06/08/2013

Almofadas garantem aconchego aos ambientes

Tamanhos, cores e formatos podem ser os mais diversos; elas ficam bem em qualquer lugar da casa

Fonte: ZAP Imóveis
Almofadas garantem aconchego aos ambientes
Almofadas ficam bem em qualquer lugar da casa (Fotos: Divulgação)

As almofadas são muito bem-vindas em ambientes que oferecem maior aconchego, como salas de estar, home theaters e quartos.

 

Segundo a arquiteta Laurimar Coelho, é importante optar por peças revestidas de tecidos macios ao toque e com uma estrutura mais firme para oferecer um visual mais ordenado. “Almofadas que se deformam não devem ser utilizadas, pois, com o tempo, dão ao espaço um aspecto de desleixo”, alerta.

Almofadas garantem aconchego aos ambientes
Almofadas oferecem sensação de aconchego

O arquiteto Augdan Oliveira Leite afirma que prefere as clássicas, quadradas, no tamanho 50 cm x 50 cm. Ele salienta que, para ambientes como a sala de estar, também podem ser usadas peças mais sofisticadas, que chama de almofadas de composição. “São apenas para ver, normalmente colocadas em poltronas de pouco uso. Algumas têm franjas, apliques de coroas, pedrarias, pérolas, ou seja, são feitas apenas para enfeitar, e não para serem tocadas”, explica. Para o dia-a-dia, Augdan recomenda materiais como cetim, seda ou veludo, que são mais agradáveis ao toque.

Almofadas garantem aconchego aos ambientes
É recomendável que as capas tenham zíper, para que possam ser retiradas para lavar

Segundo Augdan, no quarto as almofadas servem para complementar a decoração. “Tanto na cama de solteiro como na de casal, pode-se usar dois ou quatro travesseiros e complementar com almofadas”, sugere. Elas podem ter vários formatos, como quadrado ou redondo, ou ainda de flor ou de coração, para tornar o ambiente mais romântico. Há também as clássicas de veludo com gobelin (uma espécie de tapeçaria), ou as almofadas com pompons.

Almofadas garantem aconchego aos ambientes
Almofadas com formatos inusitados são opções ideais para quartos de crianças

Segundo Laurimar, algumas versões maiores, mais coloridas e até com formatos inusitados podem ser adotadas em brinquedotecas ou quartos infantis. Augdan lembra que, para crianças, há inúmeras opções em formatos de bichinhos ou personagens.

Para salas de TV, Augdan recomenda as almofadas grandes, feitas com espuma ou com pluma de ganso para que sejam bem confortáveis para se encostar. “Se o espaço não tem sofás ou poltronas e elas ficam direto no chão, as capas devem ser de tecido impermeável para aguentar o uso constante. Também é recomendável que as capas tenham zíper, para que possam ser retiradas para lavar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.