24/06/2013

Abuse das cores ao preparar uma festa junina em casa

Especialista dá dicas de como comemorar o mês de São João com uma decoração divertida para receber os amigos

Fonte: ZAP Imóveis

Junho é mês de festa junina e ainda é tempo de comemorar o Mês de São João. Enfeitar a casa com uma decoração típica caprichada é um ótimo pretexto para receber os amigos.

Abuse das cores ao preparar uma festa junina em casa
Bandeirinhas coloridas dão o clima à festa junina

Bandeirinhas penduradas são itens que não devem faltar, já que são muito tradicionais neste tipo de festa. Elas podem receber estampas florais, xadrez ou até lisas, desde que sejam muito coloridas.

“A vantagem da festa junina é que é permitido colorir de verdade. Não é necessário ficar focado em apenas uma cor, tem que ser um visual descontraído”, diz a arquiteta e especialista em cenografia e festas Suzy Melo. De acordo com a profissional, o verde, amarelo, laranja e azul são cores que ficam bem ao serem combinadas no evento.

É possível reaproveitar os materiais que se tem em casa para produzir a decoração, de acordo com a arquiteta. “As bandeirinhas podem ser feitas utilizando revistas antigas”, sugere a profissional.

Abuse das cores ao preparar uma festa junina em casa
Detalhes podem ser encontrados em pratos, guardanapos e outros utensílios da festa (Foto: Divulgação)

Chapéus de palha também podem ser “reciclados” como enfeites da festa junina em casa. “Uma boa ideia é servir pipoca dentro deste apetrecho”, diz Suzy. A especialista lembra que é o ideal é colocar um guardanapo para forrar o chapéu.

Abuse das cores ao preparar uma festa junina em casa
Cachorro quente ganha charme ao ser servido em guardanapo xadrez (Foto: Thinkstock)

Bandejas de madeira e cestinhos de palha, desses que se tem em casa para outras finalidades, ficam perfeitos ao serem inseridos na decoração da festa. Pode-se ainda servir amendoins e outras comidinhas. “Todo mundo tem algo em casa que dê para aproveitar, até porque nesta festa não precisa ser tudo igual”, afirma Suzy.

Abuse das cores ao preparar uma festa junina em casa
Cadeira de palha e luminária em formato de balão fazem parte da decoração

Comida – “A comida bem colocada é a estrela da festa”, ressalta a especialista. De acordo com ela, se os alimentos não forem bem ajeitados, o visual fica sem graça. “As pessoas comem com os olhos”, diz Suzy.

Bolo de milho, de fubá, pé de moleque, arroz doce, doces de batata doce, de abóbora, paçoca e outras guloseimas típicas parecem ainda mais deliciosas quando bem apresentadas.

“O cachorro quente pode ser servido em guardanapos xadrez, assim como a pipoca fica charmosa ao ser oferecida em saquinhos com um santinho de São João colado”, recomenda Suzy.

Abuse das cores ao preparar uma festa junina em casa
Xadrez pode estar presente em guardanapos e toalhas

Quentão e vinho quente servidos em copos charmosos também impressionam os convidados, ainda mais se o recipiente evitar que as pessoas queimem as mãos com a temperatura das bebidas.

Já o milho cozido espalha o aroma pelo local e é uma das comidas típicas presentes na festa. “O anfitrião pode fazer um arranjo com algumas espigas, usando uma palha verde para amarrá-los e dar o toque final”, indica a profissional.

Abuse das cores ao preparar uma festa junina em casa
Pé de moleque é um dos doces típicos da festa junina

Para enfeitar a mesa, Suzy recomenda colocar uma moranga sobre ela e espalhar vasos de barro com flores do campo plantadas. A toalha pode ser xadrez para reforçar o clima junino.

Canela em pau também produz arranjos interessantes para a data. “Amarre-as com uma fita de palha e as coloque em xícaras para servir quentão ou então as deixe espalhadas na mesa”, sugere a profissional.

Abuse das cores ao preparar uma festa junina em casa
Bolo de fubá também é atração da festa

Música – Se a casa for espaçosa, é possível até mesmo fazer uma quadrilha e fogueira na parte externa. No entanto, se o anfitrião morar em apartamento, o mais adequado para não incomodar os vizinhos é utilizar um fundo musical para embalar a festa.

Abuse das cores ao preparar uma festa junina em casa
Reaproveite itens que você tem em casa para decorar a mesa

Aroma – Ao contrário do que se pode imaginar, usar um aromatizador na festa pode influenciar negativamente. “As comidas já tem cheiro forte e característico, não vale a mistura”, orienta Suzy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.