13/04/2007

A casa própria está do outro lado da linha

Fonte: Jornal da Tarde

Veja quais são os serviços que os bancos oferecem aos candidatos a financiamento imobiliário, pela internet e também via serviço de atendimento telefônico ao cliente

Paulo Pinto/AEZap o especialista em imóveisInteressado em comprar imóvel pode fazer simulações pelo computador

Vai longe o tempo em que a busca de financiamento para a casa própria exigia dos interessados uma verdadeira peregrinação por agências bancárias .

Com os avanços da tecnologia, as instituições financeiras passaram a oferecer o serviço pela internet ou pelo telefone, o que permite aos consumidores consultar os valores de financiamento possíveis de acordo com a renda familiar, idade e tipo de imóvel em apenas alguns cliques.

O Banco Real, por exemplo, oferece em seu site um programa que permite simular a compra de um imóvel residencial a partir do valor e do financiamento que o consumidor pretende fazer. Também é possível verificar a lista de documentos necessários e as taxas de juros, bem como as linhas de crédito oferecidas. No site também é possível consultar hipóteses de transferência ou refinanciamento das dívidas imobiliárias.

No site do Santander Banespa a pesquisa pode ser realizada com outros detalhes. Além de permitir a simulação de acordo com a natureza do imóvel – residencial ou comercial – e de acordo com o Estado ou cidade em que se encontre o imóvel, é o único que dá o valor de cada prestação a ser paga de acordo com a modalidade de empréstimo escolhido e os respectivos valores que balizam a transação. Outra possibilidade é incluir no cálculo do financiamento hipotético despesas decorrentes da legalização do bem, entre as quais os desembolsos com escritura e certidões.

No site do Banco do Brasil é possível verificar valores e taxas de financiamento de material de construção e não do imóvel em si. A oferta é exclusiva para correntistas. Desde março, o BB tem linhas de crédito para imóveis.

No site do Bradesco é igualmente possível realizar simulações que, de acordo com o perfil do consumidor, apontam o produto mais indicado. Também estão no site as linhas de financiamento e a lista de documentos necessários, embora não haja informação do tempo que leva o processo de aprovação depois de enviada a proposta.

Já o site da Caixa Econômica Federal é bastante claro nas informações acerca do tempo para aprovação da proposta – 30 dias -, e do montante que pode ser financiado – 100% do valor do imóvel. Como nem tudo é perfeito, o site não permite simulações sobre valores para verificar prestações e juros.

O site do HSBC informa taxas de juros, linhas de crédito, documentação necessária para a transação, mas só permite simulações a clientes do banco, aos quais é oferecido um produto diferenciado dos demais consumidores, não clientes.

No site do Banco Itaú, a simulação pode ser realizada conforme valor do imóvel, renda líquida mensal e, claro, com prazo de financiamento que o consumidor pretende enfrentar.

No site também é possível verificar as etapas de análise da proposta, as taxas de juros, os valores de correção e as prestações de acordo com o total de meses que durar o financiamento.

Sites e telefones de alguns bancos 

ITAÚ
telefones 4004-7051 (SP) e 0300 789 7051 (outros locais)

SANTANDER BANESPA
telefones 4004-3535(SP) e 0800 702 3535 (demais localidades)

UNIBANCO
telefones 4002-0030 (SP) e 0800 722 3030

BRADESCO
telefones 4002-0022 (SP) e 0800 722 4436;

BANCO DO BRASIL
telefone 4004-0001 (SP)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.