29/03/2004

Aclimação: sotaque de Paris

Fonte: Editoria Zap


 
Zap o especialista em imóveis

Na bagagem de uma viagem a Paris, em 1880, o médico Carlos Botelho trouxe a idéia: criar em São Paulo um jardim nos moldes e com o mesmo nome do que visitara na capital francesa. O ”Jardin d’Acclimation” abrigava exposição zoológica, criação e aclimatação de espécies exóticas e ainda atividades pecuárias e comerciais. O sonho do médico se concretizou e o bairro da Aclimação herdou seu nome do parque.

A versão nacional não ficou devendo nada a seu modelo francês. Talvez até tenha superado sua fonte de inspiração. Foi o primeiro zoológico de São Paulo, o primeiro posto zootécnico do Brasil e ainda foi sede de um laboratório de pesquisas sobre o câncer. As chácaras vizinhas pouco a pouco iam tornando-se os bairros da “cidade nova”.

O médico abandonou o estetoscópio e passou a se dedicar à criação de gado leiteiro na “vacaria” do jardim. Em busca do melhor leite, mandou buscar animais na Holanda. Os exemplares estrangeiros foram mostrados na primeira exposição estadual de gado aclimatado.

Em pouco tempo, o jardim tornou-se ponto de romaria de pecuaristas. O ar puro e as diversões atraíam as famílias paulistanas nos domingos e feriados. O visitante podia tomar leite tirado na hora, conhecer o exótico zoológico, o rinque de patinação, o parque e a lagoa por 3 mil réis. O zôo trazia atrações como “o urso branco do pólo Norte” e os “crocodilos do rio Nilo”. Na década de 1920 o Jardim da Aclimação foi a sensação da cidade.

Em 1916 a região já era conhecida por Aclimação. Suas ruas ganharam nomes de pedras preciosas e de planetas e a atual Praça General Polidoro chamava-se Largo Rodrigues Alves.

Depois de 1939, quando se tornou público, o parque sofreu com o descaso das autoridades. Era freqüentado por marginais e estava tomado pela sujeira. Em 1955 é aprovado um plano de melhoramentos urbanísticos para o bairro. Nos anos seguintes, os moradores lutaram para conservar a área verde e o funcionamento do parque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.