Home ›› Decoração e reforma

Veja dicas para harmonizar molduras, quadros e paredes em casa

8 de abril de 2010 às 13:13 - Fonte: Revista do ZAP  - Publicado por: Redação 

Para valorizar ainda mais um diploma (esteticamente falando), dar um toque divertido nas fotos da parede ou mesmo preservar uma pintura, a moldura tem um papel fundamental… e decorativo.

>> Veja mais dicas de decoração

Seguem algumas dicas para melhor aproveitar este recurso e deixar as paredes da sua residência ou escritório com a sua cara.

* Para harmonizar bem com o ambiente, as cores escolhidas do quadro devem estar presentes em algum móvel ou objeto de decoração. Pode ser uma cortina, uma almofada, um tapete… O tom da moldura deve acompanhar alguma das cores que estejam presentes no local.

* Evite exceder na quantidade e no tamanho dos quadros quando o local tiver dimensões pequenas ou que já conte com muitos móveis.

* Procure adequar o estilo do quadro ao estilo da moldura. E ambos devem não podem conflitar com o clima do cômodo. Uma sala clássica com móveis de mogno fica destoante com um quadro com uma moldura moderna. Ambientes modernos pedem quadros com texturas ou gravuras.

* Vidros para trabalhos em papel podem ser o modelo anti-reflexo.

* As molduras até são dispensáveis em alguns quadros, mas caso a tela seja uma pintura a óleo, o mais indicado é usar sempre a proteção lateral..

* Uma moldura côncava deixa a impressão mais aumentada da obra. Muito útil para quadros pequenos. Já uma pintura sem perspectiva pede uma moldura convexa, dando a impressão de que ela está saindo da parede.

* Se o desenho for mais dramático, mais denso, vale usar molduras de linhas fortes para conter a imagem. Para coisas mais delicadas, a moldura simples e leve não atrapalha.

* Procure usar cores marcantes no passepartout (aquela tela que separa a obra com a moldura). Com isso, a imagem fica mais separada da moldura e cria uma sensação de perspectiva. Tonalidades mais claras como o bege podem ser usados para acentuar as cores mais fortes.

* Pintura com cores mais vibrantes e quentes como o vermelho, o uso de molduras igualmente quentes ajuda na valorização. Já as cores frias como o verde pede cores similares.

Tags:

Deixe seu comentário

Posts mais comentados

Procure saber o que deve ser feito antes de mudar o visual da sua residência (Fotos: Thinkstock)
cozinha vintage 1
feng-shui-no-quarto
Para envelopar a geladeira leva, em média, três horas e o serviço é feito no local (Foto: ThinkStock)
Apesar do alto custo, o benefício da energia solar é muito bom
Piso laminado é um dos mais procurado em lojas de construção

DÚVIDAS

Entre em contato
De Segunda a Sexta
das 8h às 18h
Perguntas frequentes (FAQ)
UMA EMPRESA DO grupoglobo.globo.com
Copyright 2015 ZAP
Todos os direitos reservados