20/05/2007

A realeza inspira a decoração

Fonte: O Globo

Sucesso do filme “Maria Antonieta” traz de volta móveis com estilo rococó

André TeixeiraZap o especialista em imóveisA cômoda rococó, o espelho veneziano e as cadeiras Luis XV contrastam com a decoração contemporânea, com pintura abstrata e mesa lateral de aço e vidro. O projeto é de Risoleta Medrado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na carona do sucesso do filme “Maria Antonieta”, dirigido por Sofia Coppola, o esplendor dos móveis clássicos está de volta às residências. Depois da bem-sucedida aposta do segmento de moda, a realeza inspira arquitetos e empresas de decoração de interiores a trabalharem com cômodas, penteadeiras, cadeiras e espelhos repletos de formas curvas e ornatos, numa contraposição ao minimalismo dos ambientes modernos.

As peças de estilo rococó — estilo artístico que surgiu na França do século XVIII como desdobramento do barroco — ganharam nova função nas mãos da designer Roberta Devisate. Segundo ela, o maior ícone da decoração da época, a penteadeira, voltou, com algumas interferências modernas. No projeto de um quarto, a designer dispôs a peça na frente de um painel de gesso, com iluminação amarelada por trás. A idéia foi ressaltar seus detalhes dourados.

André TeixeiraZap o especialista em imóveisA penteadeira, com lascas de ouro, ganhou realce na frente do painel de gesso. Idéia de Roberta Divasate

— A luz atrás da penteadeira ressaltou as cores e curvas do móvel. Mas só usei essa peça porque o ambiente era bem neutro. Com isso, a peça causou impacto. Acredito que, para não ficar cansativo, o ideal é colocar, no máximo, duas peças clássicas num ambiente — diz Roberta.

Relíquias de família viram destaque

Para a arquiteta Risoleta Medrado, o sucesso do filme só reforçou a volta do classicismo na decoração. Para um projeto de sala de estar, ela usou cadeiras Luís XV — estilo de mobiliário influenciado pelos motivos ornamentais do rococó — estofadas de branco, na frente de uma pintura abstrata e ao lado de uma mesinha de aço de linhas simples. No mesmo ambiente, o espelho veneziano de murano e a cômoda francesa, com detalhes em bronze, dão o contraponto ideal à decoração clean do ambiente, que recebeu uma iluminação pontual, isto é, concentrada apenas em alguns pontos do espaço.

Fábio Rossi Zap o especialista em imóveisA cômoda alta foi restaurada e ganhou espaço na sala moderna, um projeto de Cynthia Pedrosa

— Procuro sempre adaptar as peças ao clima quente de nosso país, por isso a cor branca em alguns revestimentos é essencial. Caso contrário, há o risco de a casa ficar envelhecida — ressalta Risoleta.

Misturar peças clássicas e itens modernos também é um recurso adotado pela arquiteta Cynthia Pedrosa. Segundo ela, as pessoas cada vez mais compram móveis antigos, ou restauram peças que já pertenciam à família, para projetos de decoração. Se antes essas relíquias ficavam escondidas em algum cômodo, agora viram uma espécie de ponto central do ambiente. Foi o que ela fez num de seus projetos: restaurou uma cômoda alta, com gavetões, da família, e a inseriu numa moderna sala de estar:

Simone MarinhoZap o especialista em imóveisCadeira de Luis XV com estampa clássica dá mais personalidade ao ambiente.Projeto de Geraldo Lamego

— O desejo dos clientes é viver com conforto, permitido pela tecnologia, mas sem perder as raízes. Por isso, os móveis antigos ganham espaço, com algumas adaptações — diz Cynthia.

Na reforma de uma sala de estar de um apartamento, o arquiteto Geraldo Lamego deu destaque à cadeira Luís XV. Para ele, este tipo de mobiliário dá personalidade aos ambientes, que hoje em dia parecem seguir um padrão:

— É uma peça aconchegante, que aquece o ambiente. A decoração moderna muitas vezes é impessoal.

 

  

Simone MarinhoZap o especialista em imóveisEspelho com detalhes em bronze, em harmonia com o lavabo moderno, de Carmem Zaccaro e Marise Kessel

 

 

 

A volta do estilo clássico não fica restrito a salas e quartos. Banheiros e lavabos também podem entrar na onda retrô. Para as arquitetas Carmen Zaccaro e Marise Kessel, espelhos de estilo rococó dão sofisticação e um caráter intimista ao ambiente:

— É uma peça muito peculiar, que pode ficar muito harmônica em lavabos contemporâneos e suas louças mais singelas — avalia Marise.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.