A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) lançou nesta quinta-feira, dia 14 de fevereiro de 2013, a cartilha Use a Energia com Inteligência, com o objetivo evitar que a redução de até 32% na conta de luz incentive as pessoas a aumentarem o consumo de energia elétrica. Para o diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner, é importante que o brasileiro aproveite a oportunidade para fazer com que essa economia no custo da energia seja ainda maior. Basta que o consumo também seja reduzido, sugere Hübner.
Não é por que a energia estaá mais barata que os consumidores devem deixar de se preocupar em economizar. Uma coisa boa pode ficar ainda melhor, disse ele à Agência Brasil. A redução nas tarifas está em vigor desde 24 de janeiro, mas só a partir do próximo dia 24 após se completar o primeiro ciclo de cobrança com as novas tarifas é que o desconto será repassado integralmente à conta de luz. Até então, o benefício é apenas proporcional aos dias contabilizados com os novos valores.
Os consumidores residenciais serão beneficiados com uma redução de 18% na tarifa. Para a indústria, o comércio, a agricultura e o setor de serviços, a redução chegará a até 32%.
Na opinião do diretor da Aneel, a possibilidade de a diminuição do custo da energia implicar aumento do consumo não vai contra o discurso de sustentabilidade do governo federal. Isso não é verdade porque o custo da tarifa é muito elevado no Brasil, disse Hübnser, ao defender os efeitos dessa redução para o custo Brasil.
Leia mais
>> Aneel divulga tarifa de energia residencial com desconto