28/05/2016

Aprenda a escolher o melhor piso para a varanda

Arquitetos dão dicas para quem não tem quintal em casa ou quer uma área para o animal de estimação

Fonte: ZAP Imóveis

A escolha do piso para áreas externas, como varanda, piscina, garagens e áreas de lazer, requer cuidados. Mesmo que esses espaços não sejam usados com frequência, aspectos como segurança, durabilidade, manutenção, conforto e estética precisam ser avaliados antes de qualquer decisão.

Piso cerâmico é um das melhores opções para a varanda (Foto: Shutterstock)

Saiba como limpar diferentes tipos de piso

Para uma escolha acertada, vale ficar atento a aspectos como tráfego intenso de carros ou pessoas, necessidade de drenagem da água da chuva ou grande incidência de sol no ambiente.

Na opinião da arquiteta Gisleide Oliveira, quem tem animal em casa deve levar em consideração a facilidade de manutenção e limpeza. Piso cerâmico e porcelanato entram como boas opções, assim como madeira de demolição, mas com a aplicação de sinteco de boa resistência para não riscar com as patas dos animais. O ideal é que seja um piso antiderrapante para evitar problemas, caso entre água na varanda em dias chuvosos, por exemplo.

Madeira antiga de reciclagem dá aspecto rústico e charmoso à varanda (Foto: Reprodução – Pinterest)

O arquiteto Augdan de Oliveira Leite descarta as imitações de pedras ou grama sintética para a varanda. “Não é algo que fica muito bonito. Não sou fã desse tipo de composição”, alerta.  Segundo ele, uma opção é colocar madeira antiga de reciclagem. Também é possível usar porcelanato rústico com deck de madeira de demolição para dar a aparência de rusticidade. O arquiteto comenta que há, inclusive, decks prontos normalmente de 60 cm x 60 cm.

Para a área de churrasqueira, se for o caso, ele recomenda o uso de piso cerâmico ou porcelanato. “Também não se deve colocar pedra porosa porque a manutenção é difícil. Pedras naturais também são inviáveis, mas o granito flamingo é uma boa opção, pois tem uma aparência rústica, mas também é de difícil manutenção”, afirma. Ele não recomenda o granito flamingo para a área de churrasqueira, pois a gordura fica impregnada.

 

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

6 Comentários

  1. Gosto muito das dicas de decoração etc.se possível gostaria de saber se existe algum tipo de piso que possa ser colocado sobre carpete? GRATA

  2. Boa noite, estou fazendo uma reforma em minha chácara, e estou com uma grande dúvida, minha casa é toda em porcelanato bege, não sei o que colocar na varanda que na frente terá um deck e piscina. Por favor me ajude.Grata.

  3. GOSTARIA QUE OS SENHORES BOA TARDE. SOLICITO INDICAÇÃO DE UM PISO QUE SIRVA PARA GARAGEM E TERREÇO FAZENDO UMA JUNÇÃO COM O INTERIOR DA CASA. QUAL SERIA A MELHOR INDICAÇÃO UM PISO ESCURO E DEPOIS UM PORCELANATO CLARO OU AMBOS CLAROS? POR FAVOR PEÇO UMA ORIENTAÇÃO PARA NÃO ERRAR.OBRIGADA POR SUA ATENÇÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.