03/01/2016

Como fazer uma horta em casa em espaços pequenos, passo a passo

Plantação pode ser produzida em jardineiras ou até em vasos alternativos

Fonte: ZAP
Alface, alecrim, manjericão e tomate são alguns dos alimentos fáceis de se cultivar em casa (Fotos: Rafael Munhoz)
Alface, alecrim, manjericão e tomate são alguns dos alimentos fáceis de se cultivar em casa (Fotos: Rafael Munhoz)

Para montar uma horta caseira você precisa apenas de um espaço que receba sol pelo menos em um período do dia. Não é necessário ter um grande quintal para fazer uma plantação. Em uma pequena varanda já é possível cultivar alguns temperos, legumes e hortaliças dentro da própria casa.

+ Conheça 7 materiais e tecnologias sustentáveis para sua reforma

+ Saiba quais são as melhores plantas para a casa de um homem

Para fazer a horta é necessário ter uma jardineira, argila expandida, substrato vegetal (terra preta), manta de bidim, uma pá pequena e tesoura. Caso queira fazer algo ainda mais econômico, existem muitas opções, como uma garrafa pet, que pode ser utilizada no lugar da jardineira.

E o que pode ser plantado em casa? Existem duas opções, mudas ou sementes. A primeira permite a colheita mais rápida, enquanto a segunda demora pelo menos sete dias para passar pelo processo de germinação. Hortelã, alecrim, alface, manjericão, orégano e tomate são algumas das espécies que podem ser facilmente cultivadas.

Até uma mochila pode ser utilizada para produzir alimentos (Foto: Reprodução)
Até uma mochila pode ser utilizada para produzir alimentos (Foto: Reprodução)

Segundo o professor de paisagismo do Senac, Anselmo Augusto de Castro, para ter sucesso no cultivo da horta é importante regar pelo menos uma vez por dia. E, claro, sem se esquecer que a muda ou a semente necessitam de algumas horas de sol.

A horta caseira traz alguns benefícios, já que os alimentos produzidos em casa são mais saudáveis e livres de agrotóxico. Além de ter o prazer de cultivar alimentos na própria varanda ou no quintal, ter uma plantação gera um pouco de economia nos gastos mensais de supermercado.

Assista ao vídeo abaixo para saber, passo a passo, como montar uma horta caseira sem muito sacrifício e sem gastar muito dinheiro.

 

+ Aprenda a fazer uma horta criativa com pouco espaço

+ Lugares inusitados também podem abrigar sua horta

+ Confira dicas para fazer uma horta no apartamento

+ Bonsais podem levar harmonia para a decoração da casa

+ Conheça as plantas que podem melhorar o ar da casa

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

56 Comentários

  1. Adorei essa matéria. gostaria que me ensinasse a fazer uma horta em um pedaço de dois metros de largura e 3 de comprimento.

  2. Excelente site, gostaria de uma dica,gostaria que me mandasse o nome de árvores ideais para serem plantadas na minha calcada,essas árvores teram q ser resistentes ao clima e q de alguma forma sirvam alimentação aos passaros e q ao mesmo tempo na ofereçam alimentacao aos seres humanos !

  3. Adoro plantas, porém não consigo cultivá-las Ex hortelã , já pedi várias mudas e como plantar couve em jardineiras.

  4. Tenho várias hortas suspensas em canos de PVC com furos onde planto alface , almeirão, salsa cebolinha,e esses canos ficam suspensos no muro da minha casa ,minha horta é um sucesso, uso terra misturada com esterco de galinha, muitas vezes planto mudas outras vezes planto sementes e depois replanto.

  5. Gostaria de receber todas dicas de todas novidades e também culturas antigas de como cultivar hortas.

  6. Há 15 dias me mudei para uma casa nova, com ótimo quintal para fazer uma horta e um jardim. Gostaria muito de receber dicas sobre como fazer minha horta de verduras, temperos e ervas medicinais obrigada!!

  7. Eu planto temperos e ervas medicinais em galões de água pequeno.Encho de terra, faço furos em volta e planto.Estão lindos.

  8. Gosto muito de plantar, temperos,tomates,plantas medicinais, mas não entendo muito acabam,com pulgão ou cochunilhas, gostariade alguma dica,obrigado.

  9. A matéria é ótima, muito interessante e de aplicação em quase todas casas. Gostaria de plantar em minha calçada chorão mexicano.Favor me enviar mais informações a respeito, tais como: porte,como plantar,acompanhamento, adubo etc.

  10. Meu condominio e muito grande temos uma area com bastante epaco disponivel mas gostaria de saber onde devo fazer a horta ao lado da mina dagua ou existe alguma objecao.

  11. muito bom as orientações do Anselmo,estou pesquisando mais e gostaria de começar a plantar e fazer a minha horta caseira,vc estão de parabéns!

  12. Bom dia,Gostaria de saber o por que, em minha horta as chicórias crescem muito mais que os alfaces com o mesmo tempo de cultivo. Com 2 meses, tenho chicórias gigantes e alfaces pequenos, com poucas folhas ? e já experimentei todos os alfaces.

  13. Gostaria de receber informações de como cultivar hortaliças e legumes em pequenos espaços – no chão e em vasos. Agradecido.

  14. Olá, gostaria de orientações de como preparar a terra para plantio de hortaliças em floreira q será mantida suspensa. Tenho espaço em um pequeno quintal, nos fundos, da minha casa, mas o local é para circulação de meus cachorros. Por isto a ideia de plantar em uma floreira suspensa, que seria presa no muro onde bate sol pela manhã. Agradeço antecipadamente pela atenção. Enilza

  15. Olá! Adorei as dicas de horta em pequeno espaço. Também as dicas de como fazer o plantio corretamente, parabéns pela matéria.Neuzi

  16. amo verdururas, já tendei várias vezes, uma horta mais não consigo, elas morrem tudo, gostaria de saber como faço, pra ter sucesso, obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.