
Viver na Capital exige segurança. É por esse motivo que a maioria das famílias opta por viver em apartamentos. O espaço mais restrito, entretanto, não é motivo para dispensar as opções de lazer que se quer ter em casa.
Foi pensando nisso, que a arquiteta Mariana Cecchini planejou a área externa de um apartamento cobertura no bairro de Santana, Zona Norte da Capital.
O imóvel já possuía uma sala de televisão que também servia como sala de jogos e era toda envidraçada com vista para o terraço externo. Mas a família queria otimizar o espaço para aproveitá-lo melhor.
Nesse ambiente a arquiteta incluiu uma piscina, churrasqueira, uma área de descanso e diversos elementos paisagísticos para tornar o local mais aconchegante.
Mariana também apostou bastante na iluminação, sempre colocada em meio à vegetação para privilegiar a cor e a sombra que as plantas projetam nas paredes. “Isso cria um ambiente bem mais acolhedor”, garante.
A parte onde fica a churrasqueira já tinha uma cobertura em cimento. Mas ainda não chegava perto do efeito que a arquiteta gostaria de obter. Foi então que Mariana optou por forrar a cobertura com gesso e prolongar com vidro. Assim, aqueles dias chuvosos que obrigam todo mundo a ficar dentro de casa já não são motivos para que a família deixe de aproveitar sua área particular de lazer.
Pequenos nichos também foram remodelados pela arquiteta. Como o espaço ao lado da escada. A solução encontrada foi criar ali uma pequena queda d’água e incluir bastante vegetação. “Além de maior integração com a natureza, o elemento água traz tranqüilidade e uma sensação de bem-estar”, conta Mariana.
Foi assim que, partindo de um terraço vazio, a arquiteta projetou um espaço exclusivo de relaxamento e diversão para a família. Mas, ela dá dicas para quem não dispõe de uma área tão grande. “Embora fique mais restrito ao paisagismo, sempre é possível conseguir mais amplitude e aconchego a qualquer apartamento.”