É preciso reservar uma parte do orçamento para os gastos com reforma e decoração. Profissionais estimam que essa despesa possa representar até 20% do valor do imóvel.

Antes de fechar o serviço com um especialista, peça indicações aos amigos. Além de conhecer o trabalho do profissional, você terá mais confiança ao ter que deixá-lo sozinho no imóvel.
Prefira realizar a reforma com o imóvel vazio. Isso pode diminuir o tempo da obra e dá maior mobilidade para deixar as chaves com os prestadores de serviço.
Atenção para os prazos, que geralmente são apenas uma previsão de quando os serviços serão finalizados, mas quase nunca são cumpridos.
Planeje, orce e pechinche o máximo que puder e sua paciência permitir. Isso é importantíssimo, pois as diferenças de valores são muito mais significativos do que você pode imaginar.
Divida a reforma em etapas e estabeleça uma ordem de urgência para o cumprimento de cada uma delas, principalmente se você depende das mesmas para se mudar.
Fique atento aos desperdícios. Restos de material podem ser transformados ou mesmo vendidos em leilões on-lines, como o do ZAP Leilões, por exemplo.
Deixe a escolha dos móveis por último, pois eles podem dificultar a obra e até mesmo serem danificados por ela.