22/02/2016

Economize: Amaciante possui inúmeras funções na hora da limpeza

Produto vai além do uso corriqueiro para amaciar roupas e pode ser útil em outros afazeres domésticos

Fonte: ZAP em Casa

Se você acha que o amaciante serve única a exclusivamente para amaciar as roupas e deixá-las cheirosas, está na hora de descobrir que o produto tem muitas outras funções e pode ser um grande aliado nos afazeres domésticos.

+ Dicas para combater o mosquito que transmite: a Dengue, Zika vírus e Chikungunya

+ Dicas para usar espelhos na decoração

Outros objetos e ambientes da casa podem se beneficiar das múltiplas utilidades do amaciante, que vão muito além do convencional.O conhecimento de outras funções, além do uso corriqueiro para perfumar e amaciar tecidos pode gerar economia para o bolso, já que é possível usar o mesmo produto para diversas funcionalidades.

amaciante
O amaciante pode ser utilizado em diversos ambientes da casa e para inúmeras funções. (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Além de amaciar, uma outra função do amaciante em relação às roupas talvez já seja mais conhecida. “É possível diluir o produto em água e álcool para borrifar na roupa na hora de passar”, explica a arquiteta Raquel Meneses do escritório Opus Arquitetura e Urbanismo. Ela ressalta que essa mesma mistura também tem outra funcionalidade. “Ela pode ser usada para limpar os vidros da casa”, acrescenta. Basta borrifar a mistura no vidro e passar um pano macio, seco e que não solte fiapos. Desta forma, os vidros ficam brilhosos e livres do pó.

O tapete também pode se beneficiar do produto. “O amaciante pode ser usado para deixar o tapete com cara de novo. Após lavá-lo, é só diluir um quarto da tampa em um litro de água, borrifar no tapete, massagear as fibras e deixar secar”, explica Raquel.

amaciante_roupa
Uma das dicas é utilizar na hora de passar a roupa. É possível diluir o produto em água e ácool e borrifar na peça antes de passar. (Foto: Reprodçãi/Shutterstock)

Os móveis também podem levar vantagem com o uso do amaciante. “Ele pode servir como lustra-móveis. Além de tirar manchas de óleo dos objetos de madeira, ele dificulta a fixação de poeira nos móveis”, ressalta a arquiteta. A explicação é que o amaciante cria uma película que deixa o pó longe por dias.

Faça proveito do cheirinho gostoso do amaciante. Misture o produto com água e passe no chão e nas postas. O aroma vai durar por um bom tempo graças ao fixador de cheiro do produto. Outra ideia é colocar a mistura do amaciante com álcool num borrifador e borrifar nas cortinas e na colcha no quarto uma hora antes de dormir para deixar o cheirinho gostoso e o ambiente aconchegante.

Nem mesmo o banheiro escapa das funções nada corriqueiras do amaciante. “Uma última dica é usá-lo diluído em água para uma limpeza cotidiana dos azulejos do banheiro. Além de tirar a sujeira, ajuda a manter o ambiente perfumado por algumas horas”, conclui Raquel.

 

+ Conheça 10 truques que facilitam a limpeza da casa

+ Cortinas, sofás e tapetes necessitam de limpeza duas vezes por ano

+ Veja 13 dicas para usar a pasta de dente na limpeza

+ Espante e elimine as baratas sem usar veneno

+ Deixe sua casa cheirosa com aromatizantes. Saiba como fazer

+ Confira 15 dicas práticas para organizar a lavanderia

+ 10 dicas para decorar e organizar lavanderia

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

6 Comentários

  1. Olá, Maria! Ficamos muito felizes com esse comentário! 🙂 Fique à vontade para comentar, compartilhar e dar sugestões sobre o nosso conteúdo. Abraços!

  2. Olá, Valéria! Obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  3. Amei as dicas
    Eu coloco em uma vasilha água e um pouco de amaciante…molho o pano nesta mistura torço e passo no box do banheiro sai toda as manchas depois passa um seco só pra da um bilho nossa é ótimo passo também nos vidros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.