08/10/2006

Alto valor artístico no próprio quintal

Fonte: O Globo

Prédio no Flamengo restaura obra do carioca Paulo Werneck

Um grande painel em mosaico acaba de ser restaurado no prédio 98 da Praia do Flamengo. A obra do artista carioca Paulo Werneck — que morreu em 1987, aos 80 anos — cobre uma extensa área na entrada do edifício e pode ser vista da rua. O trabalho levou seis meses para ser concluído:

— Esse prédio foi um dos primeiros a serem construídos nessa região e tem cerca de 50 anos. O painel estava muito deteriorado e sujo — explica Nanci Gomes d’Ávila, uma das moradoras.

O condomínio buscou dados sobre a obra no Museu Nacional de Belas Artes e, segundo Nanci, a informação é de que o painel tem grande valor artístico e material:

— A estimativa é que a obra valha US$1 milhão. Para nós, no entanto, o mais emocionante é preservar o trabalho de um artista tão importante.

Paulo Werneck contribuiu com seus murais para projetos de arquitetos como Oscar Niemeyer, Marcelo, Milton e Maurício Roberto. Destacam-se em sua obra os painéis da Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha, e do Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.