27/06/2006

Acabe com a umidade da sua casa

Fonte: Editoria Zap

Uma impermeabilização bem feita previne a umidade, as infiltrações e garante o valor do imóvel

 Zap o especialista em imóveisQuem já teve que viver numa casa com umidade sabe como é complicado conseguir se livrar das goteiras do telhado e dos focos de fungos nas paredes. As causas desses tipos de problema são variadas: a parede pode apresentar rachaduras minúsculas por onde entra a água da chuva, pode ter sido construída em contato com a terra (subsolo) e absorver toda a umidade, etc. Em qualquer dos casos, não existe um meio-termo. É essencial providenciar todos os reparos necessários para evitar surpresas desagradáveis.

Uma impermeabilização bem feita previne a umidade, as infiltrações e, evitando tais problemas, garante o valor do imóvel. Mas o cuidado é necessário não somente nas paredes e no telhado. Todo material empregado na construção civil sofre algum tipo de exposição, o que o torna sujeito à destruição. Ou seja, seu imóvel requer cuidados do alicerce ao telhado!

A madeira está exposta à ação de microorganismos, insetos, além da destruição pela água e pelo fogo. Os metais, em presença da água e do oxigênio, estão sujeitos à corrosão. Os minerais, mesmo sendo muito resistentes, sofrem o ataque da água e dos agentes químicos nela dissolvidos.

Mas os consumidores contam com uma boa notícia. Com o desenvolvimento da indústria química e das pesquisas dirigidas, está havendo um constante desenvolvimento tanto na tecnologia dos materiais de construção como nos métodos de trabalho.

E para que se possa assegurar economia, o trabalho de impermeabilização deve ser realizado durante a fase de construção. De acordo com o departamento técnico da Otto Baumgart, empresa nacional do mercado de produtos químicos para a construção civil, os gastos com os impermeabilizantes, desde que previstos no projeto e utilizados desde a fundação até o acabamento, representam de 1% a 3% do custo total de uma obra. Por outro lado, quando o trabalho é adotado para a correção de problemas gerados pela não utilização dos impermeabilizantes, essa marca pode ultrapassar até 15% do valor desse mesmo imóvel. Não é necessário colocar os valores na “ponta da lápis” para se ter certeza da diferença entre os dois casos.

Ainda segundo a Otto Baumgart, os baixos custos relativos à impermeabilização, comparados a outros gastos com a obra na sua totalidade, estão diretamente relacionados à quantidade de consumo dos produtos. A empresa orienta também que cada etapa de uma construção exige a utilização de um determinado produto nas quantidades indicadas. Dessa forma, evita-se a possibilidade de problemas ocasionados por uma impermeabilização mal executada: manchas de infiltração em tetos e paredes, degradação da obra e sua conseqüente desvalorização, entre outros.

Mesmo que você não execute a impermeabilização da sua casa com as próprias mãos, é interessante saber como o trabalho deve ser feito.

Além da importância da escolha do produto adequado, a empresa Otto Baumgart adverte para a necessidade de observar todas as indicações contidas nas suas embalagens. Confira, abaixo, algumas dicas sobre a aplicação de produtos impermeabilizantes. Para mais detalhes dos produtos, aplicações e formulações, acesse o site www.ottobaumgart.com.br. Consultas sobre impermeabilizações podem ser feitas pelo telefone (11) 6902-555 ou e-mail assistec@vedacit.com.br.

Consultoria: Otto Baumgart

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.