25/06/2013

Ações na Justiça por problema com aluguel caem 12% em SP

Segundo levantamento do Secovi, foram 1.790 ações movidas na principal cidade paulista no quinto mês de 2013

Fonte: ZAP Imóveis

Apesar de a inadimplência nos pagamentos das parcelas dos aluguéis ainda ser uma rotina no mercado imobiliário em geral, o número de ações na Justiça relativas a este assunto caiu significativamente no último mês de maio.

Ações na Justiça por problema com aluguel caem 12% em SP
Os locadores precisam ser cautelosos, cuidando das garantias que lhes assegurarão o recebimento do aluguel, avisa especialista (Foto: Banco de Imagens / Think Stock)

Segundo levantamento do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) no Tribunal de Justiça de São Paulo, foram 1.790 ações movidas na principal cidade paulista no quinto mês de 2013. A quantidade, porém, é 12,3% menor em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram ajuizadas 2.040 ações.

Já em relação a abril deste ano, quando houve 2.100 processos, a queda no volume de ações registradas foi de 14,8%. Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 83% (1.497 processos) das ações em maio foram motivadas pela falta de pagamento do aluguel.

“Historicamente, a inadimplência responde pela maior parte das ações locatícias, e neste mês de maio não foi diferente”, analisou Jaques Bushatsky, diretor de Legislação do Inquilinato do Secovi, via nota.

“Os locadores precisam ser cautelosos, cuidando das garantias que lhes assegurarão o recebimento do aluguel”, completou.

Ainda de acordo com o sindicato, a queda nas ações foi de 7,2% no acumulado dos primeiros cinco meses de 2013 na comparação com o mesmo intervalo do ano passado. Foram registradas 8.347 ações desse tipo entre janeiro e maio deste ano, contra 8.998 entre janeiro e maio de 2012.

Em maio, as ações ordinárias (208 ocorrências) responderam por 11,6% dos processos, enquanto as renovatórias (74 ações) e as consignatórias (11) participaram, respectivamente, com 4,1% e 0,6% do total.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.