno é do meu ex sogro eles ja concordaram em vender o terreno e me darem 150 mil com a venda do terreno que com esse dinheiro comprarei outro imóvel e deixarei em usufruto para meu filho. Gostaria de saber que tipo de contrato tem que ser feito

  • marco a campos

    ola comprei um terreno da minha sogra .na medida de 5 por 30m…o terreno todo era de 10 -0r 30 m..ok …foi feito um contrato de comprar e venda reconhecido em cartorio …….hoje ela quer vender todo o lote .com 10 por 30 .como se ela nao me vendece a metade…queria saber se quando ela vender tudo 10 por 30 …vai constar no cartorio que meio lote ja foi vendido .e ela nao pode vender esta metragen mais …o inposto do terreno vem no mome dela pois nao foi desmenbrado aguardo obrigado pela orientaçao abraço

  • Margareth

    Olá boa tarde,Fui casada e me separei, neste casamento constituimos um imovel, hoje me casei novamente como tbm se casou meu ex, ele quer comprar minha parte do imovel, fizemos um contrato de compra e venda.Minha dúvida é:Me casei hj no meu 2º casamento com regime de comunhão parcial de bens, ou seja meu esposo atual não tem parte neste imovel, pois constitui antes de me casar com ele, correto?Meu ex para comprar minha parte teve que financiar uma parte do valor,ele alega que eu como vendedora tenho que assinar este financiamento, td bem,,, mais diz que meu esposo atual que não tem parte no imovel tbm tem que assinar este financiamento ou qualquer documento no banco do financiamento, preciso saber existe esta necessidade do meu esposo atual assinar? e porque?

  • Jeferson Santos

    Estou vendendo minha casa, a pergunta é; ainda não assinei o contrato junto a casa para a liberação da transferencia e registro do imóvel e a libaração do Dinheiro, após a assinatura, quanto tempo tenho para desocupar o imóvel? Sendo que não esta expecificado o período de entrega no contrato de compra e venda assinado na imobiliária.abraço!

  • Marcus

    oláEstou comprando um imovel que a escritura está no nome da tia do vendedor Segundo o vendedor a unica herdeira é sua mãe (irmã da tia) eu não sei se a sua tia tem filhos e se já foi casada sua mãe e o vendedor e os irmãos do vendedor já assinaram o contrato de compras e vendas, como devo fazer para passer para o meu nome a escritura? corro risco de perder o imovel?

  • Lidiane Rodrigues

    olá minha duvida e o seguinte se eu adquiri quatro terrenos em um determinado local dentro do meu casamento, porem esses terrenos eu consegui sozinha digamos que fosse uma herança, ai num determinado momento meu marido vendeu sem meu consentimento e como eu não aprovei os terrenos continuam no meu nome a escritura, mais acontece que os compradores não pagaram o imposto desses determinados terrenos e agora eu fiz o divorcio com meu ex marido e os lotes continuam no meu nome e o imposto ta cada vez mais alto os juros e os compradores se negam a pagar e a tirar do meu nome . oque devo fazer ate porque meu ex marido vendeu os terrenos e não vi um centavo do dinheiro , e os compradores não pagam imposto ??? espero que alguém possa me responde essa pergunta por favor !!!

  • Lucio Sampaio de Andrade

    Bom diaVendi um apartamento. Porém o comprador já me pagou mais de 60% e irá pagar os outro 40% daqui um mês, a pessoa já tem direito ao imóvel?já tenho que entregar a chave?

  • Fátima

    Tentei comprar minha casa e não deu certo poque tive meu nome incluído no SPC a quase um ano,com quanto tempo posso tentar comprar novamente,sem correr risco que esse registro ainda conste no banco.

  • edson k

    bom dia !Gostaria de saber ou confirmar, para quem fica a correção (juros de poupança) do dinheiro que fica bloqueado na conta do vendedor até que os contratos sejam registrados em cartorio de registro e alienado ao nome do comprador e entregue ao banco para que em cinco dias uteis seja liberado o valor financiado + a correção (poupança do dinheiro bloqueado) na conta do vendedor. ex: valor financiado 150,000.00 + correção poupança 840,00 = 150,840.00 esta pequena correção é do vendedor ou do comprador?

  • sebastião marcelo

    boa tarde. quais são os documentos necessário que o proprietário tem que pagar antes de entregar o imoveis de primeira locação.

  • Roberta

    Boa tarde,Em junho desse ano, assinei um INSTRUMENTO PARTICULAR DE COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL. Eu como vendedora até hoje não recebi nenhum valor, entrei em contato com a imobiliaria que informou não ter uma resposta ainda do banco. A vistoria da engenheira do banco foi feita em julho.Gostaria de saber se esse contrato ainda está válido.Obrigada.

  • Rosa Maria

    Oi bom dia. gostaria de pedir alguma informação olha comprei minha casa a nove anos atrás só fiz um contrato de compra e venda agora vendi a casa para minha mãe só que quando fomos transferi a casa percebi que o contrato tinha sumido já fui no escritório que fez eles não tem nada no sistema e o antigo dono não sei para onde ele mudou por favor me de uma ajuda desde já muito obrigada.

  • Paulo cesar

    Boa tarde, poderia me tirar uma duvida?Há dois anos comprei uma casa financiada pela caixa, e dei um terreno para o proprietário do imóvel no valor de 40 mil, esse terreno ficou como entrada.Ai começa a novela, o rapaz que eu dei o terreno como entrada, até hoje não passou para o nome dele, e ja´construiu 2 casa nesse terreno e vendeu elas com contrato direto com o proprietário.Tenho contrato que apos a compra da casa, o mesmo teria que transferir o terreno para o nome dele, já procurei esse cidadão para conversarmos, ele sempre diz que vai transferir, maz não transferi. Por favor oque eu posso fazer nesse caso?….. Obrigado dez de já……….

  • Danilo Candido de oliveira
  • Danilo Cândido de Oliveira

    Olá, Sebastião!Confira as dicas sobre locação de imóvel em nossa publicação abaixo.http://revista.zapimoveis.com.br/14390/

  • Danilo Cândido de Oliveira

    Jeferson, boa tarde!Confira algumas informações que podem te ajudar sobre locação, venda e compra de imóvel em nossa publicação abaixo. Boa sorte!http://revista.zapimoveis.com.br/14390/

  • Danilo Cândido de Oliveira

    Oi, Marco. Como vai?Suas dúvidas podem ser tiradas na publicação abaixo sobre compra e venda de imóveis. Confira!http://revista.zapimoveis.com.br/advogada-esclarece-duvidas-de-leitores-sobre-mercado-imobiliario/

  • Danilo Cândido de Oliveira

    Oi, Margareth. Tudo bem?Suas dúvidas podem ser tiradas na publicação abaixo sobre compra e venda de imóveis. Confira!http://revista.zapimoveis.com.br/advogada-esclarece-duvidas-de-leitores-sobre-mercado-imobiliario/

  • Zap Imóveis

    Oi, Evaldo. Tudo bem?Suas dúvidas podem ser tiradas na publicação abaixo sobre compra e venda de imóveis. Confira!http://revista.zapimoveis.com.br/advogada-esclarece-duvidas-de-leitores-sobre-mercado-imobiliario/

  • Zap Imóveis

    Oi, Sabrina. Como vai?Suas dúvidas podem ser tiradas na publicação abaixo sobre compra e venda de imóveis. Confira!http://revista.zapimoveis.com.br/advogada-esclarece-duvidas-de-leitores-sobre-mercado-imobiliario/

  • Zap Imóveis

    Oi, Nadia. Como vai?Suas dúvidas podem ser tiradas na publicação abaixo sobre compra e venda de imóveis.Confira!http://revista.zapimoveis.com.br/advogada-esclarece-duvidas-de-leitores-sobre-mercado-imobiliario/

  • Ana

    Tenho imóvel financiada pela CEF, mas esta difícil onde moro, pretendemos ir embora da cidade, ir para outro estado, como faço sobre o financiamento, posso vender mesmo com 2 anos de compra, qual processo desta negociação com CEF???

  • Revista

    Olá, Ana! Aqui temos algumas dicas sobre financiamento imobiliário: http://bit.ly/FinanciamentoImoveis. Espero que te ajude =)

  • flavia

    Oi bom diaalguém poderia me ajudar, fiz uma compra de uma casa com uma imobiliária so que antes do financiamento da caixa estava aprovado tudo certinho com a aprovação do valor total isso na simulação deles pela caixa eu dando e meu fundo de garantia e do meu marido sem ter que dar qualquer tipo de entrada ja estava tudo certo .fizeram a documentação antes da caixa aprovar o financiamento agora a caixa SO me liberou 149 mil e a casa e 200 mil.agora eles querem que eu tenha mais 26 mil para dar para eles e não tenho esse dinheiro.gostaria de saber se eles poderiam ter feito a documentação antes da aprovação do financiamento pela caixa sim ou não.. me ajudem estou desesperada…

  • Willian

    Estou com uma dúvida, adquiri meu primeiro imóvel financiando pelo banco, por intermediação de uma imobiliária, acompanhei todo processo junto com o banco assinei o contrato e ele foi para a imobiliária, geraram a guia de ITBI paguei e passei p/ imobiliária, depois fomos ao cartório e paguei o registro, com data prevista para daqui 10 dias, contudo o protocolo para retirada do registro no cartório também ficou na imobiliária. Minha dúvida é se deixar tudo nas mãos da imobiliária estou correndo algum risco? Desculpem a pergunta pode ser boba, mas é pq é meu primeiro imóvel e realmente fico com um pouco de receio. Obrigado.

  • nilson

    Bom dia,Eu vendi uma casa para um casal, eu tenho que transferir todos os documentos(iptu, conta de água, luz etc..) para o nome deles antes deles terminarem de me pagar as parcelas que me restam?Agradeço.

  • Revista

    Olá, Nilson! O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante. Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  • Revista

    Olá, Willian! Tudo bom? Sugerimos que procure um especialista. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Revista

    Olá, Flavia! Tudo bom? Sugerimos que procure um especialista. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Aline Carneiro

    Boa tarde,Comprei um apartamento só que ainda não recebi as chaves, porem estão cobrando o condomínio antes da entrega das chaves, li que a informação está no contrato, porem de acordo do o STJ é ilegal, tem algo que eu possa fazer?

  • Revista

    Olá, Aline! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • CINTIA AVELAR

    OLA MEU NOME E CINTIA,EU TENHO UM APARTAMENTO O CONDOMIO TA NO MEU NOME O CONTRATO DE COMPRA E VEDA TAMBEM E PRETAÇÃO DA COAHB TA NO MEU NOME…SO A PROCURAÇÃO ELA TA COMIGO POREM E NOME DE OUTRA PESSOA POREM NÇÃO SEI AONDE ESSA PESSOA TA TEM COMO EU IR NO CARTORIO COLOCAR OUTRA PESSOA DE MINHA CONFIAANÇA COM A PROCURAÇÃO?DESDE JA AGRADEÇO

  • Revista

    Olá, Cintia! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Junior Moro M

    Bom dia!Meu é José, estou realizando à venda de imóvel, desejo saber como devo proceder na seguinte situação.A outra parte esta concretizando o financiamento imobiliário, onde já houve comparecimento de ambas as partes para assinatura de compra e venda no banco responsável, mas ainda não tive a transferência em minha conta corrente do sinal de entrada.A compradora deseja entrar no imóvel antes de realizar o sinal até o final do mês por motivo de não perder o rendimento da aplicação e também alega que seu aluguel vencerá no dia 20 e deseja sair antes para evitar este gasto.Qual a segurança que eu tenho antes de entregar a chave sem ter recebi os valores?Agradeço pela atenção.

  • Revista

    Olá, Junior! O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante. Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  • Claudinei

    Ola, Comprei um terreno o qual ja paguei R$16.000,00 e ainda devo R$36.000,00, estou pagando parceladamente, gostaria de saber se posso desistir e quanto tenho direito de receber do valor ja pago, e qual a lei que me da respaldo para isso, Agradeço a atençãoattClaudinei

  • mauro evandro mendes das chagas

    comprei um apartamento ja estou morando no mesmo que foi financiado pela caixa economica acontece que agora depois de dois anos a imobiliaria que me vendeu o mesmo esta me cobrando parcelas da entrada que eu já paguei antes de receber o imovél só que não tenho mais o comprovante desses pagamentos e quero saber se depois de tres anos prescreveu o tempo de guardar esses recibos

  • Scarlett bruna

    Oi estou vendendo um imóvel,e fruto de herança, quais documentações devo ter em mãos? E ela ainda não foi avaliada, quem devo procurar?

  • Mateus Freitas

    Vendi meu imóvel nas seguintes condições:1. Sinal no ato da assinatura do contrato de compra e venda – 5% do imovel2. Financiamento bancário – 76% do imóvel.3. Saldo devedor – 19% do imóvel a ser pago em 2 parcelas iguais em 60 e 90 dias a partir da assinatura do contrato de compra e venda.Se o contrato de financiamento for assinado antes dos 90 dias da ultima parcela, qual o risco eu estou correndo?O contrato de compra e venda me protege?

  • Revista

    Olá, Mateus! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Revista

    Olá, Scarlett! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Revista

    Olá, Mauro! O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante. Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  • Revista

    Olá, Claudinei! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • KIZZY SANTOS

    meu padrasto quer nos vender uma casa que o pai dele deixou pra ele e a irmã, sendo que o pai deixou outras casas e a irma dele vendeu sem dar nada pra ele, ele pode fazer isso, a casa nao tem nenhum tipo de documentação..nos os conpradores iriamos regularizar tudo…Porém ele vai nos vender a casa em valor menor que o real, sendo assim toda a regularização sera no valor real do imóvel ou no valor acordado..

  • Revista

    Olá, Kizzy! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • ITAMAR SANTOS

    ola, bom dia, meu nome é Itamar, gostaria de saber porque comprei um apto, assinei o contrato com a caixa e a a construtora ainda não pagou o itiv já que o itiv está no contrato que a construtora pagaria, nao peguei as chaves por esse motivo e a mesma disse que está programado para pagar. quero saber se existe prazo para a caixa repassar o valor do financiamento para construtora já que ela está se amarrando para receber o valor?

  • Revista

    Olá, Itamar! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Revista

    Olá, Werter! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Juliana

    Boa tarde! Tinha uma casa com 2 barracões no fundo, resolvi vender tudo, então fiz a convenção de condomínios e arrumei toda a documentação. A casa vendi particularmente. Já os barracões os novos compradores financiaram. Qdo o engenheiro foi fazer a vistoria do primeiro barracão, Ele inverteu os números da casa com o outro. Qdo o novo dono foi passar a escritura aí deu impedimento. A caixa disse q faria uma ressalva modificando o número, mas acho q estão me enrolando. Até hj não me pagaram e os novos proprietários já estão lá dentro e já pagaram a segunda parcela. Já o outro barracão o engenheiro embarcou alegando q os basculantes do quarto e do banheiro dao para o outro barracão e que não pode. Mas como é convenção de condomínio não justifica e outra se fosse assim os aptos seriam embarcados tb. E o basculante é bem no alto, lá no teto, não tem como tirar a liberdade do outro. E não tive outra opção. E a própria prefeitura liberou o habite se na época. Como faço para resolver isso??? Me ajuda por favor!

  • Marcel Cardoso

    Eu comprei um imóvel de uma senhora,e a senhora teve um problema logo em seguida com a escritura de uma casa que ela vai comprar. Só que eu preciso da casa por que necessito alugar para não deixar meu dinheiro parado. Mas pelo visto ela não tá querendo sair .. oque eu faço? Algum contrato pra ela sair até certa data ou isso já é por lei depois que compra tem prazo?

  • Revista

    Olá, Juliana! Tudo bem? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Revista

    Olá, Marcel! O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante. Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  • Olá, Jaime! Tudo bom? O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante.
    Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  • Olá, Daniela! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, José! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Noedir! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Eliana! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Thamara! Tudo bom? O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante.
    Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  • bruh s

    Boa tarde. Eu fiz uma compra de um apartamento na planta. E ja paguei 5 parcelas da entrada. Agora estao cobrando mais 19 mil da entrada para pagar durante a construção. O valor praticamente dobrou. A empresa pode exigir esse valor mesmo depois do contrato assinado?

  • Olá, Bruh! Tudo bom? O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante.
    Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  • Olá, Thiago! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Lavinia! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Valéria! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Rosi! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Flavia! Tudo bom? O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante.
    Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  • Olá, Ariane! Tudo bom? O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante.
    Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  • Olá, Renan! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Ruth! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Boriz! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Tamirys! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Jeicy! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Andreia! Tudo bom? O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante.
    Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  • Olá, Roberto! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Silmeire! Tudo bom? O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante.
    Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  • Olá, Babi! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Alexsandro! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Thany! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Graziela! Tudo bom? O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante.
    Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  • Olá, Rosiane! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Natalia! Tudo bom? O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante.
    Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  • Olá, Luiz! Tudo bom? O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante.
    Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  • Olá, Emanuelle! Tudo bom? O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante.
    Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  • Olá, Guilherme! Tudo bom? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Mauro! Tudo bom? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, José! Tudo bom? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Juliana M.! Tudo bom? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Maristela! Tudo bem? Somos um portal de imóveis online. Anunciamos imóveis para compra, venda, locação e temporada. Caso queira conhecer o nosso serviço, pedimos que acesse: www.zapimoveis.com.br.  Estamos à disposição caso necessite de alguma outra informação. 😉

  • Olá, Célia! Tudo bom? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Victor! Tudo bom? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Rose! Tudo bom? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Cintia! Tudo bom? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  • Olá, Dayane! Tudo bom? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)