14/01/2007

A sensação deste ano

Fonte: Jornal EXTRA

São Cristóvão, que passará por ampla reforma urbanística, terá 15 empreendimentos

São Cristóvão, que já foi sede do Império, está de novo no centro das atenções. O bairro foi objeto de um minucioso estudo da prefeitura, que reuniu o Instituto de Urbanismo Pereira Passos e nada menos que seis secretarias (Urbanismo, Obras, Meio Ambiente, Transportes, Habitação e Ação Social), com auxílio técnico do governo municipal de Paris, da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades.

Trata-se do Plano de Reabilitação Integrada de São Cristóvão, idealizado para melhorar a qualidade de vida no bairro, estimular a chegada de novos empreendimentos e aumentar a ocupação, garantindo o equilíbrio entre a recuperação socioeconômica e a qualidade ambiental e paisagística.

Para estimular a habitação, foi aprovado o novo Projeto de Estruturação Urbana (PEU), decisivo para a retomada dos investimentos no bairro. Graças a essa mudança, hoje é possível construir edifícios com 12 a 14 pavimentos — dependendo das características do imóvel e da área. A estratégia deu certo: de acordo com a Secretaria de Urbanismo, pelo menos 15 endereços deverão receber investimentos em breve.

Dois lançamentos

Dois empreendimentos já saíram do papel. As empresas Concal e RJZ/Cyrela se uniram e lançaram o Paço Real, com 260 unidades, a partir de R$112,9 mil. As duas empresas já anunciaram que construirão um outro condomínio em São Cristóvão este ano. A Gafisa, por sua vez, lançou o Quinta Imperial, com 150 unidades, a partir de R$103 mil. Além disso, os empreendedores do Paço Real estão negociando a criação do projeto Som e Luz na Quinta da Boa Vista, a exemplo do implantado no Museu Imperial em Petrópolis.

— Já falamos com a Light e com a direção do Museu Imperial. Nossa idéia é trazer este espetáculo, que conta a História do Brasil através de imagens refletidas no Palácio Imperial, sede do Museu Nacional na Quinta da Boa Vista — conta, animado, José Conde Caldas, presidente da Concal e autor da idéia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.