10/02/2007

Agora é hora de entrar numa fria

Fonte: Jornal da Tarde

Verão a pleno vapor, é momento de pensar na possibilidade de instalar um ar-condicionado em casa

Nilton FukudaZap o especialista em imóveisHá várias opções de aparelhos no mercado, como os splits (no fundo branco) e o de ‘janela’ (no fundo azul)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Do lado de fora, o calor é implacável com os paulistanos. Para dentro da janela fechada, a temperatura, na casa dos 27ºC, permite desfrutar da vista sem uma gota de suor na testa. Para existir, essa cena típica do verão depende de um aparelho de ar condicionado, cuja instalação é simples, mas exige cuidados.

Antes de comprar o aparelho mais bonito ou mais em conta, é preciso definir o local em que ele será colocado, seu tipo e sua capacidade. “O fundamental é dimensionar o ambiente”, afirma o engenheiro Eulógio Ramaciotti.

A próxima etapa é conferir se as instalações elétricas do imóvel já estão preparadas para receber o novo eletrodoméstico. Um ar condicionado funciona como um chuveiro e precisa de fios e um disjuntor no quadro de luz exclusivos para funcionar corretamente e evitar curtos-circuitos.

Com a casa preparada, é a hora de pensar no tipo de aparelho mais adequado. Mais barato e mais barulhento do que seus concorrentes, o tradicional ar-condicionado de janela, colocado em um buraco retangular feito na parede, é bastante procurado. O outro tipo são os chamados split, aparelhos em que uma parte é instalada dentro de casa, e a outra, que causa o ruído elevado, responsável pela refrigeração do ar, é fixada na parte externa.

“Existem cidades, como o Rio de Janeiro, em que as construtoras já deixam o buraco para a instalação do ar condicionado de janela pronto. Não é o caso de São Paulo, em que o custo da adaptação da alvenaria fica por conta do proprietário”, opina Gerson Robaina, gerente geral do showroom da Casa Carrier. “Os aparelhos split são menos agressivos à parte estética dos imóveis, basta um furo na parede para a passagem dos tubos, que podem ser escondidos.”

A diferença principal entre o split e o de janela está mesmo no preço. “O primeiro custa o dobro do outro”, afirma Ramaciotti.

Calcule a capacidade do aparelho

A capacidade do ar-condicionado é medida em BTU/hora. BTU, em inglês, é Unidade Térmica Britânica

Antes de instalar um aparelho de ar condicionado, é preciso dimensionar sua capacidade.

Sistemas mal instalados aumentam consideravelmente o gasto de energia

Em imóveis comuns, com pé direito de até três metros , o
próprio morador pode calcular a capacidade necessária do
aparelho. Basta multiplicar a área do ambiente por 600 BTUs

Se o imóvel tiver muitas janelas de vidro, é aconselhável procurar um engenheiro para fazer o dimensionamento

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.