15/07/2014

Aprenda a cuidar do seu bicho de estimação no inverno

Período mais frio do ano pode afetar a saúde do animal. Prevenção começa dentro de casa

Fonte: ZAP Imóveis

Você sabia que, durante o inverno, até os animais de estimação podem ser vítimas de doenças respiratórias?  De acordo com Letícia Tortola, médica veterinária da Mogiana Alimentos – Guabi Pet, a traqueobronquite infecciosa canina, também conhecida como tosse dos canis, é um dos males que costuma ameaçar a saúde dos cachorros durante esse período do ano.

Cobertores, roupas e iglus ajudam garantir o conforto térmico dos bichos (Fotos: Shutterstock)

Saiba qual é o cachorro de estimação ideal para cada imóvel

Saiba como proteger seu bicho de estimação dos fogos de artifício

A boa notícia é que a prevenção começa dentro de casa. Além de manter a agenda de vacinas em dia e contar com o cuidado de um especialista, os donos podem zelar pela saúde de seus bichinhos com algumas atitudes simples, como evitar que o animal durma em contato direto com o piso frio e oferecer a ele mais conforto térmico.

A sugestão de Letícia para essa situação é colocar uma tábua de madeira forrada no cantinho preferido do bicho. E isso serve tanto para cães como para os gatos, que também podem sentir os efeitos do tempo frio.

De qualquer forma, vale acrescentar que a tosse dos canis deve ser tratada por um médico veterinário, pois pode levar à pneumonia. A melhor forma de evitar essa enfermidade é a vacinação.

Ao contrário dos gatos, alguns cães aceitam bem as roupas de frio, que ajudam a amenizar o desconforto no inverno

Outras doenças e cuidados – Cães que sofrem de problemas como artrose, hérnia de disco e calcificação na coluna costumam apresentar mais desconforto e dores durante o inverno. Por isso, assim como os humanos, eles precisam de alternativas que os mantenham aquecidos.

Para Letícia, o ideal é deixar os bichos em locais mais quentes e disponibilizar cobertores, roupas e iglus – para os bichos que circulam dentro do imóvel – e casinhas – para aqueles que vivem no quintal. Mesmo assim, se o pet apresentar dores, dificuldade de locomoção ou até mesmo para se levantar, a indicação é procurar um médico veterinário.

A especialista diz ainda que os banhos regulares devem ser evitados nesse período do ano. A recomendação dela é aumentar o intervalo entre a lavagem do cãozinho, escolhendo dias e horários mais quentes. A temperatura da água deve ser morna e os pelos precisam ser bem secados. Vale também manter a pelagem mais longa durante essa época.

Os cuidados com a alimentação também devem ser redobrados nessa estação, já que, para manter a temperatura corporal do pet, é necessário que sua taxa metabólica aumente para produzir calor adicional. Contudo, Letícia lembra que alguns tipos de comida da alimentação humana podem ser tóxicos e não são recomendados para o consumo dos cachorros, tais como o chocolate, alho e cebola.

Donos devem oferecer alimentação adequada e evitar produtos inadequados, como chocolate

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) aponta que os donos de pets gastam até R$ 860 por mês na manutenção de um bicho. No entanto, quando eles descuidam do animal, esse valor pode triplicar.

 

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

3 Comentários

  1. AS VZS POSSO ATE PASSAR POR DIFICULDADES FINANCEIRAS+ NAO DEIXO DE ESCOLHER A MELHOR RACAO PARA MEUS PETS NAO DESCUIDO DAS VACINAS DO REMEDIO PARA VERMINOSE E AINDA COMPRO VITAMINAS PARA ELES MANTENHO SEMPRE AGUA LIMPA,FRESCA EM TIGELA DE BARRO TDS TEM SUA VAZILHA DE COMIDA CADA UM TEM SUA CASINHA DE MADEIRA PARA DORMIR TDS FICAM PRESOS EM CORRENTES E COLEIRAS E ARAMES QUE ELES POSSAM CORRER BRINCO COM ELES NA PARTE DA MANHA E A NOITE RECOLHO DIARIAMENTE AS FEZES E PARA MIM SAO MEUS MELHORES COMPANHEIROS

  2. Faltou falar sobre os gatos.Eles também sentem muito frio,estão sempre colhidinhos ou quando tem outro ficam sempre juntinhos.Amo os peludos!temos dois ,Katito e Marisol!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.