24/08/2009

Alugar imóvel está mais demorado em SP

Fonte: Jornal da Tarde

O tempo que um imóvel na cidade de São Paulo demora para ser alugado atingiu o nível mais alto do ano em julho. Para casas, a espera é de até 29 dias, a maior desde novembro, que era de 30 dias. Já a demora para locação de apartamentos era de 38 dias, mais longa desde dezembro, de 37 dias. Os dados são da Pesquisa Mensal de Locação do Sindicato da Habitação (Secovi-SP) que apura o Índice de Velocidade de Locação.

O preço é um dos fatores para a demora. “Como o mercado está aquecido e o número de pessoas que precisa alugar imóveis é grande, os proprietários estão pleiteando valores excessivos, o que inibe o fechamento de contratos”, acredita José Augusto Viana Neto, presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP).

A retração de consumo causada pela crise econômica também contribui para a demora para os alugueis, segundo Eduardo Zangari, diretor de Locação da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (Aabic). “Trata-se de uma conjunção de fatores: crise e aluguel mais caro. Mesmo quem não perdeu o poder de compra em função da crise, fica retraído porque ninguém quer se endividar por medo da indefinição do momento econômico”, afirma Zangari. “Quem pensava em mudar para um apartamento maior fica com receio de se endividar, daí a demora para a locação.”

Na opinião de Roberto Akazawa, gerente de economia e estatística do Secovi, outra razão é a alta demanda e pouca oferta de imóveis disponíveis.

“Os imóveis mais procurados são apartamentos de um dormitório em regiões com oferta de transporte que, na maioria dos casos, já estão alugados. Daí, só depois de pesquisar muito e não achar o apartamento que procura, é que o candidato a inquilino busca outros imóveis.”

Quer receber mais informações? Siga o ZAP Imóveis no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.