20/04/2011

Aluguel na conta do empregador

Fonte: Jornal Extra

Projeto de lei que prevê pagamento da locação com desconto em folha deve ser aprovado este ano

(Foto: Divulgação)
Locação será descontada na folha de pagamento do trabalhador (Foto: Divulgação)

O ano começou muito bem para quem está pensando em alugar um imóvel. Após o anúncio do lançamento do Cartão Aluguel, da Caixa Econômica Federal, a boa nova é o Projeto de Lei 462/2011, que permite descontar o valor da locação na folha de pagamento do trabalhador.

De acordo com o dono da Imobiliária Ato, André Júnior, a proposta vem tirar ainda mais o peso do fiador nos contratos de aluguel de imóveis:

“Não é todo mundo que tem um fiador e, por isso, muitos acabam tendo que pagar para garantir o aluguel. Se o projeto for aprovado, o inquilino não terá custos, e o proprietário ficará mais seguro, já que o pagamento será feito pelo empregador.”

Para obter o benefício, bastará o inquilino comunicar ao empregador que o aluguel deverá ser descontado de sua folha de pagamento. O compromisso de pagar a mensalidade ficaria a cargo da empresa.

“Caso o inquilino seja demitido ou peça demissão, terá um prazo de 30 dias para apresentar alguma garantia para a locação. Se não o fizer, o proprietário pode optar pelo despejo num prazo de 15 dias”, afirma André Júnior.

A proposta, do deputado federal Julio Lopes (PP-RJ), está sendo bem aceita no mercado.

“A aprovação deve acontecer ainda este ano e vai trazer mais segurança ao proprietário, além de atrair investidores”, diz Leonardo Schneider, vice-presidente do Secovi Rio.

LEIA MAIS:

Novo imóvel está a 5 km do comprador

SP: preço de apartamento sobe 2,4%

13 Comentários

  1. Um absurdo! Um compromisso que deve ser do empregado passa a ser mais uma obrigaçao para as empresas. Na administracao/organizacao das empresas existem os processos burocraticas que custam ao empregador. Trata-se de mais um pgto a ser administrado, a ser feito, a ser lancado no sistema, a ser grampeado, carimbado, arquivado. Somente quem participa dos tramites burocraticos tem, de fato,uma nocao de que isso gera custo, pq todo trabalho tem um custo e muitas vezes alto, princialmente quando ele falha.

  2. Gostaria muito que a ideia desse deputado fosse realmente apresentada formalmente na camara dos deputados, e fosse aprovada, pois seria um enorme beneficio para todos os cidadãos que ainda não podem comprar um imovel. Eu por exemplo não tive fiador, mais tive que fazer um depoisito referente a 3 meses de aluguel, o que foi bem complicado pra mim na epoca.

  3. Acho uma ideia muito inteligente,este progeto de pagar o aluguel dessa forma,porem sou vitima do descaso, ninquem quis ser meu fiador, porisso hoje estou morando de favor na casa de outros espero que este projeto seja um suscesso.

  4. Acho que não dará certo, essa Lei de despejo em quinze dias não funciona, pois tenho um imóvel que o enquelino deixou de pagar, coloquei na justiça para recebimento e despejo, e ai… ja se passou um ano, até hoje não foi julgado, imaginem se um juiz colocaria um desempregado na rua com uma ação de despejo.SERÁ MESMO QUE DARIA CERTO…

  5. Tamanha cobrança por fiador só existe por conta da morosidade no processo de despejo. Todo locador fica com medo, porque em caso de inadimplência, fica meses sem receber.A nova regra é bem vinda, pois evita também os atrasos nos pagamentos. E principalmente porque dá ao locador a possibilidade de fazer o despejo em 15 dias. Simplifica todo o processo, incentivando os proprietários de imóveis a disponibilizá-los para locação.

  6. Acho ótima a ideia desse deputado, tomara que não fique só nopapel e que seja aprovada com urgencia, pois o povo brasileiro de baixa renda fica sem opção na hora de alugar um imovel pois ninguem quer ser fiador.

  7. Eu vejo que o contéudo desta lei está incompleto, o que quer dizer aprensentar uma garantia em caso de desemprego? A pessoa fica desempregada e tem 15 dias para se virar é isso e mesmo se virando tem que apresentar garantia!!!O Brasil está acostumado a criar projetos de lei que nunca funcionam esse vai ser só mais uma!!

  8. Impressionante como o Brasil cria leis inúteis,pois se o cidadão ficar desempregado terá 15 dias para o quê mesmo??Ah!!Para ir para a rua ao invés de dar oportunidade de um prazo ou se tiver como pagar o aluguel com outra renda!Enfim,só beneficia o proprietário!!…

  9. Eu ainda não tive a oportunidade de ler o projeto na íntegra, mas apenas uma observação: pelo que diz a notícia o desconto em folha não me parece uma garantia, e sim uma conveniência, para ambos e que evita a inadimplência dos valores cobrados à título de aluguel durante o período de vigência do contrato de trabalho. A notícia diz que, ocorrendo a demissão o locatário poderá ser despejado. Neste caso, havendo aplicação de multa contratual ou necessidade de reparação de danos causados ao imóvel, qual será o papel do empregador?

  10. muito bom esta lei que estar pra ser aprovada, como eu mesma sou de sertaõzinho sp tenhor casa propia e gostaria de mudar pra piracicaba mas o que estar me ipedindo de mudar e quer as casa pra alugar na imobiliaria pedem 2 fiadores porque não morro na cidade e nem deichando minha casa como garantia não consigo; por isto vai ficar melhor pra muitas pessoas.

  11. existem propietários de muitos imóveis alugados que não declaram está renda.Com esta opção vão ter que declarar o IR. Mas os que recebem um pequeno aluguel como complemento de renda, vão se livrar dos inquilinos caloteiros e cair na boca do leão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.