30/01/2016

Aprenda a fazer uma armadilha ecológica para os mosquitos

Acabe com os mosquitos sem gastar muito e sem afetar o meio ambiente

Fonte: Revista do ZAP

Veja como combater os insetos sem usar produtos com componentes químicos na fórmula

Em tempos de epidemia de dengue, zika vírus e chikungunya, os mosquitos não dão trégua. Quase todos as fórmulas de produtos disponíveis no mercado para acabar com os insetos têm componentes químicos que prejudicam o meio ambiente. Veja como preparar uma armadilha e matar os mosquitos sem gastar com inseticidas e, o mais importante, de uma forma ecologicamente correta:

+ Conheça 9 plantas que atuam como repelentes naturais

+ Saiba como evitar insetos e ratos em casa

Com pouco investimento é possível montar uma armadilha caseira e acabar com o mosquitos (Foto: Shutterstock)
Com pouco investimento é possível montar uma armadilha caseira e acabar com o mosquitos (Foto: Shutterstock)

Ingredientes
– 200 ml de água quente
– 50 gramas de açúcar mascavo
– Um grama de levedura (fermento biológico de pão, encontra-se em qualquer mercado)
– Uma garrafa pet de 2 litros vazia
– Um anel do lacre da tampa da garrafa pet
– Meia folha de cartolina preta ou fita isolante preta ou um saco de lixo preto pequeno
– Tecido microtule (tamanho aproximado de 7cm x 7cm)

Passo a passo

1. Corte a garrafa pet ao meio e guarde a parte do gargalo.

2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixar esfriar. Quando a mistura estiver fria, despeje-a na metade de baixo da garrafa.

3. Acrescente a levedura sem misturar. Ela criará dióxido de carbono.

4. Use o anel do lacre da tampa da garrafa pet para prender o microtule na boca do funil.

5. Coloque a parte do gargalo da garrafa virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa.

6. Enrole a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e coloque em algum canto de sua casa.

Em duas semanas, você já deve notar a quantidade de mosquitos que morreu lá dentro da garrafa.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nunca deixe água parada em casa, colocando areia nos pratinhos dos vasos de flor, virando garrafas de cabeça para baixo e fechando a caixa d´água. Dessa maneira você evita a reprodução do mosquito da dengue. A armadilha serve para todos os tipos de mosquitos.

 

+ Saiba que cuidados tomar em casa para prevenir a dengue

+ Saiba quais são os aromas indicados para cada ambiente da casa

+ Confira dicas para fazer um jardim perfumado

+ Aprenda a criar e cultivar uma horta em casa em pequenos espaços. Veja o vídeo

+ Veja ideias para usar embalagens na decoração

+ Confira 51 dicas imperdíveis para decorar sua casa com pouco dinheiro 

+ Saiba quais são as tendências de cabeceira de cama

+ Confira seis ideias para reaproveitar uma sapateira antiga na decoração

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

48 Comentários

  1. Gostaria de saber o que está amarrado no gargalho da garrafa ? é algum plastico arramado, ou papel …. ? Não tem essa informação na descrição !!

  2. Mal explicado, onde entra a cartolina, saco ou fita isolante. E no desenho mostra um redinha na boca da garrafa que não foi mencionado. Matéria fraca.

  3. Falta algum passo nas instruções. Na imagem aparece algo preso no gargalo da garrafa, mas as instruções não mencionam nada a este respeito.

  4. Prezados,Ao passar uma receita, ou texto, principalmente no meio de acesso livre, atentar para a grafia correta:Grama pertence ao gênero masculino. Por isso, ao escrever (e pronunciar) essa unidade,seus múltiplos e submúltiplos, faça a concordância corretamente.Exemplos:dois quilogramas ; duzentos e cinquenta gramas ; quinhentos miligramasE não uma grama de levedura…..Abraços

  5. Voces que não prestaram atenção,não é” fita vermelha”,é o anel do lacre da tampa da garrafa pet.E voces que deixaram seus comentários sobre se é um grama ou uma grama,se querem saber mais que os outros,porque buscaram informações sobre armadilhas de mosquito.Aproveite e come a grama! Ipócritas! Não teem formação pedagógica para falar do assunto.E a humildade passou longe.

  6. Gente, o que está no gargalo, é um pedaço de microtule(aquele tecido usado em mosquiteiros) e é preso com aquele lacre(anel) que vem na garrafa pet e não precisa de papel nenhum, só fita isolante ao redor do encaixe e uma fita adesiva larga, para reforçar, entenderam?

  7. É só prestar a atenção, ta tudo bem explicadinho, no item 4 diz, use o anel do lacre para prender o MICROTULE no bico do funil.

  8. Gente o que está no gargalo da garrafa é o – Tecido microtule (tamanho aproximado de 7cm x 7cm) que está na descrição. Outra coisa que eu queria saber é se o açúcar mascavo pode ser substituído por rapadura raspada ou algo do tipo…

  9. Para quem não entendeu o que está no bico da garrafa:Microtule (é um tecido telado, mas vc. tb. pode usar tela de nilon bem fininha).”4. Use o anel do lacre da tampa da garrafa pet para prender o microtule na boca do funil.”

  10. Como o mosquito vai entrar e morrer na garrafa se tem um tuli na boca pra entrar? eu ja vi essa materia em outros sites mas sem o tuli na boca da garrafa, o que tem tuli tem que colocar agua ate em cima mas sem esses produtos na agua…não gostei da materia.

  11. Me explica como o mosquito vai entrar na garrafa se tem um tuli na boca da garrafa? ja vi alguma armadilhar em outros sites onde explica certinho que com o tuli nao tem esse produtos na água, e com o açúcar mascavo a boca da garrafa tem que ficar aberta…não gostei da materia..podia ter pesquisado melhor para colocar uma armadilha certinha, fiz em casa e deu certo…mas essa que vcs publicaram é sem logica.

  12. Me diverti muito com os comentários!Um grama ou uma grama … pensei… será que muda o peso???O que é aquilo na tampa da garrafa: é o Super-homem! Uau!!!Depois destas… armadilharei!Grato.

  13. Legal. Compreendo. Pensei que seria uma excelente armadilha brincar e rir um pouco! Tudo de bom! Agora, que era o Super-homem… era.Um sorriso!!!Um abraço.

  14. Para quem nao entendeu aquilo na ponta da garrafa, vá ao item 4 do passo a passo. A redinha é o microtule ou simplesmente tule( no gargalo da garrafa pet) e a (fitinha vermelha, kkkk) é o lacre da garrafa pet. Está bem explicado. E a cartolina preta, saco de lixo preto ou fita isolante é para encapar, digamos assim, a parte de baixo da garrafa. Enrola a cartolina ou saco preto em volta da parte de baixo e prende com a fita isolante. Essa armadilha serve para pegar pernilongo tb.

  15. InteressanteEspecialmente aqui em África onde as possibilidades de adquirir inseticidas é privilégio de alguns.

  16. O espertos, antes de acusar a matéria, pesquisem, aquela tela na boca da garrafa é o tecido microtule citado no texto

  17. Olá, Nickolas! Obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.