17/02/2007

A mesma casa, um novo visual

Fonte: Jornal da Tarde

Reformas bem planejadas podem mudar completamente a cara do seu imóvel e valorizá-lo

Alex Silva/AE Zap o especialista em imóveisArquiteta Mariana Cecchini: ‘Corredores são partes da casa que podem ser modificados para ganhar nova vida’

Mesmo ao comprar um imóvel em construção é comum que o proprietário tenha de fazer mudanças na planta para adequar o espaço às necessidades da família. Mas, quando o imóvel é usado, essa necessidade de adaptação é ainda maior.

Por isso, a ajuda de um arquiteto pode ser imprescindível para ocupar espaços ociosos e otimizar a planta da casa. O aumento ou diminuição do número de filhos que vão residir no imóvel, a necessidade de áreas diferenciadas como closets, suítes ou escritórios, podem ser facilmente adaptadas sob o olhar atento de um profissional.

A arquiteta Mariana Cecchini consegue perceber esses nichos e aproveitá-los bem. De olho nos espaços valiosos, a profissional não desperdiça nenhum canto.

Para ela, um simples corredor pode oferecer a solução. “Um local que pode ser bem otimizado em casas ou apartamentos são os corredores”, explica. “Quando são muito extensos podem ser encurtados e, dessa forma, melhorar o layout do local e ainda suprir a necessidade dos moradores.”

Mariana explica que, na maioria dos projetos, os corredores são um bom local para instalar um armário para a rouparia. “Pode ser criado um nicho com profundidade de 50 a 60 centímetros, que é suficiente para armazenar roupas de cama, mesa e banho e outros itens de farmácia e higiene.”

Alex Silva/AEZap o especialista em imóveisBanheiro reformado mantém aspectos originais, mas associa modernidade

Para não atrapalhar a circulação no local, a dica da profissional é utilizar portas tipo camarão (que dobram ao meio) ou então as portas sanfonadas ou de correr.

Mas, conforme a necessidade de cada morador e de acordo com a extensão do espaço, dá para fazer obras mais complexas.

Esse foi o caso de um apartamento antigo, localizado no bairro dos Jardins (Zona Sul). O imóvel possuía em extenso e largo corredor, que não era bem aproveitado. A proprietária queria modernizar o apartamento e precisava de um lavabo.

Então, a arquiteta desviou duas portas do corredor e, em um espaço de cerca de um metro, conseguiu construir o cômodo necessário. “Onde antes era um desses nichos sem utilidade, hoje fica o lavabo, mais útil e muito mais moderno”, justifica Mariana.

 

Leia também

 

Era uma escada; virou um escritório

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.