25/10/2010

Aprenda a combinar o preto e o branco na decoração

Fonte: O Globo
Cadeiras com pinturas em preto e branco compõem a mesa no projeto de Ana Lucia Jucá
Cadeiras com pinturas em preto e branco compõem a mesa no projeto de Ana Lucia Jucá

O branco e o preto são cores básicas que nunca saem de moda. Elas estão sempre nas passarelas, nas fotografias e, como não poderia deixar de ser, na decoração. Nos ambientes residenciais e comerciais, essa dupla de tons vira protagonista, podendo criar um efeito clássico ou contemporâneo. Que tal aproveitar essa paleta de cores para quebrar a monotonia de algum cômodo da casa?

Antes de embarcar na decoração bicolor, é importante conhecer os efeitos de cada cor no ambiente. Enquanto o branco amplia o espaço e valoriza a iluminação, construindo uma atmosfera clean e minimalista, o preto ajuda a esconder imperfeições e a aquecer um cômodo. Também pode dar destaque a algum elemento, como um quadro ou estante com design diferenciado.

E como podem cores de efeitos contrários serem mescladas num mesmo espaço? De acordo com o arquiteto Maurício Nóbrega, esta combinação não é tão simples de ser trabalhada.

“O preto e o branco são cores que, quando combinadas num mesmo ambiente, chamam muita atenção. Por isso, é preciso ter cuidado ao usá-las para não deixar a decoração carregada. Mas os resultados são sensacionais e, quase sempre, bem elegantes. Num sala branca, por exemplo, o preto pode ser usado para cobrir toda uma parede e, assim, destacar algum objeto ou móvel, devido ao efeito de fundo infinito. A combinação também pode ser usada no revestimento do piso ou na seleção do mobiliário”, explica.

Em ambientes de uso exclusivo do preto e do branco, materiais de aparência neutra, como vidro, aço, prata e outros metais brilhantes são consideradas boas opções. Para dar um toque artístico a um cantinho da casa, uma dica é agrupar, numa mesinha ou numa parede, peças decorativas das duas tonalidades, de diferentes tamanhos e formatos.

“Costumo usar a combinação do branco com o preto em meus projetos pois acredito que a combinação imprime um ar sofisticado. Neles, podemos “brincar” com as estampas mais irreverentes e modernas, sem perder a seriedade. O branco e o preto usados de maneira harmônica tornam o espaço atemporal. Como são cores clássicas, conseguimos fugir de modismos”, declara Eliane Fiuza.

Se o objetivo for criar forte impacto com este tipo de decoração, uma dica é adicionar algumas peças decorativas numa terceira cor, viva, como, por exemplo, amarelo, verde, azul-turquesa ou rosa-choque. Se preferir tonalidades mais discretas, vale incorporar o lilás, o azul ou o rosa bebê. O que importa é usar e abusar da criatividade.

4 Comentários

  1. muito lindo o preto no branco; so q uma parede preta mesmo q a maior parte seja branca ,a meu visto nao fica bem, mas ,numa parede branca, fazendo uma parte italica, uma faixa aprosimadamente de 70 cm de acordo o tamanho da parede fica maravilhoso esse é o meu comentário ,e minha opiniâo. Se achou algo de interesse me fale ok?

  2. adorei achei diferente, estou procurando um modelo uma planta de cas com segundo anda. pequena mais aconchegante. mais eu gostei muito da dica das cores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.