28/04/2006

Antigas portas de madeira podem ser transformadas de maneira fácil e rápida

Fonte: Editoria Zap

Confira algumas das maneiras de resagtar a beleza de portas, janelas, móveis e objetos de madeira desgastados pela ação do tempo de maneira fácil e rápida

Existem diversas maneiras de resgatar a beleza de portas, janelas e móveis de madeira, desgastados pela ação do tempo, deixando de ser uma tarefa complicada e de alto custo para o consumidor. Devido ao mercado de tintas que oferece produtos de fácil e rápida aplicação que devolvem à madeira o aspecto nobre, com a vantagem de garantir proteção contra as constantes mudanças de clima.

Zap o especialista em imóveis

Com estes propósitos, a Suvinil, desenvolveu dois produtos, o Suvinil Verniz Tingidor, indicado para madeiras mais antigas e desbotadas e o Suvinil Verniz Filtro Solar para madeiras que ficam constantemente expostas as ações climáticas. Já para madeiras mais antigas e desbotadas, o indicado é o Suvinil Verniz Tingidor. O produto é oferecido nas cores mogno e imbuia (um tom a mais do mogno) que tinge a madeira e recupera a aparência de novo do móvel.

E uma outra técnica muito usada hoje, para recuperar objetos de madeira é a pátina, que teve origem em Provença, na França. Na segunda Guerra Mundial, as mensagens eram escritas numa tábua onde se passava uma tinta por cima e só quando chegava ao destinatário ele próprio lixava a tinta e lia a mensagem que estava escrita. Coincidentemente da mesma forma que é executada a técnica de pátina hoje.

Para que você possa desenvolver a técnica sozinho(a) o consultor da Solventex Tintas, José Alves Cintrão, ensina uma maneira rápida e fácil de se fazer esta transformação:

Madeira:Deve estar isenta de gordura, óleo e pó.

Primeiro Passo: Lixar a madeira.

Segundo Passo: Aplicar o fundo Surfatex branco ou cinza no sentido do veio da madeira, com duas demãos diluídas a 15% com Tex Raz.

Terceiro Passo: Esperar secar e lixar levemente com lixa para madeira nº180, deixando uniforme.

Quarto Passo: Aplicar acabamento, esmaltes sintético na cor de sua preferência, brilhante ou acetinado, utilizando a trincha especial para pátina, também acompanhando o sentido do veio da madeira.
Obs: O acabamento deve ser diluído no máximo 15% com Tex Raz.

Quinto Passo: Esperar a secagem do produto. Está pronto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.