30/08/2016

Aprenda a fazer uma ‘decor’ Shabby Chic

Base branca, tons pastéis e neutros, madeira e metal desgastados e pintura em pátina são a alma desse estilo

Fonte: ZAP em Casa

Pense em uma decoração que mistura delicadeza, sofisticação e romantismo. Agora incorpore ao ambiente móveis rústicos desgastados com materiais mais nobres e refinados. Pronto, aí está o estilo Shabby Chic, que teve origem na Inglaterra em meados dos anos 1980. A palavra em inglês “Shabby” significa “gasto” e a inspiração surgiu da necessidade de se usar itens baratos para decorar as casas de campo em meio a crise econômica inglesa. “Essa decor se tornou popular mesmo em 1989, a partir da design Rachel Aswell, fundadora da marca ShabbyChic”, explica a arquiteta Aline Plácido, do escritório Up na Casa.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

As características marcantes do estilo são os móveis consumidos pelo tempo, os tons pastéis e a base sempre em branco. Os ornamentos também são muito presentes, como vasos em porcelana e estampas florais. E muito se assemelha ao estilo provençal, pois ambos tem um toque romântico e feminino. Segundo a profissional, a principal diferença entre eles, porém, são as cores. “No shabby o branco predomina, enquanto no provençal a madeira se faz bastante presente”, diz ela.

shabby_chic_home_decor
Por sem bastante aconchegante, é possível utilizar o estilo em qualquer cômodo da casa (Foto: Reprodução/Pinterest)

Por ser bastante aconchegante, é possível utilizar o estilo em qualquer cômodo da casa, mesmo nos menores espaços. O lavabo é um bom exemplo. A base branca cria uma atmosfera leve e por mais que o estilo peça adereços e peças decorativas ele nunca se torna cansativo.

O que pode no Shabby Chic

decoracao_shabby_chic
Itens com base branca, tons pastéis e neutros, madeira e metal desgastados e pintura em pátina são a alma do estilo (Foto: Reprodução/Pinterest)

Aline ensina que itens com base branca, tons pastéis e neutros, madeira e metal desgastados e pintura em pátina são a alma do estilo. Os adornos e as estampas florais, além do xadrez, devem aparecer sempre. Peças vintages misturadas com peça rústicas, molduras envelhecidas, arranjos florais e espelhos emoldurados também são muito bem-vindos. A dica é fugir das cores vibrantes, do preto, de objetos minimalistas ou com design muito contemporâneo.

shabby_chic_quarto
A decoração mistura delicadeza, sofisticação e romantismo (Foto: Reprodução/Pinterest)

Quando o assunto são estampas, as queridinhas desta decoração são as florais, xadrez e com listras. Tudo sempre em tons suaves. No quesito acessórios, os mais usados são as porcelanas, espelhos emoldurados, molduras desgastadas, almofadas estampadas, xales, objetos vintages, móveis em madeira rústica ou ferro com pintura em patina, metais envelhecidos ou com ferrugem, detalhes dourados, arranjos de flores, cortinas longas e delicadas, entre outros. “A ideia é mesmo criar uma atmosfera aconchegante, suave e ao mesmo tempo nostálgica. Todos esses elementos podem e devem aparecer juntos e quando bem empregados farão uma composição bem equilibrada e graciosa”, completa a arquiteta.

shabby_chic
A ideia é mesmo criar uma atmosfera aconchegante, suave e ao mesmo tempo nostálgica (Foto: Reprodução/Pinterest)

+ Arquiteto cria lounge com decoração vintage dentro de vagão de trem abandonado

+ Quarto de bebê pode ter móveis rústicos sem perder a delicadeza

+ 10 ideias de decoração para lavabo

+ Saiba como restaurar e transformar uma cadeira antiga

+ Em alta: veja como usar o grafismo na decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.