20/11/2003

Aprenda a cultivar gérberas

Fonte: Editoria Zap

Em profusão de tons, essas flores tornam os espaços verdes ainda mais convidativos

Zap o especialista em imóveis Amarelas, laranjas, vermelhas, rosas, brancas… as gérberas apresentam cerca de 20 tonalidades diferentes, segundo o produtor Arno Boettcher. E, embora o auge da floração aconteça em agosto, as gérberas ficam floridas durante, praticamente, todo o ano.

No Brasil, a planta popularizou-se como flor de corte e é ainda pouco explorada nos jardins. Arno conta que para aclimatá-la no país trouxe, durante muitos anos, sementes de vários locais do mundo. Depois, selecionou as melhores e deixou a polinização a cargo de pássaros e insetos. Dessa forma, o produtor chegou a uma espécie ideal para jardins, que muito se aproxima da “original”, a Gerbera jamesonii, que é nativa da África do Sul.

A principal vantagem da gérbera produzida por Arno é, segundo ele, a facilidade de cultivo. “Por ser muito parecida com o exemplar nativo, ela vai bem até mesmo em solos pobres, já que se trata de uma planta silvestre”, explica. Além disso, a exuberância das cores torna a espécie uma boa opção para ser usada como bordadura ou forração.

Zap o especialista em imóveis O paisagista Raul Cânovas aponta pelo menos três motivos para se utilizar a gérbera como forração: a gama de cores e tonalidades, o fato de ser perene e o porte da planta. “Ela não chega a ultrapassar os 30 cm ou 40 cm”, justifica. Graças ao colorido das flores, também é possível criar um visual inusitado no jardim, como explica a paisagista Elza Niero. “Um mosaico pode ser conseguido combinando a espécie com pisos de cerâmica ou pastilhas de vidro. O resultado é um interessante jogo de cores.”

Seja em canteiros, como bordadura ou forração, uma coisa é certa quando se aposta nas gérberas: o jardim fica colorido praticamente durante as quatro estações do ano. De quebra, você ainda tem a opção de levá-las para dentro de casa. Para não desfalcar o jardim, aproveite a época de maior florescimento da espécie e corte as flores, utilizando-as em lindos arranjos florais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.