05/11/2006

A grandeza do pequeno espaço

Fonte: O Globo

Valorização da luminosidade torna mais amplo apartamento minúsculo

Na mão, um imóvel de mais de 50 anos, com 55 metros quadrados. A proposta: remodelar inteiramente o apartamento de forma a torná-lo amplo e moderno. O projeto foi encomendado às designers de interiores Angela Barquete e Cristiane Dornelles. Em seis meses, um novo ambiente, e a prova do que é possível fazer quando o que falta é espaço:

— Eram dois quartos com apenas um banheiro. Fizemos uma suíte e demos ao outro banheiro a função também de lavabo — diz Angela.

A valorização da luminosidade natural permeia todo o projeto. Na sala, por exemplo, a janela, antes convencional, passou a ocupar todo o espaço, de alto a baixo. Além disso, foi criado um acabamento inclinado, também de vidro. O mesmo recurso foi usado na cozinha, onde foram projetadas janelas sobre o fogão, além de tijolos de vidro próximos ao teto.

O uso de cores claras e piso igual em todos os cômodos são, segundo Ângela, formas de se criar uma noção de amplitude.

— Quando o espaço é escasso, é importante lançar mão de móveis versáteis, além de portas de correr, como a da cozinha. A mesa de centro da sala, por exemplo, é composta por duas peças de madeira e dois pufes brancos, que podem ser desmembrados, ganhando novo uso — explica Angela, que usou ainda espelhos nas portas do armário do quarto dos filhos e no nicho criado sobre a mesa de jantar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.