25/10/2010

Aprenda a combinar o preto e o branco na decoração

Fonte: O Globo
Cadeiras com pinturas em preto e branco compõem a mesa no projeto de Ana Lucia Jucá
Cadeiras com pinturas em preto e branco compõem a mesa no projeto de Ana Lucia Jucá

O branco e o preto são cores básicas que nunca saem de moda. Elas estão sempre nas passarelas, nas fotografias e, como não poderia deixar de ser, na decoração. Nos ambientes residenciais e comerciais, essa dupla de tons vira protagonista, podendo criar um efeito clássico ou contemporâneo. Que tal aproveitar essa paleta de cores para quebrar a monotonia de algum cômodo da casa?

Antes de embarcar na decoração bicolor, é importante conhecer os efeitos de cada cor no ambiente. Enquanto o branco amplia o espaço e valoriza a iluminação, construindo uma atmosfera clean e minimalista, o preto ajuda a esconder imperfeições e a aquecer um cômodo. Também pode dar destaque a algum elemento, como um quadro ou estante com design diferenciado.

E como podem cores de efeitos contrários serem mescladas num mesmo espaço? De acordo com o arquiteto Maurício Nóbrega, esta combinação não é tão simples de ser trabalhada.

“O preto e o branco são cores que, quando combinadas num mesmo ambiente, chamam muita atenção. Por isso, é preciso ter cuidado ao usá-las para não deixar a decoração carregada. Mas os resultados são sensacionais e, quase sempre, bem elegantes. Num sala branca, por exemplo, o preto pode ser usado para cobrir toda uma parede e, assim, destacar algum objeto ou móvel, devido ao efeito de fundo infinito. A combinação também pode ser usada no revestimento do piso ou na seleção do mobiliário”, explica.

Em ambientes de uso exclusivo do preto e do branco, materiais de aparência neutra, como vidro, aço, prata e outros metais brilhantes são consideradas boas opções. Para dar um toque artístico a um cantinho da casa, uma dica é agrupar, numa mesinha ou numa parede, peças decorativas das duas tonalidades, de diferentes tamanhos e formatos.

“Costumo usar a combinação do branco com o preto em meus projetos pois acredito que a combinação imprime um ar sofisticado. Neles, podemos “brincar” com as estampas mais irreverentes e modernas, sem perder a seriedade. O branco e o preto usados de maneira harmônica tornam o espaço atemporal. Como são cores clássicas, conseguimos fugir de modismos”, declara Eliane Fiuza.

Se o objetivo for criar forte impacto com este tipo de decoração, uma dica é adicionar algumas peças decorativas numa terceira cor, viva, como, por exemplo, amarelo, verde, azul-turquesa ou rosa-choque. Se preferir tonalidades mais discretas, vale incorporar o lilás, o azul ou o rosa bebê. O que importa é usar e abusar da criatividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.