20/10/2009

Aluguel residencial está 35% mais caro no Rio, diz Secovi

Fonte: Jornal Extra

Procura maior do que oferta aquece mercado de locações. Alta chega a 70% nos bairros

Encontrar um bom imóvel para alugar não requer apenas paciência atualmente. É preciso também estar com o bolso preparado. Por conta da procura maior do que a oferta. as unidades para locarão no Rio estão 35% mais caras do que em 2008, em média, segundo o Sindicato de Habitação do Rio (Secovi Rio).

Uma pesquisa feita a pedido do Extra mostra que a alta chega a 70% nos bairros. Leonardo Schneider, um dos vice presidentes do Secovi, diz que o aquecimento do mercado é conseqüência do momento estável da economia:

“A estabilidade faz com que os consumidores tenham mais condições de planejar os gastos. Com isso, mais gente resolve sair de casa, morar sozinho, casar, mudar de bairro, melhorar o imóvel. A procura aumenta, a oferta de imóveis nao dá conta, e ocorre a valorização.”

RENOVAÇÃO MAIS BARATA – Se a locação está cara para quem vai alugar um novo imóvel, para quem está renovando o contrato o índice tem estado negativo. Desde julho, o acumuladodo do índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) tem apresentado taxas negativas. Também vice-presidente do Secovi, Manuel Maia diz que a valorização do mercado de locação não interfere no aumento do índice estabelecido no contrato, a ser respeitado.

“Se o percentual é negativo, o aluguel deve baixar. O que pode ocorrer é uma negociação entre as duas partes.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.