18/05/2004

Aprenda a colocar papel de parede

Fonte: Editoria Zap

Paciência, capricho e precisão são os pré-requisitos para quem quer revestir por conta própria as paredes de casa. Siga as instruções e dê vida nova aos ambientes. Você, provavelmente, levará pelo menos 8 horas para realizar a tarefa. Se preferir, divida o trabalho em etapas.

Zap o especialista em imóveis Em superfícies de alvenaria com revestimento de argamassa ou paredes de gesso acartonado. Na reforma ou na construção de ambientes em que se deseja um acabamento diferenciado e reduzido tempo de execução. Amplamente utilizado na Europa, Estados Unidos e Japão, o papel de parede é um revestimento de fácil aplicação e que oferece durabilidade superior à pintura convencional, além de fácil limpeza e conservação. Detalhe importante: sua aplicação não requer um profissional especializado.

Paciência, capricho e precisão são os pré-requisitos para quem quer revestir por conta própria as paredes de uma casa. Na hora da aplicação é indispensável ter em mãos todos os materiais. Antes de comprar o papel, porém, saiba que cada rolo reveste 1,5 m linear de parede. Para revestir uma sala de 20m², por exemplo, você vai precisar de 13 rolos.

Lista de materiais
Zap o especialista em imóveis

Confira todos os itens necessários para a colocação de papel de parede:

• Cola neutra em pó para papel de parede
• 1 espátula de aço de 35 cm para marcar os vincos
• 1 espátula de aço de 12 cm para retirar o papel antigo
• 1 espátula de plástico média para “escovar” o papel
• lixas n° 100 para preparar a parede
• 1 balde grande para misturar a cola
• 1 estilete com lâmina afiada
• 1 tesoura de inox afiada
• 1 trena
• 1 prumo (ou amarre um objeto pesado na ponta de um barbante)
• 1 rolo padrão de lã de carneiro
• 1 pano limpo e úmido
• 2,5 m de plástico para proteção
• escada
• Lápis comum para marcar as medidas

A cola em pó pode ser encontrada em lojas de papel de parede. O restante do material está disponível em lojas especializadas de materiais de construção.

Preparando a parede

Se você vai substituir seu antigo papel de parede por um novo, deve seguir antes algumas regras. A parede deve estar limpa, seca, lisa, plana, e firme. A presença de pó ou sujeira reduz a aderência da cola.

Primeiramente use a espátula de aço de 12 cm para raspar o papel antigo, sempre de baixo para cima. Lixe a superfície para corrigir as imperfeições deixadas pelo revestimento anterior. Depois passe uma mão de tinta látex branca. Espere secar por 24 horas antes de iniciar a colocação. Se a sua parede, porém, estiver pintada e dentro das exigências citadas pule esta etapa.

Misturando a cola

Misture a cola e a água em temperatura ambiente em um balde até que o pó seja dissolvido completamente e a liga fique bem homogênea. A densidade da mistura varia de acordo com o peso do papel usado. Para cada 100 gramas de cola em pó use 6 litros de água para papéis leves e 4 litros de água para papéis pesados.

Veja o passo a passo da colocação

Acabamento e finalização

Depois de cortar todas as sobras de papel com o estilete, passe um pano úmido para tirar o excesso de cola e deixe que o papel seque por 24 horas. Durante a secagem evite o acúmulo de poeira e o contato manual.

Limpeza e manutenção

Uma vez a cada 20 dias, limpe seu papel com um pano macio, água e um pouco de sabão de coco.

Cada detalhe referente às etapas também não deve ser ignorado. Aquela idéia de que “depois se dá um jeito” não cabe numa aplicação de papel de parede. Então, preste muito atenção nas dicas que estão no passo a passo da aplicação. Por fim, confira os detalhes para dar o acabamento no trabalho e curta esse novo ambiente da sua casa. Um profissional experiente gasta cerca de 8 horas para realizar essa tarefa. Você, provavelmente, levará um pouco mais de tempo. Se preferir, divida o trabalho em etapas.

Consultoria: Wallpaper, Rua Cônego Eugênio Leite, 543, São Paulo, SP, telefone (11) 3062-2899.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.