23/05/2013

Aluguel novo sobe quase 8% em São Paulo

Já em relação ao mês de março, os aluguéis cobrados na cidade de São Paulo aumentaram 1%, em média, o maior crescimento visto em 2013

Fonte: ZAP Imóveis

Com as ofertas cada vez menores em relação à procura, o aluguel em São Paulo voltou a registrar aumento em abril deste ano.

Aluguel novo sobe quase 8% em São Paulo
Com um período médio de 13 a 30 dias, as casas e os sobrados foram locados mais rapidamente do que os apartamentos em abril (Fotos: Banco de Imagens / Think Stock)

De acordo com pesquisa efetuada pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação), divulgada nesta quinta-feira, os contratos de locação residencial firmados no quarto mês de 2013 na Capital apresentaram valores 7,96% superiores ao registrado no acumulado dos últimos 12 meses (maio de 2012 a abril de 2013).

A alta é maior que os 6,49% da inflação oficial do período (medida pelo IPCA) e que a variação do IGP-M, da Fundação Getúlio Vargas, de 7,30%.

“De todo modo, ao contrário de um ano atrás, quando a variação do aluguel era muito superior ao IGP-M, agora os dois indicadores caminham bem próximos e a nossa expectativa é de que continuem assim nos próximos meses”, diz Walter Cardoso, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do sindicato, via nota.

Já em relação ao mês de março, os aluguéis cobrados na cidade de São Paulo aumentaram 1%, em média, o maior crescimento visto em 2013.

Ainda segundo o levantamento, os imóveis que tiveram as maiores altas em abril foram as unidades de um dormitório, que registraram elevações no aluguel da ordem de 1,5%. Já o aluguel das residências de dois quartos subiram 0,9%, enquanto as unidades de três dormitórios, 0,5%.

No período analisado, o fiador foi a garantia mais utilizada, respondendo por 47% dos contratos de locação, acima do depósito de até três aluguéis, mecanismo presente em 32,5% dos imóveis locados.

Já as casas e os sobrados foram locados mais rapidamente do que os apartamentos em abril. Enquanto o primeiro tipo de moradia foi escoado em um período médio de 13 a 30 dias, os apartamentos tiveram uma velocidade de locação entre 18 e 37 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.