13/02/2012

Após reformas, sambódromo do Rio é inaugurado obedecendo ao projeto de Niemeyer

Após reformas, sambódromo do Rio é inaugurado obedecendo ao projeto de Niemeyer

Fonte: Revista do ZAP

O projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer previa o equilíbrio entre os dois lados da Sapucaí, com o efeito semelhante ao de um espelho

A menos de uma semana da abertura dos desfiles das escolas de samba do Carnaval 2012, o Sambódromo do Rio de Janeiro foi inaugurado no último domingo, 12 de fevereiro , depois de nove meses de obra. Com a reforma, o sambódromo vai obedecer o traçado projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer há quase 30 anos.

Divulgação

Oscar Niemeyer passeia pelo sambódromo


O projeto original previa o equilíbrio entre os dois lados da Sapucaí, com o efeito semelhante ao de um espelho. O investimento para colocar a proposta em prática custou R$ 5 milhões aos cofres da prefeitura do Rio de Janeiro. Mais R$ 30 milhões, financiados por um grupo fabricante de cerveja, foram usados na reconstrução do antigo Setor 2 e na instalação de novos módulos e arquibancadas.

Divulgação

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, discursa

No dia da inauguração ainda era possível ver alguns operários trabalhando em pequenos detalhes como pinturas dos novos camarotes. “Ainda faltam ajustes finais”, disse o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Divulgação

A Nova Passarela do Samba ganhou 12,5 mil lugares passando a ter capacidade de receber 72,5 mil pessoas, considerando o outro lado de arquibancadas e módulos mantidos desde 1984, quando o sambódromo foi construído.

O espaço também recebeu elevadores nas quatro novas arquibancadas do setor par que vão atender pessoas com necessidades especiais. O sistema de sonorização está funcionando dos dois lados da passarela.

“Parte dos camarotes ainda tem que ser concluída. Tem muita coisa para fazer, mas a obra está pronta, tanto que ela vai ser utilizada hoje na sua plenitude com conforto, sem problema nenhum”, acrescentou Paes.

A inauguração foi marcada por uma corrida de rua, a Corre Aí na Sapucaí, que reuniu mais de mil atletas. Muitos, embalados pelo clima do Carnaval, correram fantasiados.

O Sambódromo vai também abrigar as provas de tiro com arco e a maratona dos Jogos Olímpicos de 2016. O espaço é o primeiro equipamento de provas da competição mundial a ser entregue com mais de quatro anos de antecedência.


Leia mais:
>> Carnaval: ainda há imóveis para alugar nas praias do RS e SC
>> Decore sua casa e faça um baile de máscaras nesse Carnaval
>> Transforme sua casa para o Carnaval com uma decoração havaiana


Tags: destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.