22/09/2011

Antes e depois: apartamento duplex de Copacabana ganha ares modernos e nova tipologia

Fonte: O Globo
Antes e depois: apartamento duplex de Copacabana ganha ares modernos e nova tipologia
Antes da reforma, sala não recebia muita claridade (Foto: Divulgação)

O apartamento duplex na Avenida Atlântica, Copacabana, recém-comprado tinha vista espetacular para o mar do Rio. Mas o proprietário não estava satisfeito com as divisões dos ambientes. Para resolver o problema, a equipe de arquitetos da InTown derrubou as paredes do imóvel e ergueu ali uma nova morada. O que era quarto virou ambiente de jantar, o que era varanda, virou piscina e por aí vai. Tudo isso sem mexer na parte estrutural da casa.

No primeiro andar, havia uma sala, dois dormitórios, uma cozinha. O excesso de paredes naquele pavimento tornava os ambientes mais escuros. Para dar maior claridade e sensação de amplitude ao apê, o arquiteto Yuri Pereira conta que foi preciso derrubar um dos quartos para dar espaço à mesa de jantar, na sala. A cozinha também não sobreviveu ao quebra-quebra e foi integrada ao ambiente de estar, transformando-se num espaço moderno e prático, no estilo “cozinha americana”.

“O cliente queria valorizar a vista e ter um imóvel de fácil manutenção, pois seu maior desejo era alugá-lo. Por isso, também optamos por essa integração máxima de ambientes, além de uso de materiais que pudessem facilitar a limpeza”, explica Yuri.

No piso, por exemplo, foi usado tecnocimento branco, material que não costuma dar dores de cabeça, principalmente para quem tem mania por limpeza.

O banheiro retrô, de azulejos, vaso, bidê e banheira na cor rosa, foi transformado num espaço clean, com paredes pintadas de branco, e chuveiro com porta de blindex.

Antes de falar do segundo andar da casa, que tal dar uma paradinha básica na escada? No projeto original, o ambiente era todo “enclausurado”, como diz Yuri. As paredes que tornavam aquele espaço praticamente intransitável por um claustrofóbico foram demolidas e em seu lugar foram colocadas paredes de vidro. No teto, uma claraboia, para dar mais luz ao ambiente térreo.

Chegamos, então, ao segundo andar, onde fica a parte de lazer da casa, além de dormitórios. Na varanda, foi construída uma piscina e retirado o canteiro. Já a sala foi transformada num aconchegante home theater, completando a cena de lazer e descanso.

Antes e depois: apartamento duplex de Copacabana ganha ares modernos e nova tipologia
arquitetos derrubam as paredes de um quarto para ampliar o ambiente e optaram por materiais em cores claras (Foto: Divulgação)

Depois de todo esse passeio, o bom mesmo seria deitar na cama do quarto totalmente repaginado, em que os armários e os sofás foram trocados por estruturas sóbrias, em sintonia com o ar clean do novo projeto do apartamento. A finalização ficou por conta dos móveis, brancos, de laca e linhas retas, que contribuíram para a criação de uma decoração moderna e sofisticada. E tudo isso, com vista – depois da reforma – ampla para o oceano.

LEIA MAIS:

Vendas em residências garantem compras boas, divertidas e baratas

Famílias gastam até 20% do valor do imóvel para mobilizar a casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.