11/05/2016

Aprenda a eliminar as traças do seu armário

Medidas simples ajudam a evitar que os insetos danifiquem suas roupas

Fonte: ZAP em Casa

Poucas coisas são tão desagradáveis quanto tirar uma roupa do armário e perceber pequenos furinhos causados pela temida traça. Esses insetos vivem em ambientes escuros e úmidos, mas ao contrário do que se pensa, são as larvas que se alimentam de matéria orgânica, como restos de comida, livros encadernados e alguns tecidos, como valiosas peças de roupa.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

Inseticidas comuns não costumam ter efeito muito duradouro, por isso não são eficazes no combate às traças. Segundo a dedetizadora Insectbye, além dos procedimentos profissionais para eliminação das traças, há algumas dicas que podem manter esses insetos indesejados longe do seu guarda-roupa.

como_eliminar_traca
Alguns truques ajudam a manter as traças longe do armário (Foto: Reprodução/Decorandocasas.com)

Uma boa solução é usar bolinhas de naftalina ou cânfora penduradas junto aos cabides e nos cantos do guarda-roupa. Eles ajudam a retirar a umidade da madeira e previnem o aparecimento das traças.

Segundo a organizadora de ambientes Natália Castro, existem também fórmulas atóxicas que espantam esses “bichinhos” do armário. A lavanda é um repelente natural para a traça. Alguns sachês perfumados espalhados pelo guarda-roupa ajudarão a manter suas roupas livres dos furinhos. Folhas de alfazema, eucalipto e hortelã podem, juntos, ter o mesmo efeito. Basta aglometar as folhas em um saquinho de tecido fino e colocar no armário.

cabide_traca
Usar bolinhas de naftalina ou cânfora penduradas junto aos cabides e nos cantos do guarda-roupa ajuda a retirar a umidade da madeira e previnem o aparecimento das traças (Foto: Reprodução/Sachês Scent)

Pequenos pedaços de cedro também ajudam no combate aos insetos. A madeira atua como repelente às traças e pode ser colocada em lascas entre as roupas. Outra dica é usar ainda o óleo de cedro em recipientes. O cuidado só deve ser maior com óleo para que não encoste nas roupas, sob pena de manchá-las.

Até mesmo casca de laranja e limão podem ser usadas. Colocadas em saquinhos pequenos, ajudam a perfumar o armário e evitar as traças. Elas, no entanto, precisam ser trocadas a cada três dias, em média, pois podem apodrecer e trocar o agradável odor da fruta por outros nada bons.

traca_larva
As larvassão as verdadeiras responsáveis pelos furinhos que aparecem nas peças (Foto: Reprodução/Tudo Biologia)

Caso as traças já tenham aparecido no armário, retire as roupas e lave todas as que tiverem sido perfuradas pelas larvas. Limpe bem o ambiente por completo para retirar os ovos do inseto e impedir que eles retornem. Além disso, é bom abrir as portas do armário para iluminar o ambiente e deixar no sol roupas guardadas há muito tempo.

Vale também guardar as peças menos usadas em sacos plásticos, caixas ou mesmo guardá-las à vácuo, com sacos especiais para isso, que impedirão totalmente que os insetos danifiquem suas roupas.

 

+ Tudo no lugar: dicas para deixar os objetos organizados

+ Saiba como tirar mancha de ferro de passar roupa em casa

+ Truques e dicas de como tirar cheiros ruins de casa

+ Saiba como criar um spa caseiro para relaxar após um dia cansativo

+ Aprenda como tirar cheiro de cigarro da sua casa

+ Veja como tirar mancha da parede

+ Aprenda como remover manchas de ferrugem com receitas caseiras

+ Veja 10 utilidades diferentes para objetos que você nunca imaginou

+ Conheça 10 truques que facilitam a limpeza da casa

+ Organizar a mudança pode evitar maiores transtornos

+ 5 dicas para conservar a roupa de cama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.