23/03/2012

Além das belas praias: conheça construções históricas de Florianópolis

Além das belas praias: conheça construções históricas de Florianópolis

Fonte: Revista do ZAP

A cidade, que completa 286 anos de fundação em 23 de março de 2012, tem construções famosas como a Ponte Hercílio Luz, o Palácio Cruz e Souza e o Mercado Público

Florianópolis está de parabéns. Nesta sexta-feira, 23 de março de 2012, a capital catarinense completa 286 anos de fundação. A cidade destaca-se por reunir, com harmonia, famosas e belas praias na Ilha de Santa Catarina e a área central com construções históricas, no continente. Para homenagear Florianópolis, o Pense Imóveis selecionou alguns dos atrativos culturais e arquitetônicos da cidade – os naturais já são bastante conhecidos.

Catedral Metropolitana
Patrimônio tombado pelo Estado e pelo Município, a Catedral de Nossa Senhora do Desterro foi projetada por José da Silva Paes, o primeiro governador da antiga Capitania. Foi construída no mesmo local onde existia uma antiga capela, erguida, em 1678, pelo fundador da cidade, o bandeirante Francisco Dias Velho.

Divulgação 


























A Catedral, cuja obra foi finalizada em 1773, já sofreu várias reformas, sendo a maior delas em 1922. Na ocasião, as paredes laterais foram aumentadas, as torres foram alteradas e um alpendre neoclássico foi acrescentado a sua portada original.

Do lado de dentro, há um expressivo acervo de arte sacra. A escultura Fuga para o Egito em dois blocos de cedro, no tamanho natural, foi feita na Áustria pelo artista Demetz e está na Catedral desde 1902. Há ainda um órgão de tubos da Alemanha e os vitrais, feitos em São Paulo em 1949.


Casa da Alfândega
Considerada o melhor exemplo de arquitetura neoclássica em Florianópolis, a Casa da Alfândega foi inaugurada em 1876, no aniversário da Princesa Isabel. As atividades do local, relacionadas aos serviços alfandegários, foram desativadas em 1964 com a desativação do Porto de Florianópolis.

Divulgação
















Em 1975, a Casa foi tombada como monumento nacional. A construção foi restaurada entre 1977 e 1979 e, reparada em 1984. Objeto de conservação constante, ela abriga, agora o Centro da Cultura Popular Catarinense, com exposições de artes plásticas e comércio.



Mercado Público
O atual prédio do Mercado Público foi construído em 1898, em frente à Alfândega, em substituição ao antigo mercado demolido em 1896, após 45 anos de funcionamento. A construção foi feita em duas etapas: a primeira, em 1899, tinha apenas uma ala. A segunda ala foi construída em 1915 em cima de um aterro, assim como as torres, as pontes que as interligam e o vão central.

Divulgação 
















Coração do centro histórico de Florianópolis, o Mercado Público tem 140 boxes, onde são comercializados roupas, utensílios, alimentos e trabalhos de artesanato. Em agosto de 2005, um incêndio destruiu toda a área interna da ala esquerda do complexo, que depois foi inteiramente reconstruída.


Palácio Cruz e Souza
Concebido no século XVIII, o antigo Palácio do Governo  foi palco do nascimento de figuras ilustres como o historiador Afonso D” Escragnolle Taunay, filho do Visconde de Taunay, além de ter recebido visitas dos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II. Durante o governo de Hercílio Luz. Entre 1894 e 1898, o prédio foi reformado, perdendo suas características coloniais.

Divulgação
















O local é um importante modelo da arquitetura do final do século XIX, conciliando diferentes estilos anteriores, principalmente o barroco e neoclássico. A parte externa do prédio possui dez estátuas alegóricas do artista italiano Gabriel Silva, sobre as platibandas. Entre essas estátuas estão a de Santa Catarina, padroeira do estado; a do deus mitólogo Mercúrio e da Anfitrite, a ninfa dos mares.

Em seu interior, o Palácio possui uma grandiosa escadaria, com balaustrada e balcões em mármore Carrara, peças feitas na Itália. Tombado pelo patrimônio histórico de Santa Catarina, o Palácio abriga, atualmente, o Museu Histórico de Santa Catarina.


Ponte Hercílio Luz
Símbolo mais popular de Florianópolis e famoso cartão postas da cidade, a Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920, entre novembro 1922 e maio de 1926. Construída durante o governo de Hercílio Luz e projetada pela firma norte-americana Robinson & Steinman, ela teve papel fundamental no desenvolvimento da capital catarinense porque deixou a cidade menos isolada, já que antes o acesso à ilha era feito apenas por embarcações.

Divulgação





















Apresentava várias inovações, para a época em que foi construída, e, por isso, foi considerada obra pioneira no campo da engenharia brasileira e mundial. A ponte tem 821 metros de extensão e 339 metros de vão central. As torres metálicas da construção medem 74 metros de altura. O mirante na cabeceira insular da ponte proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do centro de Florianópolis.

Em 1982, a Ponte Hercílio Luz foi fechada para o tráfego por medida de segurança. Na época foi descoberta uma barra de olhal rompida, o que alertou as autoridades de que as 5 mil toneladas da ponte poderiam ruir. Desde então, 14 governadores tentaram, sem sucesso, restaurar, a Ponte Hercílio Luz, tombada como patrimônio público municipal, estadual e nacional. Na ocasião, foi apenas reforçar o olhal rompido com cabos de aço.

No dia 15 de março de 2012, o Conselho Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou a captação de R$ 64,4 milhões, pelo governo de Santa Catarina (por meio da Lei Rouanet) para investimento na primeira etapa da restauração da ponte.

Segundo o governo estadual, com a captação desses recursos, será possível concluir a primeira etapa da restauração da ponte, que consiste na construção da estrutura que sustentará o vão central. Depois dessa fase, iniciam os reparos nas torres a substituição das barras de sustentação. A previsão do governo é que as obras sejam concluídas em 2014.


Leia mais:
>> Imóveis para alugar em Florianópolis
>> Imóveis à venda em Florianópolis
>> Compre um terreno em Florianópolis

Tags: destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.