29/01/2010

Vantagens e desvantagens da compra do imóvel por consórcio imobiliário

Rio de Janeiro – Dicas para quem está com planos de adquirir carta de crédito para compra parcelada do imóvel ou quitar saldo devedor.

CRÉDITO: O crédito da cota de consórcio pode ser usado pelo consorciado para compra de imóveis novos ou usados, comerciais ou residenciais e rurais ou lotes urbanizados. Caso o imóvel escolhido tenha preço superior ao valor da carta de crédito, ela poderá ser usada para quitar o saldo devedor. Basta o adquirente ter recursos próprios para pagar a diferença. Não há valor mínimo, nem máximo, para a carta de crédito.

PRAZO: Os prazos de pagamento – e, conseqüentemente, o tempo máximo de espera para ser contemplado – podem variar entre 60 e 180 meses.

VANTAGENS: O total a pagar é menor que num financiamento tradicional. E não é preciso comprovar renda no ato de adesão, somente quando for contemplado.

DESVANTAGENS: A maior delas é ter de aguardar o sorteio (ou dar lance) para adquirir o bem. Os últimos sorteados, se pagarem aluguel, podem gastar mais do que num financiamento.

CONTEMPLADOS: O número de contemplados segue regra proporcional. Na relação entre o número de participantes e o prazo de duração do pagamento da cota do consórcio de imóvel, deve ser considerada a disponibilidade de fundo de caixa e por isso varia de mês para mês. Se houver, por exemplo, 300 participantes com prazo de pagamento em 100 meses, a administradora poderá entregar no mínimo 3 cartas de crédito: uma via sorteio e outras duas por lance, podendo uma delas ser por livre (maior percentual de amortização); e outra por lance fixo (20% do saldo devedor).

LEIA MAIS:

CONSÓRCIO DE IMÓVEIS DEVE CRESCER 15% COM NOVA REGRA

FGTS IMPULSIONA CONSÓRCIO IMOBILIÁRIO

  • jose carlos da silva

    muito bom artigo sbre carta de credito

  • RENILDE ROCHA

    eu aderi o sistema e estou muito satisfeita, e mais barato e sem burocracia.

  • Jose Rafael da Cruz

    Gostaria de entrar no consorcio de imoveis, aguardo contato da Rodobens para ser mais um parceiro sou corretor de imovel, trabalho na Marca imoveis, rua saguairu,576 casa verde SP;fone38587487 cel.93538379

  • João Batista Kreuch

    Tenho a seguinte pergunta: tenho um consórcio contemplado na CEF no valor de 47 mil, mas o terreno que pretendo comprar custa 35 mil. Como funciona? Os 12 mil restantes da carta ficam alienados para a construção? ou não posso comprar por menos do que o valor da carta?Agradeço resposta, se for possível.abraçoJb

  • Marcelio

    Consegui negociar a compra de um apartamento por R$ 480 mil, mas no prédio tem vários por até R$550 mil (são todos apartamentos iguais de 4 quartos) tenho receio de ter problemas no momento da vistoria do imóvel. Minha gerente do banco do Brasil me disse que não dá problema na utilização do FGTS para dar um lance no consórcio e retirar a carta de crédito para completar a diferença. Há alguma dica ou sugestão?Explicação:- Negociando 2 apartamentos na mesma cidade e me indicaram pegar o valor de um deles mais o FGTS e dar como lance numa carta de crédito imobiliário para pegar o valor a mais desejado e para dar maior certeza na contemplação por lance.- O apartamento que estou comprando ainda está com um valor a ser pago na construtora, mas ainda está no nome do vendedor. Parece que o habítice já saiu, está faltando apenas averbação (gostaria também de dicas de como proceder). O proprietário disse que aguarda a transferência se for necessário para fazer o processo com o imóvel no nome dele ( e ai como fica a documentação necessária? ).

  • Paula

    JOão Batista, creio que vc pode usar esse valor restante sobre a quitação da própria carta, ou seja, fica como se vc tivesse amortizado os 12 mil que sobraram. Há outras formas também, como usar esse valor para saldar dívidas recorrentes de adquirir esse imóvel, talvez até um certo valor. Ou usar para entrada em outro imóvel, vc decide. Essa é a parte boa de um consórcio imobiliário, há várias formas de se fazer após a contemplação, o negócio é ser contemplado! rs Veja mais no site da própria Caixa (foi onde li sobre tudo isso). Boa sorte!

  • maria de lourdes

    Gostaria de saber: pretendo fazer uma carta de crédito p/ampliação e reforma de 50 mil reais.Esse valor da carta de credito eu posso usar para comrar material e pagar mão de obra, ou não?

  • Lidiane

    Maria De Lourdes, sim vc pode utilizar uma carta de crédito para construção e reforma, mas precisa ser alienado um bem (imóvel), que no caso pode ser o que será reformado se não tiver financiado… Mas se estiver carta de crédito também quita financiamento é só pegar um valor maior…Segue meu e mail para mais informações;

  • Priscilla

    Tenho um consorcio imobiliário da Porto seguro e fui contemplada. Minha duvida e posso usar essa carta de credito para quitar meu financiamento imobiliário?? Ambos estão em meu nome??? Obrigada

  • talita drudi

    Hoje a melhor forma de se comprar um imovel è com o sistema de consorcio.porem existem estrategia para a sua contemplaçâo..trabalho com carta de credito no sistema de consorcio contempladas ou para o tempo que precisar de imovel ou carro.Talita 91784780

  • Anderson Naves de Carvalho

    Não comprem consorcio é a maior fria tenho 2 de imovel a gente nunca é sorteado ai quando dei o lance teve que ser de no minimo de 50% não do valor que o bco vai te entregar e sim do valor com o juros, resumindo o obco esta te emprestando seu proprio dinheiro com juros do total, exp- um credito de 50.000,00 vc vai ter que dar um lance de 33.000,00 para ser contemplado ai o bco te libera os 50.000,00 mais vc ja deu 33.000,00 então ele esta te emprestando na realidade 17.000,00 so que com juros totais dos 50.000,00, ai se vc quiser quitar o consorcio eles não descontam a taxa da administração das parcelas que vc esta antecipando desconta somente o seguros que o valor é pequeno se for no começio então pior exe se vc pagou 10 prestações e quiser quitar para ficar livre simplesmente vc não vai ver seu dinheiro de volta pior ainda fica devendo, finaciamento é melhor vc ja sai com o dinheiro e paga os juros de um dinheiro que vc pega na hora, so se vc tiver muita sorte e for sorteado de inicio mais ai é questão de sorte que não é meu caso, na hora do credito então uma burocracia vc tem que deixar seu imovel que vale as vezes 5 vezes mais e ainda uma quantidade de documentos que vcs não acreditam, ENTÃO NÃO COMPREM CONSORCIO façam uma poupança que ai vc ganha juros do seu dinheiro no consorcio vc paga juros do seu proprio dinheiro, quem quiser pode me escrever franlixas@uol.com.br

  • Eduardo

    Fui contemplado pelo Consórcio Itaú e após contato e orientações, chegou a hora de pegar o crédito, mas o consórcio não permite que eu compre a casa de minha Mãe, pós falecimento do meu Pai. Porque não pode ? gostaria de saber qual o motivo do impedimento, sendo que o imóvel vale 3 vezes mais em relação a carta e ficará alienado. Se puderem me responder, agradeço.

  • Roberto

    Boa tarde.Pago um pequeno consórcio de imóveis há 70 meses, mas, só agora percebi, que o dono do meu dinheiro não sou eu, e sim o banco. Ele não me permitiu utilizar o prêmio do consórcio na compra de um imóvel que escolhi.Minha pergunta: existe alguma forma de eu reaver o capital que já investi, sem maiores prejuízos?Muito obrigado

  • Caroline Pereira

    Olá Roberto. Apenas a empresa que administra o consórcio pode responder essa pergunta, ou você pode pedir a ajuda do seu advogado para conferir essa questão para você.