17/08/2009

Aluguel volta a ficar atrativo

Fonte: Jornal Extra
(Foto: Divulgação)
Antes, a rentabilidade média do aluguel de um imóvel não ultrapassava 0,5% ao mês (Foto: Divulgação)

Com os juros mais baixos – a taxa básica (Selic) está em 8,75% ao ano, a menor da história -, o aluguel se tornou um investimento bastante atrativo. Se de um lado, os fundos vêm perdendo rentabilidade, de outro, o investidor que compra um imóvel para alugar tem embolsado um rendimento entre 8% e 12% ao ano, segundo o presidente de locação do Secovi-SP, José Roberto Federighi.

“Antes, a rentabilidade média do aluguel de um imóvel não ultrapassava 0,5% ao mês, e qualquer aplicação financeira, por mais trivial que fosse, era mais rentável. Agora, casas e apartamentos oferecem uma rentabilidade de até 1% ao mês”, disse Federighi.

O advogado Luiz Guilherme Natalizi, especializado em direito imobiliário, afirma que é preciso, entretanto, estar atento ao preço do imóvel:

“As aplicações em renda fixa têm tido um retorno financeiro baixíssimo. A compra de imóveis para aluguel passa a ter um grande atrativo, mas o comprador deve estar atento ao preço da unidade porque isso determina o retorno financeiro.”

SEMINÁRIO – O aluguel como investimento será tema de evento gratuito do Secovi Rio, na próxima sexta-feira, quando será comemorado o Dia da Habitação. O seminário será no auditório da Fecomércio-RJ, no Flamengo, e terá palestras de especialistas que orientarão quem planeja aplicar recursos no mercado de locação.

No encontro estarão em debate, por exemplo, as diferentes modalidades de garantias locativas, como seguro-fiança e títulos de capitalização, e serão apresentados estatísticas e comparativos dos bairros de maior rentabilidade na cidade. Inscrições pelo telefone (21) 2272-8000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.