15/03/2007

Água: combate ao desperdício começa em casa

Fonte: Editoria Zap

Conta de água ocupa o 2º lugar nos gastos do condomínio; medidas simples podem gerar economia de até 20%

Zap o especialista em imóveis

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em 20 anos faltará água para 60% do planeta. Adotar algumas medidas simples, como a instalação de equipamentos hidráulicos e mudanças de comportamento, além de contribuir com o meio ambiente, faz bem para o bolso.

Nos condomínios, o gasto com água ocupa o segundo lugar no ranking das despesas, perdendo apenas para o pagamento de funcionários. Levantamento realizado pela Lello Condomínios revela que a conta de água chega a representar de 10% a 15% do total de gastos de um prédio.

“Hoje, mais do que uma questão econômica, o uso racional da água significa a preservação das nossas reservas naturais. Existem equipamentos disponíveis no mercado que reduzem sensivelmente o consumo, resultando em economia de até 20% no valor total da conta”, afirma José Maria Bamonde, gerente de Logística e Manutenção Predial da Lello Condomínios.

Uma das medidas viáveis para solucionar o problema é a instalação de medidores de água exclusivos para cada apartamento. Torneiras com temporizador e bacias com caixa acoplada são outros itens que reduzem o consumo em até 20%. Aliado a isso é preciso que haja pequenas mudanças de comportamento, como manter torneiras bem fechadas, utilizar baldes para lavar veículos ou varrer as calçadas, ao invés de lavá-las.

Vilões do desperdício

– Os chuveiros são responsáveis por 46% do consumo geral de água em uma residência. Em um banho de 15 minutos, uma ducha de alta pressão pode liberar, em média, 135 litros de água;

– As torneiras da cozinha e os lavatórios, juntos, representam 27% do consumo de água;

– Os vasos sanitários consomem 14% do total;

– As máquinas de lavar e outros aparelhos gastam 8%;

– Lavar o carro por 30 minutos, utilizando uma mangueira, pode consumir até 560 litros de água.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.