10/02/2007

Aparelho tipo split é mais discreto

Fonte: Jornal da Tarde

Um dos maiores temores de quem compra um ar-condicionado é o tamanho da reforma que precisará ser feita para adequar à casa ao novo aparelho. Os vendedores afirmam que a instalação é rápida e menos agressiva quando é adotado o sistema split, já que é possível disfarçar as ligações com o uso de sancas e rebaixamento do teto com gesso.

“Não é necessário mais do que um furo na parede para a passagem da tubulação de cobre que liga as duas partes do aparelho, a evaporadora e a condensadora. A primeira fica para o lado de dentro, e a segunda, mais ruidosa, deve ser instalada em um local bem ventilado. Geralmente, ela é colocada na varanda dos apartamentos”, comenta o engenheiro Eulógio Ramaciotti.

No meio do caminho entre as duas partes, fica o sistema responsável pela troca de ar. “Se a casa ainda está sendo construída ou passa por uma reforma completa, os tubos podem ser planejados para ficar dentro das paredes mesmo. É mais fácil fazer essa adaptação com a obra em andamento”, explica.

“Mas se o imóvel não foi preparado desde o início, a instalação do split pode ficar um pouco mais complicada. Nesse caso, o mais usado é passar a tubulação pelo teto e, depois, cobri-la com sancas de gesso ou fazer um rebaixamento. O acabamento fica bom e os dutos, escondidos”, continua o especialista em refrigeração.

Praticidade

Os aparelhos de ar condicionado split. embora mais caros do que os tradicionais de janela, também levam vantagem por causa da possibilidade de instalá-lo em mais de um ambiente do mesmo imóvel simultaneamente.

“Existem aparelhos que podem ser colocados em três locais diferentes. Um na sala, outro no quarto dos filhos e mais um na suíte, com capacidades individuais. Todas as evaporadoras são ligadas na mesma condensadora e a saída dos tubos é feita pelo mesmo buraco”, diz Wagner Potomati, consultor técnico da loja especializada Air Pol.

De acordo com Potomati, já existem modelos de fabricantes japoneses que, além de refrigerar, também são capazes de promover a troca de ar entre o ambiente externo e interno.

 

Leia também

Na instalação, cada casa é um caso

Selo do Procel avaliza a eficiência dos aparelhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.