09/03/2010

Aluguel alternativo via web

Fonte: O Globo
Ferramenta de busca facilita bastante a procura de moradias por estudantes (Foto: Divulgação)
Ferramenta de busca facilita bastante a procura de moradias por estudantes (Foto: Divulgação)

Com mochilas nas costas e um monte de livros debaixo dos braços, quatro estudantes começaram a procurar um cantinho para morar em Campinas, São Paulo, durante o período de estudos, quando estariam longe de suas famílias. Depois de bater pernas pelas ruas da cidade, o quarteto, com dificuldades para encontrar um imóvel com preço acessível, decidiu criar um site de locação alternativa.

A ideia, concebida há dois anos, já circula por vários pontos do Brasil e, no mês passado, foi parar em Niterói. Tocado por alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF), o site Morar Uff traz dicas de repúblicas e pensionatos, além de apartamentos do tipo quitinete, próximos à universidade e com preços convidativos.

“O Morar UFF foi criado a partir de um convite do projeto nacional, o Morar, que atualmente já pode ser encontrado em várias cidades brasileiras. Essa ferramenta de busca facilitou bastante a procura de moradias por estudantes, além de ter pressionado o mercado de aluguéis a reduzir os preços”, sustenta o estudante de cinema Rafael Cruz, responsável pelo projeto em Niterói.

A navegação pelo site é bem simples. O internauta pode procurar o imóvel por faixa de preço e ainda utilizar o Google Maps, que fica anexado à página, para ver onde cada oferta está localizada. E a pesquisa pode ser mais refinada, pelo tipo de moradia, sendo ela pensionato, república ou quitinete. Nas ofertas de quartos, há indicação se a vaga é para pessoa do sexo feminino ou masculino.

Segundo Cruz, estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão sendo sondados para desenvolver o projeto no Rio.

“O site foi lançado em Niterói no mês passado e já conta com mais de 90 visitas por dia. Agora, nós estamos tentando fazer essa parceira com o Rio para ampliar as possibilidades”, diz Cruz.

LEIA MAIS:

DIÁRIAS NA PÁSCOA ATÉ 59% MENORES QUE NO CARNAVAL

AÇÕES LOCATÍCIAS CAEM 19% EM JANEIRO NA CAPITAL PAULISTA

MERCADO DE ALUGUEL TEM ONDA DE RETOMADA DE IMÓVEIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.